domingo, 26 de dezembro de 2010

26/12/2010 - 11ª São Silvestre Internacional - Balneário Camboriú/SC

11ª São Silvestre Internacional - Balneário Camboriú/SC 

Esta é minha segunda participação na São Silvestre Turística Internacional de Balneário Camboriú. Na edição do ano passado tinha achado uma corrida muito legal e decidi repetir a dose. Esse ano o percurso seria diferente e mais desafiador, com cerca de 80% em asfalto e 20% na areia. Porém, com um morro de perder o fôlego. 

Cheguei na Av. Atlântica pouco antes das 20hs para retirar o kit e para conseguir um lugar razoavelmente próximo, pois a cidade de Balneário Camboriú nessa época fica intransitável. Enquanto aguardava o horário da largada fui encontrando o pessoal das várias regiões de Santa Catarina. É legal quando a corrida ocorre em um local mais centralizado, pois fica mais fácil pra todos participarem. Eu, Renato, Sérgio, Sueli, Dalto, Daniela e Milena da grande Florianópolis. Egomar e Paraíba de Blumenau. Diego da Costa de Joinville. Meu amigo Ismar, que não encontrava há tempos, de Itapema e agora no RS. O Getúlio eu não lembro de onde é. Além de outros atletas de vários Estados do Brasil. 

Momentos antes da largada, quando todos já estavam aquecidos e ansiosos para o início, veio um banho de água fria. A corrida tinha sido cancelada. Coisa inacreditável para um evento desse porte e que contava com representantes de praticamente todo o Brasil. Segundo informações, faltava a liberação de algum documento que não permitia que a corrida fosse realizada pelas ruas de Balneário Camboriú. E agora ? Mais de 500 atletas esperando indignados pela corrida... Bem que as autoridades poderiam ter colaborado, mas não foi o que aconteceu. 

A organização e os atletas decidiram e concordaram em realizar a corrida totalmente pela praia, como no ano passado. Nesse caso não haveria trechos nas ruas da cidade e teoricamente não teria problema. Com a mudança do percurso a distância também sofreria redução tanto na prova de 5 Km como na de 10 Km, mas ainda não tínhamos como saber. 

A largada foi dada com todos ainda meio surpresos com o anúncio do ocorrido, mas valeu. Meu plano inicial para a corrida que teria 10 Km era tentar fazer em menos de 48min, mas com a mudança repentina fiquei sem meta (era correr o melhor que desse). 

Saímos todos para um dos lados da praia com trecho mais curto. Iríamos todos praticamente até a ponta e voltaríamos. Quem participava da corrida de 5 Km ficaria na volta, mas quem participava na de 10 Km seguiria até a outra ponta da praia e finalmente retornaria. 

Ao passar pelo ponto de chegada dos 5 Km registrei o tempo de 13min e alguma coisa. Tempo próximo de record mundial. Que beleza (rs). Posteriormente, conforme medição do GPS do nosso amigo Diego, descobrimos que a distância real era aproximadamente 3 Km. Continuei até a outra ponta da praia. O tempo estava bom e a areia também estava apropriada para correr. A maré não estava alta e não havia canais cortando o trajeto. Muita gente ainda na praia dando apoio aos atletas que passavam. 

Estava totalmente sem orientação de pace e Km. Mas a outra ponta da praia parecia que não chegava nunca. Ainda bem que o Dalto se aproximou e me acompanhou até o retorno. Ajudou a passar o tempo mais rápido e a dar ritmo. Na volta fui tentando buscar algumas posições que havia perdido, mas essas foram bem poucas. Na chegada, muita gente em volta dava incentivo aos atletas que chegavam exaustos, inclusive eu. Cravei o cronômetro em 40min23s. Agora restava saber qual era a distância exata da corrida. Conforme informações de outros atletas foi de 8,45 Km. 

Gostei muito da medalha e da recepção na chegada. Muita água, frutas, água de coco, cucas. Quem quisesse estender, ainda tinha as opções da praia: churros, chopps, milho... 

O Egomar havia trazido as velhinhas e, aproveitando a cuca, comemoramos as 50 corridas realizadas pelo Renato. Muito legal. Em 2011 vamos tentar chegar às 100 corridas !!! Parabéns pela dedicação e empenho. É isso aí, acreditamos em todas. 

A premiação atrasou, teve alguns probleminhas e ficou meio cansativa. Parece que a apuração ficou prejudicada por causa da mudança do percurso. O resultado, então, ficou mais confuso ainda. Meu nome nem saiu na lista de 10 Km, saíram vários nomes repetidos na lista com dupla classificação, a minha esposa (que nem participou) ficou bem classificada na prova de 5 Km. Na corrida da Folia (realizada no Carnaval de 2010) o resultado nem saiu até hoje. Acho que a organização poderia dar uma maior atenção a esse ponto, pois a maioria dos corredores gosta de saber como foi o seu desempenho nas corridas e os seus respectivos tempos, inclusive eu. 

Eu, Getúlio e Egomar 
Funil de chegada 
50 corridas no nosso amigo Renato 
Galera reunida após a corrida 

Local: Av. Atlântica, 1720 - Balneário Camboriú / SC
Data: 26/12/2010
Horário: 21 horas
Distância: 10 Km (8,45 Km) 

Inscrição: R$ 40
Kit: camiseta e número do peito 

Tempo: 40min23s
Pace: 4:47 min/Km 

Colocação: 11 de 26 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 102 de 200 (masculino) 
Colocação: 111 de 244 (geral) Estimado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário