sábado, 17 de dezembro de 2011

04/12/2011 - Meia Maratona Paz no Transito - FLN / SC

Meia maratona Paz no Transito - FLN/SC

Acho que esse foi o primeiro teste para as minhas pretensões de um dia participar do Desafio do Pateta, na Disney. Esse desafio consiste em uma meia maratona em um dia e uma maratona no dia seguinte. Pelo menos a metade eu consegui completar: 10 Km em Angelina e 21 Km na Meia Maratona da Paz no Trânsito, em Floripa. Isso em pouco mais de 12 horas de intervalo.


Em condições normais não teria feito isso, pois sei que a corrida de Angelina tem muitos morros que nos exigem muito e no final temos um big jantar para os atletas, mas como a meia maratona eu já tinha pago, e foi adiada para o dia seguinte da corrida de Angelina, resolvi encarar o desafio. Aliás, eu, o Ênio, o Marcelo e mais alguns loucos.

A largada ocorreu às 7 horas da manhã, bem cedinho. Horário bom para não pegarmos muito sol. Porém, ele já estava presente e nos acompanhou por boa parte da corrida, mesmo que não tão intenso.

Meu objetivo de corrida dessa vez era conseguir terminar bem a meia maratona. Não estava me sentindo tão cansado por causa da corrida anterior, aliás, estava até bem disposto. Porém, sabia que para uma corrida longa as consequências viriam mais cedo ou mais tarde.

A estratégia era largar com pace de 5 min/Km e tentar manter até o final. Saímos da Praça Sesquicentenário na avenida Beira mar Norte em sentido túnel da Beira mar sul, passando pelo viaduto próximo a rodoviária Rita Maria. Não chegamos a passar pelo túnel, retornamos alguns metros antes. Os primeiros 5 quilômetros até que foram bem tranquilos e consegui manter dentro do planejado: 4:51, 4:56, 4:56, 4:55, 4:59.

No retorno, ao subir novamente pelo viaduto o meu pace aumentou (5:09), mas voltando ao trecho plano, consegui retomá-lo em 4:56 e 4:56 no 7o e 8o Km.  A essa altura estava passando pelo ponto da largada e agora seguia em sentido UFSC. As poucas sombras dos prédios que havíamos pegado na ida já não existiam mais. Desse ponto em diante corremos a céu aberto mesmo.

Tomei o meu gel para repor as energias, mas mesmo assim não consegui manter o pace abaixo dos 5 min/Km. E os ritmos dos quilômetros seguintes foram um pouco acima: 5:06, 5:07, 5:07, 5:03, 5:05, 5:07, 5:06, 5:05. Como havia poucos participantes da meia maratona (cerca de 135 atletas), poucas eram as alterações de posições. Por um lado sofri poucas ultrapassagens, por outro lado corri solitário por quase toda extensão da beira mar norte.

Como referência para a Corrida de São Silvestre, passei pelo Km 15 com o tempo de 1h15min20s, tempo que pretendo melhorar em pelo menos 3 minutos até lá. Só que a meia maratona tem mais 6 quilômetros e foi nesse trecho que o cansaço começou a aparecer com mais força. Tomei um outro gel, mas acho que não era bem disso que eu estava precisando.

No trecho de retorno da beira mar norte estava me sentindo como se tivesse terminando uma maratona. As pernas bastante pesadas, muito desgaste pelo dia anterior e o sol que que reinava absoluto. Consequentemente os paces finais foram subindo: 5:09, 5:18, 5:15 e 5:19 no 17o, 18o, 19o, e 20o Km, respectivamente.

Por mais que me esforçasse não consegui retomar o ritmo que gostaria. Somente no último quilômetro (que pelo Garmin não foi completo) consegui um ritmo um pouco melhor, 4:35, mas com 80 metros a menos. Tive uma boa ajuda nesse trecho final com a presença dos amigos Sebastião e o Bruninho que correram um pouco ao meu lado, dando aquela força e registrando a minha chegada.

A poucos metros do portal de chegada passamos por uma ambulância que estava atendendo um atleta que havia desmaiado, provavelmente devido ao forte calor. Espero que tenha sido somente um susto.

Cheguei, cravando o cronômetro em 1h45min58s e com o garmin registrando 20,92 Km. Não deu pra bater meu recorde pessoal, mas já era esperado. Agora terei que tentar na Meia maratona de Florianópolis, em março.

Tomei vários isotônicos, comi algumas frutas e fui descansar um pouco. Estava tão cansado que nem conseguia falar direito. Já havia poucas pessoas, pois para as categorias de 5 Km e 10 Km já havia sido feita a premiação. Tirei algumas fotos pra registrar o momento e fui embora para encarar um merecido almoço.

Momento da largada

Voltando pela Beira mar Norte

Bruninho me resgatando no final. Olha a ambulância lá atrás !!!

Eu e o Angelo se recompondo da Meia maratona

Pra quem acha que não consegue, esse atleta sofreu um derrame, voltou e completou a Meia maratona (21 Km)

Se correr não dirija. Hora do descanso.

Local: Praça Sesquicentenário - FLN/SC
Data:04/12/2011
Horário: 7 Hs
Distância: 21 Km  (20,92 Km)  

Inscrição: R$ 56,00 
Kit: Número do peito, camiseta, squeeze e chip  

Tempo: 1h45min58s
Pace: 5:04 min/Km

Colocação: 5 de 12 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 46 de 105 (masculino)
Colocação: 48 de 134 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário