domingo, 28 de novembro de 2010

28/11/2010 - 1ª Corrida e Caminhada BIG - Florianópolis / SC

1ª Corrida e Caminhada BIG - Florianópolis / SC 


Durante um bom tempo fiquei na dúvida se participaria dessa corrida promovida pelo BIG / Corpore ou tentaria fazer a minha 3ª meia-maratona, em Blumenau. Devido a logística mais complicada decidi por não ir a Blumenau e apostar na corrida do BIG aqui em Florianópolis. Corrida essa que prometia ser um grande evento. 

Escolha acertada. No sábado retirei o kit, que veio com uma camiseta muito boa e o chip (aqui em Florianópolis raras são as corridas que utilizam chip). 

Consegui dormir cedo na véspera e acordei bem disposto para a corrida. A minha expectativa era grande, pois estava tentando há tempos fazer os 10Km abaixo dos 48min. Só não queria que chovesse para não ficar uma corrida pesada. Acordei cedinho, dei uma abastecida e fui para o BIG do Shopping Iguatemi, de onde seria dada a largada. 

No caminho já dava pra ter uma idéia da organização. O percurso já estava todo demarcado com os cones e as placas indicando os quilômetros. Estacionamento coberto e cheio de vagas, várias tendas para dar suporte aos atletas: massagens, isotônicos, energéticos, frutas, som, entre outros. Nem estou acostumado com isso. 

Cheguei lá por volta das 7h10min e aos poucos foi chegando o pessoal. Encontrei com a Martinha e o marido dela da Sprint Assessoria, que havia conhecido somente pelo twitter e orkut. Logo encontrei o Renato, que trouxe em primeira mão a camiseta da corrida de Angelina, que fizemos questão de usar para a divulgação. Muito bonita, de boa qualidade e aprovada !!! 

A largada foi pontual, às 8 horas, com uma temperatura bem agradável e mais de 1.000 atletas, distribuídos entre as corridas de 10 Km, 5 Km e a caminhada. Larguei mais na frente para evitar a aglomeração inicial. Estava bem disposto e me sentindo bem. Consegui fazer a primeira parte da prova em um bom ritmo, com os paces abaixo dos 5 min/Km: 4:25 / 4:43 / 4:12 / 4:47 / 4:32, fechando os 5 Km em 22min41s. O percurso se repetiria para completar os 10 Km. 

Como sempre, não consigo manter o ritmo na segunda parte da corrida e aquela sensação de não dá mais crescia a cada instante. Ainda consegui fechar o 6º km em 4min38s, mas depois a queda foi inevitável. O interessante nas corridas é que sempre temos alguns atletas referenciais que nos ajudam a manter o ritmo ou a forçar um pouco mais. Foi o que fiz, me referenciei no Israel, que está sempre nas corridas, incentivando o seu filho na prática do esporte. Como ele sempre chega na minha frente, me concentrei em chegar próximo dele. Isso me ajudou a recuperar o ritmo que havia caído no 7º km para 5min14s e voltar ao pace próximo de 5 min/Km nos quilômetros finais, mesmo com a abertura de sol. 

No Km final sentia que poderia atingir o meu objetivo sub-48. Ia depender de um esforçozinho a mais na reta final. O pior é que nessa hora já estamos com o estoque de energia na reserva. Mas também, chegar até os metros finais e deixar de cumprir a meta por alguns segundos não dá. Respirei fundo e dei o meu último pique. Esforço recompensado: 47min24s. Melhor do que eu esperava. Que sensação boa de dever cumprido. 

Paces na corrida 10Km: 4:25 / 4:43 / 4:12 / 4:47 / 4:32 / 4:38 / 5:14 / 4:48 / 5:00 / 5:01 

Muita água gelada, muito gatorade, a bela medalha e o kit lanche, com sanduíche, maçã e banana. Nada como uma estrutura de primeira. Fiquei fã dessa corrida da Corpore. Com certeza foi uma das melhores organizações que pude presenciar até hoje. 

Só vou deixar um registro aqui que deixou a todos chateado. A Sueli, colega nossa das corridas, que ficou em 5o. lugar na categoria geral feminina de 10Km, por algum erro na entrega dos kits, recebeu o kit de 5 Km. Isso fez com que ela não subisse ao podium, como era totalmente merecedora, inclusive dos prêmios. Sueli, parabéns. E todos sabemos da sua verdadeira conquista. 

Torço para que esse evento se repita nos próximos anos e se puder irei aos Estados vizinhos também para participar. Parabéns. 

Camiseta da Corrida de Angelina - Divulgação 
Nem na largada eu fico perto do Sebastião 
Meus últimos metros da chegada 
Marta, parabéns pela sua corrida. Continue assim. 

Data: 28/11/2010
Hora: 8h00min
Local: BIG - Shopping Iguatemi - Florianópolis / SC
Distância: 10 Km 

Inscrição: R$ 35,00 
Kit: Camiseta, Número do peito e chip 

Tempo: 47min24s 
Pace: 4:44 min/Km 

Colocação: 09 de 20 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 74 de 195 (masculino) 
Colocação: 82 de 262 (geral) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário