quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

17/11/2011 - Corrida Rustica de Natal - Forquilhinhas - São José / SC

Corrida Rustica de Natal - Forquilhinhas - São José / SC

Novamente foi um final de semana com dobradinha de corridas no sábado e no domingo, mas dessa vez eram corridas festivas e mais curtas.

No sábado aconteceu a Corrida Rústica de Natal em Forquilhinhas, válida pela etapa final do ranking da ACORSJ. Juntamente com a corrida foi realizada uma grande festa para comunidade. Fiquei muito contente pela presença da minha família, principalmente do meu filho. Com o anúncio da chegada do Papai Noel e da distribuição de brinquedos a todas as crianças ele fez questão de ir.

Chegando lá já havia uma grande concentração de crianças de todas as idades. O sol castigava um pouquinho, mas a maioria nem ligou. Houve distribuição de refrigerantes, picolés, pipoca, cachorro-quente, tudo oferecido gratuitamente. Alguns personagens de desenhos também apareceram, entre eles o pica-pau.

Primeiramente houve as corridas das crianças, divididas pelas suas respectivas faixas etárias. Meu filho um pouco antes do início não quis participar, mas como ele percebeu que só ganharia presente quem corresse, ele se animou e foi. Ficou todo contente com a bola que ganhou e eu mais contente por ele ter participado.

Após os pequenos foi a vez da corrida principal, que a princípio seria de 5 Km. Mas no final acabou sendo de 4,36 Km. O percurso foi de 3 voltas pelas ruas aos redores da praça central. Apesar de o evento estar cheio, pouco mais de 50 atletas participaram da corrida principal.

Essas corridas curtas não dá pra sair muito tranqüilo, tem que ser no pique total a corrida inteira. Por outro lado nos exige um esforço muito maior em um curto espaço de tempo. Como ainda não sabia a exata distância do percurso total, tinha em mente completar os 5 Km em algo próximo de 22min30s.

Meu 1º Km como sempre foi o melhor, em 4:13. Fiz praticamente o tempo dos meus tiros. Só que o problema é que eu ainda teria mais 4 Km a percorrer. Então pensei em manter esse ritmo mais forte enquanto conseguisse. Fiz o 2º Km em 4:23, que ainda considerei muito bom. Porém, já estava no meu limite. Ia precisar aliviar um pouco pra continuar. Por outro lado, não queria quebrar muito o ritmo.

No 3º Km imaginei que o meu pace tivesse subido muito, pois estava muito ofegante dos primeiros quilômetros. Ainda consegui manter na faixa de 4:37. Mas esses 5 Km estavam parecendo uma eternidade. Como é complicado sustentar o ritmo a partir do 3º Km. Parece que nessa altura tem alguma adaptação do corpo para retornar ao ritmo normal. E foi o que aconteceu no 4º Km, concluído em 4:43.

Ainda bem que o 5º Km foi curto. Na verdade foram mais 360 metros somente, que completei em 1min30s. Na chegada, olhei para o cronômetro e vi o tempo de 19min28s. Eu quero um dia fazer os 5 Km  abaixo de 20min, mas está muito cedo. Ainda faltam vários metros pela frente. A distância registrada no Garmin foi de 4,36 Km. Mesmo assim fiquei na expectativa de ter feito um dos meus melhores ritmos nessa distância.

Estava muito quente e justo na hora da minha chegada havia acabado a água. Nem tinha tomado no percurso pois estava contando que tivesse no final, mas dessa vez me dei mal.

Em seguida teve a entrega da premiação do ranking e da corrida. Antes, porém, tiveram vários sorteios de brindes para os atletas que completaram a prova. Tive a sorte de ganhar um boné, uma sacola ecológica e o livro do atleta César Augusto Santana: Momentos Saudáveis de Super-ação.

Estava na expectativa de receber o troféu do ranking da ACORSJ, pois era um dos mais bonitos e estava na disputa pela 3ª posição da categoria. Porém, para minha surpresa, depois de serem entregues quase todos os troféus, justo na minha categoria eles se acabaram. Fiquei decepcionado com o ocorrido, mas isso acontece. Devemos recebê-lo na próxima corrida da ACORSJ.

Aguardamos mais um pouco a entrega dos brindes pelo Papai Noel, pois meu filho queria ganhar o presente dele, porém no final acabou sendo sorteio. Infelizmente foi ficando muito tarde e como tivemos que sair ele ficou chateado por não ter ganhado nada. Mas no dia seguinte foi diferente...
Dando uma entrevista com o Totó para a rádio Mais Alegria
Meu filhão correndo pra ganhar o presente
Completando a 1a. volta
Amigos Loucos por Corridas
Eu ia ganhar um desses, mas acabou !!!

Local: Praça Central de Forquilhinhas - São José - FLN/SC
Data: 17/11/2011
Horário:17:30 Hs
Distância: 5 Km  (4,36 Km)  

Inscrição: R$ 20,00 
Kit: Número do peito e camiseta 

Tempo: 19min28s
Pace: 4:28 min/Km

Colocação: 4 de 5 (categoria 40-44 anos)
Colocação: xx de 43 (masculino)
Colocação: xx de 50 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário