sexta-feira, 11 de maio de 2012

21/04/2012 - Corrida Rústica de Palhoça / SC


Corrida Rustica de Palhoça / SC


Mais uma corrida com percurso diferente. É muito bom variar de vez em quando. Essa era uma prova em comemoração ao aniversário de Palhoça e foi realizada nas redondezas da prefeitura da cidade.

Com as inscrições gratuitas e premiação em dinheiro muitos atletas de ponta vieram de diversas cidades do estado. Isso tornou a prova bastante disputada.

Pelo anúncio, a largada estava prevista para às 15 horas. Almocei cedo e comi pouco. Cheguei com o Ênio bem cedinho, pois não sabíamos direito o local. Só depois descobri que às 15 horas seria a corrida das crianças. Com isso tive que ficar esperando mais de duas horas. Mas foi bom, pois deu pra colocar o papo em dia.

Nunca tinha visto tanta criança participando das corridas. Aliás, tinha muito mais crianças que adultos. Uma ação muito legal de incentivo ao esporte desses pequenos. E vocês acham que a disputa foi tranqüila ? Pudemos ver altos pegas nas diversas categorias da criançada.

Minha expectativa para a corrida era das melhores. Queria abaixar o meu melhor tempo nos 5 Km, que era de 22min20s. Mas um pouco antes do inicio já anunciavam que o percurso teria um morro a vencer. Se fosse somente um estaria bom...

Devido a grande quantidade de crianças e a premiação a largada foi realizada às 16h30min. A estratégia era correr o que desse no máximo possível, enquanto agüentasse.

Na largada acabo nem controlando muito o pace, mas tento acompanhar os atletas que normalmente correm próximo do meu ritmo. Não sei se isso é o melhor, mas o meu 1º Km incrivelmente foi feito em 4:01. Esse é o tempo que geralmente consigo em um super tiro. Resolvi então reduzir um pouco e tentar sustentar o ritmo abaixo de 4:30 nos próximos quilômetros.

Veio o 2º Km e ainda com o percurso plano consegui sustentar o pace em 4:17. Com certeza essa passagem era a minha melhor marca nos 2 Km (8min18s). Tudo indicava que conseguiria cumprir meu objetivo, mas não pensem que estava sendo fácil. A sensação era aquela de querer desistir contra a vontade de quebrar o recorde pessoal.

No 3º Km o ritmo já estava mais normal, 4:38. Fazia também a minha melhor marca nos 3 Km (12min57s). Ao mesmo tempo que corria sofrendo pra não quebrar, seguia contente por estar no meu melhor ritmo. Eis que chegou o morro maldito, ou melhor, os morros malditos. Foi o suficiente para quebrar totalmente o meu pace. Fiz todo o esforço possível pra tentar mantê-lo até o fim, mas não deu. O 4º Km foi fechado em 4:58.

A essa altura entrava na última parte da corrida, que pré-anunciavam ter 4,8 Km. Tentei forçar novamente nessa parte final, mas não estava em condições físicas de sustentar um sprint final. Fiz umas ultrapassagens, fui ultrapassado, mas no final acho que cheguei bem. Apesar de muito exausto cruzei a linha de chegada com o tempo de 22min13s. Num primeiro instante fiquei contente, pois este seria o meu melhor tempo na distância. Aí lembrei que a corrida não teria os 5 Km. Na verdade, segundo o garmin, ela teve 4,97 Km.

Fiquei na dúvida, 30 metros em 6 segundos, seria possível ? Não importa, pois de qualquer forma consegui melhorar meus tempos pelo menos até o 3º Km e depois tiveram os morros.

Dessa vez não teve medalhas (fazia anos que não deixava de ganhar uma medalhinha) e para o troféu ainda vou ter que comer muito arroz com feijão. Fiquei em 7º na categoria.

Loucos por Corridas
Grande participação das crianças
Largada
Completando o 3o Km
Fim de festa e missão cumprida
Local: Pagani - Palhoça / SC
Data: 21/04/2012
Horário: 16:00 Hs 
Distância: 5 Km (4,97 Km) 

Inscrição: Gratuita 
Kit: Não tem    

Tempo: 22min13s
Pace: 4:28 min/Km

Colocação: 7 de 12 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 49 de 91 (masculino - estimado)
Colocação: 54 de 123 (geral - estimado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário