domingo, 8 de agosto de 2010

08/08/2010 - Corrida Rústica de Santa Tereza - São Pedro de Alcantara / SC

Corrida Rústica de Santa Tereza - São Pedro de Alcantara / SC 

Após a meia maratona de Brusque precisei de alguns dias para me recuperar dos quase 22 Km encarados sem muito preparo. Aí os dias de frio de chuva por aqui também não deixaram retornar aos treinos. 

Ainda bem que esse final de semana o sol resolveu parecer e parou de chover. Pudemos ter uma corrida bem agradável em relação as condições climáticas. 

A Corrida Rustica de Santa Tereza estava prevista para um percurso de 10 Km, mas antes do início já anunciaram que ela teria pouco mais de 7,5 Km. Ultimamente, apesar de termos corridas com percursos anunciados de 10Km isso não se concretiza. Muitos atletas estão reclamando dessa situação, pois acaba com a estratégia e o referencial de qualquer um. 

Hoje é dia dos pais e a programação era para ter um almoço em família. Mas como viciado em corrida, igual a vários outros atletas, não deixei de comparecer. Como era prova do ranking da ACORSJ, eu tinha que defender a minha penúltima posição (pelo menos ganhar os pontos de participação). 

Para conseguir a liberação familiar, a promessa em casa era de que iria voltar voando antes do almoço pra evitar a loucura que seria nos restaurantes. 

A largada seria às 9 horas. Cheguei próximo das 8 horas para a retirada do kit e para as demais preparações pré-corrida. Imaginei que não fosse muita gente, mas até que para a ocasião tiveram bastante participantes, próximo de 100 atletas, além das crianças. Encontrei com toda a turma, tiramos as fotos como de costume, conversamos um pouco sobre corridas, é claro, e nos preparamos para a largada. 

A corrida começou às 9h10min, com a largada na Praça central de Santa Tereza. Foram 2 Km para um dos lados, retornando e mais quase 2 Km do outro lado. Larguei mais ou menos no meu ritmo normal de treino, passando pelo 1º Km com 4min31s. Mas a partir daí começaram as subidas e descidas da prova. Nitidamente sentia a falta de preparo nessas condições. Era ultrapassado constantemente nesses pontos. Tentava me recuperar nas descidas, mas não durava muito tempo. 

Até a metade do 2º Km estava conseguindo levar até que em um ritmo normal de treino, mas depois o rendimento foi caindo, dando inclusive vontade de parar. Mas uma pequena disputa com outro atleta foi me dando motivação para continuar, embora os tempos fossem subindo. Os tempos por Km foram os seguintes: 4:31 / 4:49 / 4:56 / 5:24 / 5:20 / 5:18 / 4:52 / 3:24. 

Não se espantem. O meu último Km não foi o meu novo Record, mas um trecho reduzido do percurso. A distância da corrida segundo o Sportband foi de 7,7 Km e segundo o GPS do Nilton 7,73 Km. 

Pra variar cheguei bem exausto. Hidratei-me um pouco, comi umas frutas e fui pegar a medalha, que só apareceu meia hora depois. Tinha que sair correndo pra cumprir o prometido. 

Não consegui ver a entrega da premiação dos amigos. Mário e Sebastião no podium de novo, parabéns. Desculpe por não poder prestigiá-los na entrega. E a galera melhorando a cada corrida. É isso aí. Feliz Dia dos Pais a todos os pais, principalmente aos que incentivam os seus filhos na prática de esportes. 

Concentração antes da largada 
Galera reunida 
Eu, Nilton Generini e o Renato 
Nilton, Paulo, Barbosa, Itamar (Praia do Caldeirão em peso), eu e o Renato 
Finalmente chegando 

Data: 08/08/2010
Hora: 9h00min
Local: Praça Central de Santa Tereza - São Pedro de Alcantara / SC
Distância: 10 Km (7,7 Km) 

Inscrição: R$ 15,00 (sócio) 
Kit: Número do peito 

Tempo: 38min38s
Pace: 5:01 min/Km 

Colocação: 7 de 9 (categoria 40-44)
Colocação: 64 de 82 (masculino)
Colocação: 71 de 99 (geral) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário