domingo, 6 de fevereiro de 2011

06/02/2011 - XIV Corrida dos Carteiros - São José / SC


Percurso da Corrida dos Carteiros - Beiramar de São José - 2 voltas


Depois de um ano de 2010 quase perfeito de corridas, deixando na saudade somente a participação na 86a. São Silvestre, esta foi a minha corrida de estréia no ano de 2011. Janeiro foi um mês de recuperar as forças perdidas no final do ano. E até hoje não estava conseguindo atingir os níveis de performance de Novembro passado.

Diante da realidade decidi que a minha meta nessa corrida seria melhorar o meu tempo em relação a minha primeira participação em Agosto de 2009 e tentar fazer um tempo inferior aos 48 minutos. Tempo esse que não havia conseguido ainda esse ano. 

Depois de uma mudança de horário e um adiamento, a corrida finalmente acabou acontecendo. A previsão do tempo indicava chuva e não deu outra. Como na última edição, tivemos uma chuvinha relativamente fina, que com certeza refrescou bastante.

Após mais de 1 mês sem corridas na região, pude rever os amigos. E praticamente todos estavam de volta ao circuito de corridas de 2011, com energia renovada e muita disposição.

A largada foi em frente ao Centro Multiuso da Beiramar de São José e ocorreu com um pequeno atraso. Aproximadamente 260 atletas partiram, de um total de 500 inscritos. Muitos atletas de elite vindos de outras cidades e outros estados vieram para disputar os prêmios oferecidos pelos Correios, o que tornou a prova bastante disputada.

Fiz uma largada normal, bem disposto e me sentindo muito bem. O percurso era bem conhecido e totalmente plano. Como a Beiramar tem uma extensão de ida e volta de aproximadamente 5 Km, seriam 2 voltas para fechar os 10 Km. Não havia marcação oficial da prova, por isso, apesar de sentir que estava em um bom ritmo, só pude aferir mais ou menos no fechamento da primeira volta com 22min25s, que pelo Mapmyrun cobria uma distância de 4,97 Km. Projetado para 5 Km chegaria a 22min32s (meu melhor tempo na distância).

Na segunda volta, como sempre, senti um pouco de cansaço, e a redução do ritmo veio junto. Eu queria   mesmo era tentar manter o pace de 5 min/Km nessa segunda parte, além de recuperar algumas posições perdidas, mas a essa altura o pensamento estava em conseguir terminar a corrida. Praticamente não houve troca de posições e pude concluir o percurso sem grandes disputas.

Ao cruzar a linha de chegada, cravei o relógio em 46min34s. Esse tempo eu sabia que seria meio impossível para os 10 Km, apesar de diversos fatores terem colaborado: ter corrido bem a primeira parte, o tempo estar mais ameno e com uma chuvinha refrescante, e o percurso ser conhecido e plano.  Curioso, posteriormente, verifiquei que o percurso tinha realmente algo próximo de 10 Km, mais precisamente 9,94 Km. Mesmo fazendo a projeção, o tempo subiria para 46min52s nos 10 Km. Fato esse que me deixou muito satisfeito pois tratava-se de mais um minuto quebrado, agora sub-47.

Fiquei para ver as premiações e os principais prêmios foram para os atletas de fora, grande parte de Curitiba. Prova de muito bom nível e bastante disputada. Tomara que se repita no próximo ano.

Aquecimento
Largada
Completando a 1a. volta
Trecho pela Beiramar de São José
Galera reunida novamente

Local: Centro multiuso - Beiramar de São José / SC
Data: 06/02/2011
Horário: 17 hs
Distância: 10 Km (9,94 Km) 

Inscrição: uma lata de leite em pó
Kit: camiseta, boné, medalha e número do peito


Tempo: 46min34s
Pace: 4:41 min/Km


Colocação: 15 de 27 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 116 de 194 (masculino)
Colocação: 131 de 258 (geral)


Nova data da XIV Corrida dos Carteiros - 06/02/2011
Cancelada a XIV Corrida dos Carteiros - São José / SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário