domingo, 13 de fevereiro de 2011

13/02/2011 - 3ª Corrida Rústica de Praia Portonave Iceport - Navegantes / SC

3a. Corrida Rustica de Praia Portonave - Iceport

O que diabos estou fazendo aqui ? Esse foi o meu pensamento enquanto retornava dos meus últimos 5 Km na corrida. Sem dúvida essa foi a minha participação em corridas mais sofrida.

Até a véspera da prova eu ainda não tinha certeza se iria ou não. Estava pensando em fazer um treino mais longo visando a Meia-maratona de Florianópolis, mas no final decidi encarar mais um desafiozinho: 10 Km em areia e muito calor.

Acordei às 5 horas da manhã. Se tivesse chovendo eu abortaria. Porém, como o tempo estava limpo, parti rumo a Navegantes. Após mais ou menos 1h15min cheguei ao local da largada na Praça da Praia Central. Mesmo a corrida oferecendo dinheiro como premiação, imaginei que não haveria muitos atletas. Enganei-me redondamente. Não só tinha, mas boa parte da elite da região estava presente.

Muita fila pra fazer a inscrição e para pegar o kit. Não sabia, mas o controle seria feito por chip, bem raro aqui na região. Surpresa agradável. Por causa de um grande número de atletas inscritos de última hora (onde eu me incluo) houve um atraso de aproximadamente 25 min na largada. 

Já estava prevendo uma corrida não muito fácil. Logo na largada já foi possível perceber que a faixa de areia boa para correr seria mínima. Ou corríamos pela areia fofa ou ficávamos sujeitos às ondas do mar que avançavam pela faixa de areia. Dessa forma a minha corrida foi um zig-zague.

O 1o Km foi o mais tranquilo, mas depois... Sabia que avançaríamos 5 Km em direção a outra ponta da praia e a olho nu parecia que a praia não tinha fim. Corria, corria e parecia que não chegava nunca. Não havia placa de sinalização e o referencial que tínhamos era o tempo. Já no 3o. Km a minha vontade era de desistir. Essa sensação nunca tinha sido tão forte. Apoiado pelo amigo Getúlio, que me acompanhou por boa parte do percurso, consegui ir avançando.

No 4o Km havia um posto de água, e foi só. Normalmente eu não costumo pegar água durante as corridas, mas dessa vez estava muito quente. E ainda bem que peguei, pois depois disso não houve mais postos de hidratação. Faltíssima grave para uma corrida extenuante na areia e com muito calor.

Virei o 5o Km com o tempo de 24min48s, praticamente sem forças e só imaginando quando o martírio iria acabar. Já sabia que o tempo seria alto, mas ainda tinha esperanças de completar os 10Km em menos de 50 min. Mas daí em diante o rendimento despencou. Parecia que estava correndo em câmera lenta. A luta com a minha mente e com o meu corpo se tornava mais intensa. O meu pensamento estava me pedindo para parar e ir andando. Pouco a pouco ia sendo ultrapassado pelos outros atletas e dessa vez não tinha forças para reagir.

Pensei comigo mesmo. Se eu parar de correr e for andando vou demorar muito mais tempo ainda pra chegar, então decidi manter o ritmo possível e me arrastar até a chegada. Em alguns momentos dava a impressão de que andando iria mais rápido. Completei a prova com 52min01s e completamente acabado. Não imaginava que correr 10 Km em areia seria tão pesado.

Cheguei totalmente ensopado e quase desmaiando de tanto cansaço. Tive que me hidratar bastante, mas para minha surpresa logo em seguida a água acabou. Em uma corrida com esse nível de organização, deixar faltar água em ambiente de praia e debaixo de um forte calor é de matar... 

Algumas sugestões para as próximas corridas: camiseta mais apropriada para corrida, sistema de inscrição mais ágil e NÃO DEIXAR FALTAR ÁGUA !!!

 
Egomar e Renato: estamos em todas.
Uma fotinho na frente, pelo menos na largada
Visual agradável
Chegando exausto
Ufa. Cheguei. Essa foi a corrida mais sofrida que já fiz.
Alcionei, mais um colega de corrida e padrinho da Ju.

Local: Praça Central da Praia de Navegantes / SC
Data: 13/02/2011
Horário: 8h30min
Distância: 10 Km (9,94 Km)

Inscrição: R$ 30,00
Kit: camiseta, chip e número do peito


Tempo: 52min01s
Pace: 5:14 min/Km


Colocação: 16 de 28 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 103 de 171 (masculino)
Colocação: 119 de 215 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário