domingo, 1 de agosto de 2010

01/08/2010 - 1ª Meia Maratona de Brusque / SC

1ª Meia Maratona de Brusque / SC

Semana da meia-maratona e eu ainda não havia decidido se participaria ou não. Não havia me preparado o suficiente para uma corrida mais longa. Mesmo assim, com as palavras de apoio dos amigos decidi encarar mais esse desafio, apenas 4 dias antes da prova. 

Tinha tudo para ser um desastre, pois até a véspera da prova ainda estava um pouco gripado e sem aquela ansiedade e expectativa que geralmente esses eventos costumam nos dominar. Uma das razões que fizeram eu decidir correr foi a possibilidade de retirada do kit no dia da prova, pois se realmente tivesse que retirar na véspera eu não iria. 

Dia da prova. Acordei às 4 horas da manhã para o meu ritual de preparação: banho, café, arrumação dos acessórios, etc. Quando olhei pela janela só vi chuva, que veio se arrastando a noite inteira. Dessa vez quase desisti mesmo, mas louco por corridas é assim mesmo. Vamos até sob chuva e frio. Haja determinação. Peguei a estrada com muita chuva rumo a Brusque. Ora a chuva melhorava ora piorava. Eu só estava torcendo pra que ela parasse na hora certa. 

A entrega dos kits iniciaria às 6h45min e foi um pouco depois que consegui chegar. Aí começou toda a minha preocupação. Nenhuma sinalização para o local de retirada do kit e da largada da meia-maratona. Nenhum telefone para consultar. Ninguém sabia bem ao certo de nada. Tudo muito confuso e sem definição alguma. Depois de quase uma hora rodando e perguntando, finalmente encontrei com o Sérgio e conseguimos chegar no local da largada, agora debaixo de muita chuva. Retiramos o kit e já nos preparamos para a corrida. 

Como o acesso foi difícil pra todos, a corrida acabou atrasando pelo menos uns 30 minutos, ocorrendo próximo das 9 horas (inicialmente estava programada para as 8h30min). Pelo menos gostei do relógio com a marcação do tempo na chegada e o controle feito com chip. Aliás, foram 2 chips. 

Dessa vez larguei bem moderado, pois sabia que não estava preparado para os 21 Km em um ritmo mais forte. Meu objetivo era fazer a meia-maratona abaixo das 2 horas, mas no meu íntimo eu queria mesmo era fazer abaixo de 1h55min. No início da prova passaram por mim o Sérgio e o Masato Komati, que estão de parabéns e fizeram uma excelente corrida. Decidi não acompanhá-los, pois estavam em ritmo mais forte. 

O percurso praticamente todo plano e se estendendo por boa parte da Av. Beira Rio favoreceu bastante aos atletas, que ainda contaram com uma trégua da chuva e sem ventos. Para a meia-maratona seriam 2 voltas. Fui decidido a ir cadenciando o meu ritmo por km, mas depois das primeiras sinalizações de quilometragem as marcações foram ficando todas confusas e sem nexo. Realmente não deu pra entender. 

Nessa corrida, após os 10 Km iniciais não consegui mais ultrapassar ninguém, e só fui sendo ultrapassado aos poucos. Nesses primeiros 10 Km consegui manter um pace por volta de 5 min/km, o que me deixou bem satisfeito. Mas com já imaginava, na segunda volta da prova o rendimento começou a cair. Para manter o mesmo ritmo o esforço tinha que ser bem maior. Ainda fui tentando manter até o km 13, mas forçar a essa altura iria fatalmente comprometer o final da prova. Aos poucos fui diminuindo o ritmo, mas não perdendo o foco no tempo. Às vezes ameaçava chover mais forte, mas ainda bem que não ocorreu. Estava ficando frio e as minhas pernas pareciam ficar mais duras. não sabia bem ao certo o quanto faltava e conforme vai chegando na parte final isso vai se tornando mais crítico. 

Após os 15 Kms outra decepção. Não havia mais água nos pontos de distribuição. Havia acabado. Eu até não senti muito, mas via o pessoal passando pelos postos bem decepcionados. Hidratação em uma prova como essa é fundamental. Ainda mais para as pessoas que estão lá dispostos a superar os desafios. 

Já em ritmo de me manter fui correndo tranqüilamente até o 8° km. Aí decidi tentar gastar os meus últimos cartuchos e buscar uns atletas que estavam um pouco a minha frente. Triste ilusão. Primeiro sinal de câimbra e de fadiga nas pernas. Por pouco não tive que parar. Reduzi o ritmo novamente e fui levando até o final, mas com todo cuidado... Nos últimos 10 metros até deu pra ultrapassar um atleta como um último suspiro. 

Logo em seguida encontrei com o Diego, que encarou a 2ª meia-maratona em 1 semana, e o meu colega de trabalho José Carlos que completou também muito bem a prova. 

Consegui chegar no tempo pretendido e fiquei bem satisfeito. Ainda mais sabendo que provavelmente essa meia-maratona teve mais de 21 Km. O meu sportband apontou 21,7 Km. O GPS de outros conhecidos apontou aproximadamente 22 Km. Mas que seja 21 Km, estou bem contente. 

Na chegada outra frustração. Água controlada para os atletas e só !!! Nem frutas havia. Ta certo que é a 1ª Meia-maratona de Brusque, mas podiam ter caprichado um pouco mais na organização. 

Pontos a melhorar:
- Responder aos e-mails com dúvidas dos atletas 
- Sinalizar o local da retirada do kit e da corrida 
- Sinalizar adequadamente as marcas da kilometragem 
- Disponibilizar um telefone de informações 
- Não economizar em água em uma prova de meia-maratona 
- Disponibilizar pelo menos frutas na chegada dos atletas 

Também teve os pontos positivos, como o excelente percurso, o preço, o controle por chip (que disponibilizou o resultado logo em seguida), a camiseta, o jantar de massas (não fui, mas disseram que estava muito bom). 

Torço para que a 2ª Meia maratona de Brusque, se houver, se preocupe com essas considerações. 

Percurso pela Av. Beira Rio em Brusque
Eu e o José Carlos 
Muito cansado, mas contente 
Diego e eu 

Data: 01/08/2010
Hora: 8h30min 
Local: Av. Beira Rio - Brusque / SC
Distância: 21Km (21,7 Km) 

Inscrição: R$ 25,00
Kit: camiseta, chip e número do peito 

Tempo: 1h55min07s
Pace: 5:18 min/Km 

Colocação: 24 de 29 (categoria 40-44)
Colocação: 156 de 198 (masculino) 
Colocação: 180 de 232 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário