sábado, 8 de maio de 2010

08/05/2010 - Corrida Rústica da Polícia Militar - Florianópolis / SC

Corrida Rústica da Polícia Militar - Florianópolis / SC 

Há praticamente um ano atrás, essa tinha sido a segunda corrida que eu havia participado. Para mim seria uma ótima referência para saber como tinha sido a minha evolução, mas se não tivessem alterado e aumentado um pouco o percurso. 

Eu já estava praticamente recuperado da dor na coluna que tinha me prejudicado nas duas últimas semanas. Estava ansioso pra saber se estaria correndo novamente como antes. O dia amanheceu chuvoso e permaneceu instável. Parece que só deu uma trégua durante a corrida. O tempo estava friozinho e bom para correr, exceto pelas poças de água durante o percurso. 

Cheguei a Praça Getúlio Vargas por volta das 14:50, para pegar o kit. Porém, ao contrário do que indicava no folder da corrida, não foi fornecida a camiseta. Pensei que até que iriam dar no final da corrida, mas realmente não foi. 

Como estava friozinho um aquecimento inicial era essencial. A largada foi em frente ao Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, às 16hs. Eu já conhecia um pouco o percurso, sabia que não podia forçar muito no começo, pois no final viriam as subidas mais complicadas. Larguei em ritmo normal. Nos primeiros kilometros até atingir a beiramar pegamos algumas descidas bastante íngrimes e não tinha como segurar muito. O jeito era descer com muito cuidado. Ainda bem que não estava sentindo mais nenhuma dor. Durante o percurso plano, na beiramar, o desenvolvimento da corrida foi tudo dentro do normal, mas a partir do quarto kilômetro as coisas começaram a complicar. Era chegada a hora das subidas, e como eu só treino em terrenos planos, a minha performance nesses trechos cai bastante. Pelo menos agora consigo seguir sem precisar caminhar. 

Nessa altura, o Renato passou por mim e aproveitei para tentar levar a corrida no ritmo dele, que normalmente corre em ritmo mais forte que o meu. Consegui acompanhá-lo mais de perto por pouco mais de 1 Km, mas depois não deu. Nessa altura da corrida um fato que estava incomodando bastante é que os veículos estavam trafegando normalmente no mesmo sentido em alguns pontos da corrida, principalmente na Av. Mauro Ramos, tirando várias finas de nós corredores. Particularmente achei bem perigoso e ainda bem que não teve maiores problemas. 

Não consegui passar muito gente na corrida e fui ultrapassado por vários. Só na chegada que consegui passar por uns 3 atletas. Mesmo assim gostei da minha performance na corrida de hoje. 

Na chegada teve até fila no funil e para retirar a medalha, que por sinal, foi a mesma da Maratona Internacional de Florianópolis no ano passado. Tomei os meus vários copos de água, comi algumas frutas e já fui trocar de roupa e me agasalhar, pois com a chegada da noite e da chuva tinha esfriado mais ainda. 

Como em todas as competições que tem premiação em dinheiro, essa corrida foi bem disputada e levada em um ritmo bastante forte. Dos 5 primeiros colocados da geral, somente 1 deles era do estado de Santa Catarina. 

Pelo Mapmyrun, se eu não errei algum trecho, o percurso foi de aproximadamente 7,62 Km, o que deixou o meu pace aproximado de 4:52 min/Km. 

Percurso
 Sebastião, Renato e eu esperando a largada
 Fazendo um aquecimento
Missão cumprida, após uma corrida com chuva

Data: 08/05/2010
Hora: 16:00Hs
Local: Praça Getúlio Vargas, em frente a Polícia Militar - Florianópolis / SC
Distância: 7 Km (7,62 Km)

Inscrição: R$ 15,00
Kit: não teve (era pra ter camiseta)

Tempo: 37min07s
Pace: 4:52 min/Km

Colocação: 20 de 24 (categoria 40-44)
Colocação: 185 de 286 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário