sábado, 1 de maio de 2010

01/05/2010 - 1ª Corrida do Trabalhador - Balneário Camboriú / SC

1ª Corrida do Trabalhador - Balneário Camboriú / SC 

A minha expectativa para essa corrida era grande. Ao contrário das outras corridas de Balneário Camboríu que foram realizadas em sua maioria nas praias, esta seria realizada nas ruas e com controle por chip. Mas no início da semana (terça-feira) ao tentar levantar um fardo de água senti uma forte dor na coluna. Pronto, pela intensidade da dor já pensei: agora vou ficar semanas de molho. No decorrer da semana a dor continuava intensa e mal me permitia abaixar para colocar os tênis.... que angústia. Tomava remédios, passava pomada, mas nada da dor passar. Fui tentar treinar na quinta-feira, mas nem consegui andar direito, quanto menos correr. Sexta-feira deu uma pequena melhorada e fiquei um pouco animado. No sábado, dia da corrida, ia fazer um teste final de manhã pra ver se seria possível correr ou não. A dor continuava, mas estava conseguindo trotar. Resultado, eu iria mesmo que fosse somente pra completar a prova andando. 

O dia estava muito bonito e ajudou muito para a realização da corrida. Cheguei por volta das 14:00 ao local da largada na Pça Tamandaré para efetivar a minha inscrição e pegar o kit, que por sinal foi muito bom, com camiseta bonita e de boa qualidade, uma viseira e uma toalhinha. Aos poucos o pessoal de Florianópolis foi chegando, trazendo um ar um pouco mais familiar. Encontrei com a Di, organizadora da 1a. Corrida do Trabalhador, juntamente com a sua equipe da LIFE ESPORTES, que estão de parabéns pela organização e sucesso do evento. Sem dúvida nenhuma foi uma das corridas mais legais que já participei. Teve até presença internacional com uma atleta do Quênia no feminino. 

Um pouco antes da largada foi realizado um alongamento geral com todos os atletas. Eu, como nem podia me virar direito, nem consegui acompanhar, mas foi bem legal e diferente, colocando todos já no clima da corrida. A largada ocorreu às 16hs e iria percorrer as principais ruas de Balneário Camboriú: Av. Atlântica e Av. Brasil. Os participantes da corrida de 5 Km tinham que dar 2 voltas no percurso e os de 10 Km 4 voltas. Na largada ainda estava meio receoso de como seria a minha corrida. Tinha feito um aquecimento e não estava sentindo mais tanta dor. Então fui ver no que dava. 

Larguei no meio da massa. Como as pistas eram estreitas demorou um pouco a dispersão, mas depois tudo se acomodou. Já perto do 1° Km eu já sentia que não seria uma corrida normal. As dores já não incomodavam mais. Acho que eu já tinha aquecido e esquecido delas. Mas o rendimento sentia que tinha caído drasticamente. Não estava conseguindo manter o meu pace normal de início de prova. em torno de 4:40/km. E o pior, correndo totalmente desconfortável em relação ao fôlego. Fui pensando, será que desisto agora ou vou me arrastando e tento pelo menos terminar os 5 Km (eu me inscrevi para correr os 10 Km). Resolvi então, diminuir o ritmo mais ainda e ir levando a corrida até onde dava. 

A primeira volta parecia não terminar mais e estava tão exausto que esqueci de marcar o tempo na passagem por ela. Esqueci também de pegar água. Como sei que os primeiros quilômetros são sempre mais difíceis, fui continuando na esperança de me estabilizar. E isso realmente aconteceu, mas em um ritmo mais leve. As pessoas ocupavam praticamente todo o percurso da prova e iam dando incentivos aos corredores e foi o que me fez não desistir e nem andar durante a corrida. Na 3a.volta ainda já estava tomando uma volta da queniana... rs. Fui tentar acompanhá-la um pouco, mas isso durou somente alguns segundos. Eu ainda tinha a 4a. volta pra completar, e como já tinha chegado até lá acabei por terminá-la. 

Nunca havia chegado tão exausto como nessa corrida. Não conseguia tomar água, comer e nem falar direito após a chegada. Muito menos tirar o chip do tênis. E olha que tinha coisas boas para comer: frutas, torrones, sanduíches com presunto e queijo. Tudo muito bom. A dor na coluna eu já tinha até esquecido, pois o cansaço tinha ido ao extremo. No final das contas, se o meu tempo não foi dentro das expectativas, foi bom em relação ao contexto e das minhas condições. Consegui terminar a prova e ganhar mais um medalhão, muito bonito por sinal. Agora vou ficar esperando a próxima !!! 

Pelo Mapmyrun cada volta apresentava aproximadamente 2,45 Km, sendo que as 4 voltas totalizam 9,8 Km. 

Percurso
 Praça Tamandaré - Local da largada
 Presença Internacional. Renato, Everilyne (Quênia), Sueli e eu.
Correndo pela Av. Atlântica
 Minha irmã Jaqueline, Yukio, Rafinha e Yumi também estiveram por lá

Data: 01/05/2010
Hora: 16:00Hs
Local: Av. Atlantica - Balneário Camboriú - SC
Distância: 10 Km (9,8 Km)

Inscrição: R$ 40,00
Kit: Camiseta, toalha, viseira e numero do peito

Tempo: 51min29s

Colocação: 12 de 16 (categoria 35-39)
Colocação: 87 de 111 (masculino)
Colocação: 100 de 130 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário