domingo, 5 de junho de 2011

05/06/2011 - Circuito das praias - Campeche - FLN / SC

Circuito das praias - Campeche - FLN / SC 

Essa foi a 2ª  etapa do Circuito das Praias – Praia do Campeche, promovida pela Acorsul, encabeçada pelo nosso amigo Paulo Machado. 

Acho que agora a temporada de frio começou, e acordar cedo nas manhãs de domingo está ficando cada vez mais difícil. Mas os loucos por corridas não deixam passar em branco. Às 9 horas da manhã boa parte do pessoal já estava presente na largada da corrida, que envolveria trechos de trilhas, areia e asfalto. 

Ainda estava bem frio e isso deve ter assustado boa parte do pessoal que já estava inscrito. Praticamente todos os atletas se mantiveram agasalhados até o próximo do início da corrida. 

Esse não é o tipo de percurso que sou muito fã, principalmente nos trechos de areia e trilhas. Estou acostumado a treinar somente em asfalto. Geralmente nesses pisos mais fofos meu rendimento cai bastante. Mas tá valendo a experiência. 

A largada foi dada pouco depois das 9 horas, com cerca de 60 atletas. Como já imaginava a dificuldade que encontraria no circuito com aproximadamente 7 Km, tentei correr sem forçar muito. Mas mesmo assim com o início em trilhas seguido de areia, o cansaço veio rápido. Em trilhas precisamos prestar mais atenção onde pisamos, principalmente quando elas são estreitas, e geralmente elas são bastante irregulares. O Renato passou por mim nesse trecho e disparou na frente. 

Legal que o percurso estava com as sinalizações de quilometragem e ajudavam no gerenciamento da corrida e do ritmo. 

Após pouco mais de 1,5 Km e ter vencido as trilhas iniciais, finalmente chegou o trecho de areia. E eu imaginava que as coisas ficariam mais fáceis. Triste engano. As ondas do mar avançavam em direção a praia e frequentemente nos forçava a correr pela areia mais fofa. Isso foi me desgastando e cansando. Não via a hora de chegar o trecho de asfalto. Bem mais fácil pra correr. 

Na areia, o meu amigo Dalto passou por mim e também consegui fazer uma única ultrapassagem. Ainda eu estava com uma outra ultrapassagem na mira, mas longe. No trecho de asfalto fui me aproximando aos poucos do atleta a minha frente, chegando muito perto. Até que começou novamente o trecho de trilha. Aí fiquei definitivamente para trás, sem nenhuma chance de recuperação. Acho que o meu negócio é mais em terreno plano mesmo e no asfalto. 

No finalzinho, sem atletas por perto terminei o percurso de 6,88 Km (conforme GPS do nosso amigo Ênio) com o tempo de 34min45s. O pace foi de 5,03 min/Km. Não consigo abaixar de 5 min/Km nesses tipos de percursos. Mas estou quase chegando. 

Aguardei os sorteios e a premiação dos amigos. Dessa vez não ganhei nada (da outra vez havia ganhado um almoço “anchova grelhada”). Mas ainda sobrou até um troféuzinho pra mim. 

Apesar de muita gente ter desistido de ir por causa do frio, tivemos um kit bem legal, com camiseta dry-fit, percurso diferenciado, marcação de quilometragem, muitas frutas e água, e um sistema muito eficiente na apuração dos resultados (graça ao nosso amigo Nilton Generini). Valeu, Paulo. Parabéns pela Corrida. 

Concentração da Corrida 
Paulo, responsável e organizador da corrida 
Momento pós-chegada 

Local: Praia do Campeche - FLN / SC
Data: 05/06/2011
Horário: 9h00min 
Distância: 7 Km (6,88 Km) 

Inscrição: R$ 40,00
Kit: Número do peito, camiseta dry-fit, energéticos. 

Tempo: 34min45s
Pace: 5:03 min/Km 

Colocação: 4 de 5 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 25 de 43 (masculino) 
Colocação: 27 de 60 (geral) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário