segunda-feira, 28 de maio de 2012

29/04/2012 - Track & Field Run Series - Shopping Iguatemi - FLN/SC

Track & Field Run Series - Shopping Iguatemi - FLN/SC


Esse foi o resultado que me deixou mais contente desde que comecei a correr. Depois de achar que já havia chegado no extremo do meu limite, descobri que não era verdade e que ele está um pouquinho mais a frente.

Como esta já é a minha terceira participação na Track&Field Run Series de Florianópolis já conhecia bem o percurso e sabia que é uma das poucas corridas daqui que realmente tem os 10 Km. Estava contando com essa corrida para consolidar a melhora do meu tempo nessa distância que era de 46min27s em um dos treinos recente ainda esse ano.

Acordei cedo pra não correr o risco de passar do horário, uma vez que a corrida costumar ser bem pontual. Não tive problemas para  estacionar o carro, pois as vagas do Shopping foram liberadas para os participantes. Peguei rapidamente o chip e já aproveitei para tirar uma foto que saía na hora na máquina disponibilizada pela organização, registrando mais uma participação. Isso tinha que ser no início mesmo, pois depois a fila ficou enorme.

Quando o evento é bom, o tempo passa muito rápido. Após algumas fotos iniciais e uns bate papos com os amigos já era hora do alongamento. Como eu que queria tentar melhorar o meu tempo fui para o portal de largada e me posicionei próximo da onda de pace que eu pretendia fazer “4:30 min/Km”. A organização disponibilizou vários ritmistas e para a minha sorte o ritmista dos “4:30” era o nosso amigo Sebastião. Como eu nunca havia conseguido manter esse ritmo durante todo o percurso, a estratégia era conseguir seguir o Sebastião enquanto pudesse e depois completar como fosse possível. 

Saí bem na frente e dessa vez não perdi tempo na largada. Ao meu lado estava o Sebastião e mais alguns atletas que também tinham o mesmo objetivo de pace. A idéia era exatamente essa, acompanhar esse pelotão. Passamos pelo 1o Km com 4:16, bom para o começo. Um pouco antes de completar o 2o Km, como havia muita concentração de atletas em volta do ritmista, optei por correr por fora e mais livre. 

Estava me sentindo bem e havia conseguido fechar o 2o e o 3o Km em 4:21 e 4:28, respectivamente. Nesse momento segui um pouco mais à frente do Sebastião, que tinha como missão manter o pace de 4:30 durante todo o percurso.

Com o corpo aquecido e estabilizado era hora de tentar manter o ritmo, apesar de saber que essa seria a parte mais difícil. Porém, pela primeira vez percebi como é interessante correr junto dos atletas com objetivos iguais ao seu. Parece que temos uma motivação a mais. Consegui fechar o 4o Km em 4:34 e o 5o Km em 4:33, registrando o meu melhor tempo na distância de 22min13s. Nesse exato momento estava fazendo o retorno para abrir a 2a volta.

Metade do percurso já tinha vencido. A partir daí é que seria difícil manter o ritmo. Ainda com vários companheiros de pace em volta, consegui completar o 6o em 4:34 e o 7o Km em 4:32. Por enquanto estava na minha corrida ideal, acima de quaisquer das minhas expectativas. Apesar de já estar sentindo bastante o desgaste, não saía da minha cabeça a possibilidade de abaixar o meu tempo e de preferência com um sub-45min.
Porém, aquela vontade de parar e andar pelo menos um pouquinho rondava a minha mente. Estava muito puxado para o que eu estava acostumado. Resolvi reduzir um pouco o ritmo, mas o suficiente para não quebrar totalmente. O 8a Km fechei em 4:37 e o 9o Km em 4:39. Foram apenas alguns segundos a mais, mas o bastante para sofrer algumas ultrapassagens. Tinha gente com reserva guardada para o final. Mas tudo bem, a minha briga era contra o relógio.

No ritmo que eu estava conseguiria melhorar razoavelmente o meu tempo. Entrei então pelo último quilômetro. As minhas reservas de energias estavam acabando. E faltando pouco mais de 500 metros para o final, o Sebastião emparelhou novamente comigo (pacer de 4:30). Estava tão perto de conseguir um resultado que estava batalhando a meses. Disse para ele: “vai para eu te acompanhar”. Foi o que me ajudou. Ele manteve o ritmo e fui aos trancos e barrancos tentando acompanhá-lo. Nos últimos 200 metros, ainda com a esperança de um bom resultado, dei aquele sprint final com o restinho de gás que faltava.

Ao entrar na reta final avistei o relógio do portal de chegada e faltando pouco mais de 30 metros vi ele virar para os 45 minutos. Pensei, lá se foi o meu sub-45. Mesmo assim acelerei mais um pouco, inclusive passando outra atleta que fez uma manobra arriscada a minha frente, quase provocando uma bela de uma trombada. Cruzei a linha de chegada exausto com o tempo no relógio apontando 45min07s. Esse era o tempo bruto. Meu tempo líquido recebido no celular indicou 45min04s. E para a minha total felicidade, a minha passagem pelos 10 Km foi registrada em 44min58s. Segundo o meu garmin o percurso total teve 10,03 Km, ou seja, 30 metros a mais.

Somente após a chegada lembrei de me hidratar. Durante todo o percurso, apesar de ter vários postos, passei por eles sem tomar nada de água. Acho que isso foi importante para eu poupar alguns segundos. Não posso deixar de agradecer o pacer e amigo Sebastião que foi o meu referencial durante toda a corrida e me conduziu em um ritmo cadenciado a obter esse resultado.

Essa corrida foi impecável em todos os sentidos para mim. Não diferente das outras edições a organização foi nota dez, inclusive com a divulgação do resultado poucas horas depois. E o melhor é que no mês de setembro teremos mais !!!
Amigo Sebastião - pacer 4:30
Sucesso total - o tempo também ajudou
Bloco de atletas correndo em ritmo de 4:30
Completando a 1a. volta
Esforço final
Essa turma é dez

Local: Shopping Iguatemi - FLN / SC
Data: 29/04/2012
Horário: 7:30 Hs 
Distância: 10 Km (10,03 Km) 

Inscrição: R$ 86,00 
Kit: Camiseta, meia, toalhinha, cadarço elástico, sacola, cupom de desconto e chip.   

Tempo: 45min04s
Pace: 4:30 min/Km

Colocação: 11 de 59 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 83 de 383 (masculino)
Colocação: 90 de 539 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário