domingo, 24 de julho de 2011

24/07/2011 - 18ª Corrida INPLAC - 10 Milhas - Antônio Carlos - Biguaçu / SC

18ª Corrida INPLAC - 10 Milhas - Antônio Carlos - Biguaçu / SC 

Essa foi a minha segunda participação na Corrida da Inplac e logicamente queria melhorar o meu tempo do último ano que tinha sido de 1h19min03s. A expectativa era grande, pois se trata de uma corrida interessante, que começa em uma cidade “Antônio Carlos” e termina em outra “Biguaçu”. 

Porém, devido à festa que estava ocorrendo na Praça de Antônio Carlos, o percurso da corrida teve que ser alterado em cima da hora, e ao invés de iniciar pela Praça, ela teve início por uma estrada com 4 Km de chão batido e com vários morrinhos. 

A largada teve um atraso bem grande em virtude das várias inscrições e da falta de transporte para a grande quantidade de atletas que estiveram presentes. Para se ter uma idéia, só para irmos da INPLAC até o ponto da largada registrei 28 minutos de ônibus. Se cansou de ônibus, imagine correndo. 

Às 11:00 finalmente largamos. Ainda bem que o tempo ajudou e não choveu. A estrada de terra era estreita e levou um certo tempo para a dispersão dos atletas. Logo no início ficamos com a pista mais limitada ainda devido a um veículo do Corpo de Bombeiros ter ficado atolado no meio do caminho. 

Definitivamente corridas com morros não são da minha preferência. Já larguei fechando o primeiro quilômetro em 5:08. Acho que esse foi o meu pior primeiro quilômetro da história. No quilômetro seguinte melhorou, 4:39. Talvez, tenha tido um pouco mais de descidas. Continuando ainda na estrada de chão batido no 3º quilômetro eu já estava bem cansado e o pace subiu para 5:26. 

O que será que estava acontecendo ? Tinha ido tão disposto para a corrida e estava irreconhecível nos meus primeiros quilômetros. No 4º e 5º voltou um pouco a normalidade, pois foi o trecho de transição da pista de terra e asfaltada, fechando os paces em 4:55 e 4:56 respectivamente. Agora parecia estar entrando no meu ritmo normal. Mas os quilômetros que se seguiram não se mostraram assim. Estava me esforçando cada vez mais, mas o rendimento mesmo assim foi caindo. Já não conseguia manter o ritmo na casa dos 5 min/Km e os parceiros normais de pace foram se distanciando na minha frente. Fechei o 6º, 7º e 8º Km respectivamente em 5:09, 5:06, 5:44 respectivamente. 

No 9º quilômetro foi a última vez que consegui correr abaixo dos 5 min/Km, mais precisamente 4min56s. Mas também foi só. Parece que os quilômetros iniciais minaram totalmente o meu fôlego e não conseguia me recuperar. Estava levando para poder chegar. Não consegui chegar em ninguém e muito menos ultrapassar. O paces seguintes foram 5:31 / 5:22 / 5:01 / 5:25 até o 13oquilômetro. A partir daí entramos em ruas de paralelepípedos, que também não são o meu forte e nem do meu gosto, registrando 5:25 no 14º km, e finalmente 5:04 no 15º km. Os 2min50s ficaram por conta dos 400 metros restantes. Novamente sprint final não adiantava e nem aguentava também. 

Conclui a corrida com o tempo de 1h20min46s, quase 2 minutos a mais do tempo do ano passado. Infelizmente não consegui o meu objetivo. Cheguei bastante cansado e ofegante, até ficando um pouco desconfortável com a respiração. 

Tomei muita água e embarquei na primeira VAN que nos levaria a INPLAC, onde estava sendo a concentração dos atletas e onde seria servido o almoço para todos. Tinha salada, risoto de frango e suco. Muito bom. Consegui comer rapidamente, vi um pouco da premiação, mas como não estava me sentindo 100% decidi ir pra casa descansar. 

Concentração para a largada 
Alongamento e aquecimento 
Quase chegando no asfalto 

Local: Antônio Carlos - Biguaçú / SC
Data: 24/07/2011
Horário: 10h (11h) 
Distância: 16 Km (15,4 Km) 

Inscrição: R$ 35,00
Kit: Número do peito, camiseta, chip e almoço pós-prova. 

Tempo: 1h20min46s
Pace: 5:11 min/Km 

Colocação: 13 de 19 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 113 de 181 (masculino) 
Colocação: 124 de 220 (geral) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário