segunda-feira, 14 de novembro de 2011

13/11/2011 - 1ª Corrida Rustica A.A.E.I Vento sul - FLN/SC

1a. Corrida Rustica A.A.E.I Vento sul - FLN/SC


Dessa vez acordei mais disposto. Como o início da corrida estava previsto para as 10 horas pude dormir um pouquinho mais. Além disso, o tempo estava bem fresquinho e sem ventos, diferente do que tinha se passado durante a semana.
Era a primeira vez que iria correr pela Costeira do Pirajubaé, por isso tudo ainda era desconhecido. Ainda bem que o local foi bem fácil de achar, na Praça de esportes, ainda mais quando se tem os portais.

Chegando por lá encontramos os velhos corredores de sempre que não perdem uma boa disputa. Mas devido ao feriado prolongado (que pra mim não teve) uma boa parte também não compareceu. Encontrei o Sebastião, o Ênio e o Anselmo que pelo jeito também está viciando nesse esporte. Mais tarde chegou a Sueli e a filha dela, que segue os passos da mãe. Interessante como a cada dia aparece mais gente aderindo ao esporte. Muito legal.

Por volta das 10:10 foi dada a largada com cerca de 35 atletas. O nível da prova foi bem alto. Saímos da Praça de Esportes da Costeira e fomos em sentido do aeroporto pela Av. Jorge Lacerda. Logo em seguida viramos a direita por onde acessamos uma ponte de madeira. Eu estava evitando até  olhar para quem estava a minha frente, dessa vez acompanhando mais o pace no relógio. Não tem jeito, o primeiro quilômetro sempre vai mais forte, mas dessa vez dentro do esperado, 4:22.

Após passarmos pela ponte de madeira fomos em direção a primeira passarela que corta a via Expressa Sul. Subimos por ela e descemos do outro lado junto à beira mar, por onde corremos pela ciclovia. A partir daí pegamos um bom trecho plano. Como estava me sentindo bem consegui manter o ritmo no 2o e 3o Km em 4:37. Um pouco mais à frente fizemos o retorno, peguei um copo de água e voltamos pela mesma via. Logo após o retorno consegui fazer umas duas ultrapassagens (que depois viria a saber que seriam importantes para a minha classificação).

O ritmo no 4o e no 5o Km já não eram os mesmos, mas dentro do esperado, 4:44 e 4:50 respectivamente. Passamos próximo a 1a passarela, mas não subimos. Iríamos pegar a próxima passarela mais a frente. Por conta da subida de acesso a essa passarela, acho que o meu pace aumentou um pouco no 6o Km, chegando em 4:58 (mas dessa vez não deixei chegar a 5:00).  

Cruzamos novamente a via Expressa Sul pela outra passarela e tomamos o caminho de volta. Porém, desse lado não havia ciclovia e o percurso foi praticamente por trilhas às margens da rodovia. Não simpatizo muito com trilhas, mas até que deu pra retomar o ritmo no 7o Km com 4:48. A essa altura eu estava com um atleta na mira, que seguia a minha frente. Era o último quilômetro e lá foi eu tentar fazer aquela ultrapassagem final. Apertei o ritmo, mas ele também acelerou. Resolvi deixar então para os metros finais. Não deu certo. Quando consegui acelerar novamente já não tinha mais tempo. Pelo menos me ajudou a fechar o 8o Km com um excelente pace final de 4:28.

Para a minha surpresa ao fechar a prova, com o tempo de 37min24s, fui verificar a distância, pois não tinha ouvido o registro do 8o Km. E não é que incrivelmente ao passar pelo portal de chegada registrou-se exatamente os 8 Km. Acho que comigo isso nunca tinha acontecido. Foi cravado. Isso que é precisão, hein, Paulo ?

Tivemos fartura de água e frutas para repor as energias. E enquanto aguardávamos a premiação foram realizadas as várias corridas infantis. Muito legal o projeto com várias crianças participando e muita disputa. Teve até distribuição de tênis para a criançada do projeto. Parabéns aos responsáveis.

Voltando a premiação, estava na esperança de sobrar um troféuzinho pra mim, mesmo sabendo que havia atletas feras na minha categoria.  Realmente a minha categoria foi a mais disputada, mas dessa vez consegui beliscar um 4o lugar, graças a aquelas ultrapassagens que citei anteriormente.


Ao contrário do último final de semana, dessa vez eu fiquei bem contente pelo lindo troféu e pelo meu desempenho. Foi um evento muito bem organizado. Com toda infra-estrutura necessária, percurso excelente e diferente, placas de sinalizações de Km, medalhas e belos troféus personalizados, e principalmente uma corrida com a distância rigorosamente exata, conforme anunciado !!! Parabéns a organização. Foi 10 !!!


Chegando no ar

Corrida de 8 Km com exatos 8 Km

Grandes dispustas infantis

Sueli e a filha no podium geral. Um dia quero ter esse prazer com o meu filho. Parabéns !!!

Que categoria mais disputada

Local: Pça de Esportes da Costeira do Pirajubaé -  FLN/SC
Data: 13/11/2011
Horário: 10:00 Hs
Distância: 8 Km  (cravado)  

Inscrição: R$ 20,00 
Kit: Número do peito e camiseta  

Tempo: 37min24s
Pace: 4:40 min/Km

Colocação: 4 de 6 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 21 de 31 (masculino)
Colocação: 22 de 35 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário