domingo, 27 de março de 2011

27/03/2011 - Corrida Rustica Cidade de São José / SC

Corrida Rustica Cidade de São José / SC 

Mais uma corrida no quintal de casa. Local onde normalmente costumo treinar. Apesar disso, gosto bastante de correr por aqui, pois é um percurso plano, com uma bela paisagem e já bem conhecido. 

Para essa corrida não estava muito disposto e ansioso como nas outras. Andava meio desanimado, sem poder treinar muito. Mas nem por isso deixei de ter a minha meta em mente: completar os 10 Km abaixo dos 47 min. 

Não precisei acordar tão cedo, pois além da largada estar marcada para as 9 horas, eu estava a menos de 1 Km do local. 

Ao chegar ao local da corrida, havia uma grande quantidade de pessoas, mas muito além do normal. Nas corridas preliminares teríamos alunos, professores e diretores de diversas escolas do município participando também. Muito legal a iniciativa, sendo a primeira vez que havia visto tanta criança participando. E emocionante mesmo foi ver a chegada dos atletas especiais, que provavelmente corriam pela primeira vez e que se superavam para cumprir o percurso e receber a sua medalha. 

Com isso a largada principal atrasou em pelo menos meia hora, fazendo com que o sol que já estava forte castigasse ainda mais os atletas. Para aqueles que correriam 5 Km seria uma volta pela Beiramar de São José e para aqueles que correriam 10 Km seriam duas voltas. Pouco mais de 100 atletas participaram da corrida de 10 Km. 

Larguei bem e só fui perceber que estava em um ritmo mais forte ao passar pela placa de 1 Km com o tempo de 4min09s. Gostei que a corrida estivesse com as sinalizações da Km. Depois disso tive que reduzir o ritmo para poder levar até o final. Nos próximos 3 Km passei com paces um pouco superior a 4min30s (4:31 / 4:36 / 4:36), mantendo um bom ritmo. 

Como estava quente não poupei nenhum posto de água para hidratação. Fechei a primeira volta, completando os 5 Km em 22min47s. Com esse tempo, apesar de cansado, estava animado para tentar o meu objetivo de tempo abaixo de 47min. Porém, a segunda volta foi bem mais desgastante, principalmente pelo sol intenso. Os paces começaram a subir se aproximando dos 5 min/Km nos Km que se seguiram (4:58 / 4:50 / 4:50). E não tinha jeito, estava no meu limite. Sofri algumas ultrapassagens e quando estava com aquela vontade que bate sempre de desistir, encontrei o Paulo pelo caminho, que me acompanhou e me deu uma força até o 9º km, mas mesmo assim fechei em 5:07. 

Bom, a partir daí, pra dar um ânimo no final, fui em busca de umas ultrapassagens, gastando as minhas últimas energias e após muita insistência consegui realizá-la a poucos metros da chegada, com um último sprint (4:54). Cronômetro travado em 47min28s. Não foi de todo mal pelo calor que acabou fazendo por conta do horário avançado, mas ficou faltando um pouquinho pra chegar no tempo que eu buscava. Agora vai ficar pra próxima. 

Muita hidratação e fruta pra se recuperar, e o caminho de casa dessa vez foi rapidinho. 

Criançada de várias escolas em peso na corrida 
Parceiros velhos de guerra 
Olha eu aguardando a largada 
Quero água 
Agora já estou terminando. Cansado por causa do sol intenso. 

Local: Beira mar de São José - Em frente ao Centro Multiuso
Data: 27/03/2011
Horário: 9h00min 
Distância: 10 Km (9,9 Km) 

Inscrição: R$ 25,00
Kit: Número do peito 

Tempo: 47min28s
Pace: 4:49 min/Km 

Colocação: 11 de 17 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 45 de 87 (masculino) 
Colocação: 48 de 102 (geral) 

domingo, 20 de março de 2011

20/03/2011 - Meia Maratona Internacional de Florianópolis / SC

Meia maratona Internacional de Florianópolis / SC 

Após um ano da minha primeira participação em meia maratona lá estava eu para a 2ª Meia maratona internacional de Florianópolis. Se na primeira não havia conseguido meu objetivo de chegar com um tempo inferior a 2 horas (terminei em 2h2min), dessa vez a minha meta era um pouco mais ousada, chegar abaixo de 1h50min. 

Treinos longos para a preparação foram poucos devido à falta de tempo e as participações em corridas nos finais de semana. Minha preparação contou somente com uns 2 longos de 15 Km e 1 longo de 18 Km, nos últimos 2 meses. O restante dos treinos foram todos até 10 Km. 

A ansiedade era grande, pois sabia que até os 15 Km conseguia chegar, mas depois disso... 

Domingo de super lua cheia que se estendeu até próximo ao horário da largada. Acho que essa foi a vez que tive que acordar mais cedo para participar de uma corrida (ainda escuro). E foi por um bom motivo, quanto mais cedo o início, menos sol pegaríamos durante a corrida. 

Havia distâncias para todos os gostos: 5 Km, 10 Km e a meia maratona (pouco mais de 21Km). Cheguei cedo, pois sabia que o evento atraia atletas de várias partes do país e em cima da hora ficaria quase impossível achar lugar para estacionar. Aproveitei para retirar o chip sem pegar fila alguma. O kit foi entregue na véspera, contendo camiseta regata, squeeze e toalhinha. E para quem participou da primeira, o kit foi praticamente um repeteco, nem a camiseta mudaram. 

Ainda bem que cheguei cedo. Como é que pode um evento que envolve mais de 3 mil pessoas deixar a disposição somente 3 banheiros masculinos. Resultado: filas intermináveis. Só eu gastei 25 minutos aguardando. E não tinha jeito. Era melhor garantir. Saí direto de lá para a largada. 

A largada foi dada aproximadamente às 7h30min pelo padrinho da competição, Robson Caetano. Partiram mais de 1500 atletas distribuídos nas várias categorias. 

Percurso já conhecido. Partimos em direção ao túnel. Larguei mais na frente do que o normal para não ficar tão preso. Imaginei que tinha saído mais fraco que o normal, pois sabia que tinha que me poupar, mas passei pelo 1º km com 4min21s. O 2º km já foi mais normal em torno de 4min43s. Estava planejado correr os primeiros 10 Km por volta de 5 min/Km. Passei então pelo viaduto na entrada da ilha e tínhamos uma bela vista dos atletas quer formavam um bonito tapete colorido. Nesse ponto a placa de Km estava errada, pois não conseguiria nunca concluir o 3º km em menos de 3min. 

Depois disso as placas sinalizaram melhor, e até o 10º km alternei os paces entre 4:50 min/Km e 5 min/Km. Por volta 9o Km passávamos pelo ponto de partida, e recebíamos vários incentivos dos amigos e das pessoas que estavam assistindo. Dava até uma renovada no gás. Meus primeiros 10 Km foram concluídos em 58min54s. Melhor do que o esperado e estava razoavelmente inteiro. Nessa passagem eu já havia tomado um copo de gatorade e 2 copos de água, ou melhor, tentado tomar, pois foi mais pra fora que pra boca. 

Aí começou a parte solitária. Os atletas já estavam bem espalhados pelo percurso e em menor número, pois uma boa parte tinha participado das provas de 5 Km e 10 Km e já haviam terminado. 

Nos Km que se seguiram não quis forçar muito, e o meu pace subiu para mais de 5:10 min/Km. O sol também tinha colaborado para isso, pois ele se apresentou e ficou até o final da corrida. As placas de sinalização demoravam cada vez mais a aparecer. E foi o trecho em que mais fui ultrapassado. Mesmo assim, como nos treinos, até o 15º km foi razoavelmente tranquilo. Seguíamos em direção a UFSC, de onde retornaríamos para o ponto de chegada. Aproveitei para tomar um gel de carboidrato e repor um pouco das energias. Dessa vez não poupei na hidratação e tive sorte ainda de pegar as águas geladas e os gatorades ainda com gelo. Mas me parece que acabou faltando no final para vários atletas. 

Finalmente já estava na reta final da corrida, porém essa reta tinha ainda aproximadamente 6 Km. Entre o 15º e o 18º km parece que meu deu uma recuperada e apesar das pernas já acusarem cansaço fui levando em um ritmo bom, para a atual circunstância. 

A partir do 18º km é que a coisa foi ficando feia. O sol pareceu que esquentou mais, o tênis pareceu que encolheu, as pernas já ameaçaram dar cãibras, a respiração ficou bem mais difícil, as passadas encurtaram e a energia ja estava nas últimas reservas. Meu pace chegou a subir pra quase 6 min/Km. A essa altura apesar de saber que estava dentro do meu tempo objetivo até o momento, nem olhei mais pro cronômetro até o portal de chegada. 

Mas como é a nossa mente e o nosso organismo. Mesmo estando totalmente exausto, ao avistar o portal de chegada parece que ganhamos um fôlego e uma força extra. Ainda deu tempo para dar um sprint final e fazer umas últimas ultrapassagens, fechando a prova com o tempo de 1h47min09s. Nem acreditei que tinha conseguido o meu objetivo e ainda baixado quase 3 minutos. Felicidade total. Estou até gostando mais dos 21 Km. 

Recebemos na chegada uma garrafa de gatorade supergelado que desceu muito bem. Eu ainda tomei mais uns 5 copos de água. Frutas não tive a mínima vontade. Devolvi o chip, que demorei uns 5 minutos pra conseguir retirar, e recebi a medalha. Muito bonita, mas que não trazia nem a edição e nem a data, que julgo importantes pra registrar o evento. 

Todos os amigos chegaram e conseguiram cumprir as suas metas. Parabéns especial aos estreantes na meia maratona, Renato Ventura e Nilton Generini, que concluíram muito bem a prova. E também ao amigo Sebastião que ficou em 5º lugar na geral da prova de 5 Km e ainda recebeu o troféu da maratonista Márcia Narloch. Agora estão todos batizados e que venham mais meia maratonas esse ano !!! 

Largada dada pelo Robson Caetano 
Passagem pelos 10 Km, por enquanto tudo tranquilo 
Nesse dia estava me sentindo muito bem 
Momento da chegada registrado 

Local: Av. Beiramar Norte de Florianópolis / SC
Data: 20/03/2011
Horário: 7h30min 
Distância: 21,097 Km 

Inscrição: R$ 60,00
Kit: camiseta regata, squeeze, toalha, número do peito e chip. 

Tempo: 1h47min09s
Pace: 5:05 min/Km 

Colocação: 36 de 101 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 229 de 639 (masculino) 
Colocação: 254 de 782 (geral) 

domingo, 13 de março de 2011

13/03/2011 - Corrida Pedra Branca - Palhoça / SC

Corrida Pedra Branca - Palhoça / SC


São Pedro não perdoou nesse final de semana. No sábado e no domingo choveu praticamente o dia todo. Até imaginei que não haveria a corrida, mas felizmente para a felicidade de todos presentes ela aconteceu.

A corrida promoveu os empreendimentos do Condomínio Pedra Branca e logo na entrega dos kits éramos recebidos por corretores de imóveis. Boa estratégia que continuou com o percurso passando por praticamente todo condomínio.

A chuva afastou vários corredores, mas mesmo assim mais de 150 atletas acordaram sob chuva no domingo para mais esse evento. Por causa de alguns imprevistos, o percurso teve que ser alterado e houve um pequeno atraso na largada, mas o suficiente para que a chuva desse uma trégua durante a corrida.

Na largada imaginava que o percurso seria plano, mas passados os primeiros metros já percebi que estava enganado. Larguei bem na frente, motivo pela qual fez com que eu praticamente não ultrapassasse ninguém durante a corrida, muito pelo contrário. No primeiro trecho contornamos o lago, uma belíssima paisagem, mas que já mostrava os primeiros sinais de subidas.

Em seguida percorremos o condomínio passando por várias ruas que nos apresentavam as belíssimas residências. Até essa parte estava me sentindo bem disposto, pois o tempo fresco ajudava bastante. Mas aí as coisas começaram a mudar. O novo trecho sairia do condomínio e seria todo de chão de terra com bastante irregularidades provocadas pela chuva. Sem contar que eram morros que não acabavam mais. Difícil foi se manter correndo. Segui em um ritmo de tartaruga, mas mantive.  

Não tive marcações intermediárias, pois não havia as placas de Km. O alívio veio com a volta ao condomínio. Eu me mantinha em uma corrida solitária a essa altura, sem forças para alcançar o atleta da frente e um pouco distante do atleta que vinha atrás. As pernas já mostravam sinal de cansaço devido aos esforços nos morros. O jeito era ir levando até o final.

Para animar um pouco a chegada senti que ainda tinha um restinho de energia e decidi fazer pelo menos uma ultrapassagem. Cheguei a emparelhar com o atleta da frente, mas aí o gás acabou e acabei chegando 3 seg depois. Dessa vez exagerei e acabei passando mal por alguns instantes. Depois de uns gatorades e umas bananas voltei ao normal.

Tinha ficado contente em cruzar a linha de chegada com o tempo de 45min35s, que pra mim seria um tempo excelente se fossem 10 Km. Mas em seguida os GPS indicavam pouco mais de 9 Km. Tá bom se considerarmos os morros.

Recebemos uma bonita medalha e enquanto aguardávamos a premiação, o resultado da corrida já estava sendo divulgado no local. Momentos mais tarde estávamos recebendo o nosso tempo pelo celular. Muito legal esse serviço.

Depois da corrida aproveitei pra ir saborear o almoço que ganhei no sorteio da Corrida anterior, no restaurante Mandala, no Pântano do Sul. Muito bom por sinal. Agora sim estava reabastecido. 

A chuvinha dando uma trégua para a corrida
Grande Mário - tá correndo muito
Tempo fechado. Galera da Sprint em peso.
Na largada com o Sérgio. Correu muito.
Momento pré-largada
Sprint final
Pega na chegada

Local: Show room do Pedra Branca - em frente a Unisul 
Data: 13/03/2011
Horário: 8h00min
Distância: 10 Km (9,04 Km)
 
Inscrição: R$ 67,50
Kit: camiseta adidas, squeeze, número do peito e chip.

Tempo: 45min35s
Pace: 5:03 min/Km


Colocação: 5 de 6 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 31 de 64 (masculino)
Colocação: 33 de 74 (geral)