segunda-feira, 9 de julho de 2012

01/07/2012 - 17ª Corrida Corpore Bombeiros 10 Km



Nessa prova eu consegui fazer tudo que não se deveria fazer. Com o casamento de um grande amigo de infância, não poderia perder esse evento por nada. Segui rumo a São Paulo no sábado pela manhã.

Antes, porém, como um bom “louco por corridas”, verifiquei se não haveria alguma corrida no Domingo pela manhã. Havia duas mais conhecidas: Circuito das Estações Adidas e a dos Bombeiros da Corpore. Como já estava em cima da hora, a primeira opção não tinha mais inscrições disponíveis. Só me restou partir para a Corrida dos Bombeiros. Mas no meu pensamento iria somente se tivesse condições físicas. Na pior das hipóteses ficaria com o kit somente.

A festa do casamento foi simplesmente perfeita e não tive como não deixar de comer e beber bastante,  sem pensar muito nas consequências para o dia seguinte. Saí da festa um pouco depois da meia-noite e consegui dormir somente próxima da 1 hora da manhã.

Quem está na chuva é pra se molhar e às 4:30 da manhã, lá estava eu levantando, pesado e com muito sono ainda, partindo para mais uma corrida. Minha mãe, coitada, também acordou cedo e foi comigo. Por lá encontrei com os meus primos Silvio e Kazumi, que também gostam do esporte. Como estava cedo, deu para tirarmos algumas fotos no Monumento da Independência, no Museu do Ipiranga e dos vários cenários e veículos dos Bombeiros que estavam em exposição.

A largada foi dada às 8 horas. Havia uma previsão de aproximadamente 5.000 atletas e todos participando da distância única de 10 Km. Me posicionei o mais a frente possível para não perder muito tempo na largada. Mesmo pesado e ainda cansado, estava confiante em conseguir um bom tempo, próximo aos 45 minutos. Sonho meu.

Empolgado por estar correndo em São Paulo, acho que larguei meio rápido, considerando que esse início se tratava de uma subida, 4:24 no 1º Km. Como larguei na frente não tive muitos problemas na dispersão. O 2º Km a 4:40 foi normal. Mas no 3º Km incrivelmente vi minha passagem cravar em 4:15. Apesar de estar ciente de que tinha passado por um bom trecho de descida, era um pace meio fora do normal. Até tinha me animado um pouco.

O 4º Km foi o último que consegui fazer em um pace aceitável, 4:38. Depois disso quebrei completamente. Não sei bem ao certo o motivo, pois poderiam ser vários, mas depois eu vim a saber o maior. Até aqui o percurso tinha sido para baixo. Em seguida fizemos um zig e zag de aproximadamente 2 Km em um percurso mais plano, na Av Dom Pedro I, fechando em 4:59 e 4:53, respectivamente.

A partir daí, com os trechos na sua grande maioria somente de subidas, o meu rendimento decaiu de vez. Não estava mais aguentando fazer os paces abaixo de 5 min/Km. Me arrastava e tentava não caminhar. Sentia os efeitos da noite anterior, das poucas horas de sono, e principalmente dos trechos de subida. No 7º Km ainda fiz um pace de 5:17, mas no 8º Km não teve jeito. Caminhei por uns 100 metros na subida. Descansei um pouco e continuei. Um pouco mais a frente passei pela minha mãe e meu primo que estavam assistindo e dando uma de fotógrafos. Mas em seguida veio outra subida e agora era contínua. Não teve jeito. Até o coração reclamou. Caminhei e descansei mais um pouco e segui. O desastroso ritmo desse Km foi 6:07.

Já sem chances de conseguir um bom tempo segui somente para concluir, pois nem tinha mais condições de forçar o ritmo, e o que deu pra fazer foi os 5:13 no 9º Km e 4:54 no 10º Km. Nunca tinha feito uma corrida tão desastrosa, mas consegui concluí-la com o tempo de 49min47s, bem longe dos 45 minutos que eu gostaria.

Resultado totalmente decepcionante para mim. Aprendi na prática tudo que não se deve fazer na preparação para uma corrida. Mas o passeio e a possibilidade de participar de um evento em São Paulo fizeram valer a pena.

Museu do Ipiranga
Monumento da Independência
 Exposição dos Bombeiros
 Fingindo que estava bem. Depois da foto tive que dar uma paradinha.
 Minha mãe e parentes correndo e prestigiando
Fim de festa. Bonito cenário

Local: Parque da Independência - São Paulo / SP
Horário: 8:00 Hs 
Distância: 10 Km (10,1 Km) 

Inscrição: R$ 80,00  
Kit: camiseta manga longa, chip e número do peito.   

Tempo: 49min45s
Pace: 4:56 min/Km

Colocação: 152 de 602 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 851 de 3603 (masculino)
Colocação: 902 de 4663 (geral)

4 comentários:

  1. Olá Eduardo! Acredito que por mais desastrada que seja uma corrida a gente sempre consegue extrair dela uma lição. É claro que quando se treina bastante a gente esta sempre querendo ver os resultados evoluirem, mas a verdade é que muitas vezes não depende só disso. Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra. Na verdade eu já estava ciente do que poderia acontecer nas circunstâncias que eu fui para a corrida. Aliás, eu nem sabia se ia conseguir correr mesmo. Fui de teimoso. Valeu como uma nova experiência e para comprovar na prática o que não se deve fazer !!! Obrigado pela visita ao Blog. Bjos.

      Excluir
  2. Oi, Hanada.
    Correr em São Paulo deve ser muito bom. Não só pela cidade, mas pelo público em si.
    Seu tempo não foi desastroso, avalie as circustâncias. Ter dormido apenas 3h e estar levemente bêbado. rs
    Parabéns!!
    Forte abraço,
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Helena. A gente como "Loucos por Corridas" aproveita as viagens pra tentar encaixar alguma, ainda mais para fora do estado. Nesse caso valeu muito pelo passeio e por participar de uma corrida diferente. Como experiência, posso garantir, no início a gente até vai, mas com o desenvolvimento da corrida o organismo não aguenta. Por isso aquele negócio de dormir bem, cedo, e se alimentar adequadamente na véspera é pura verdade....rs. Abração, Helena.

      Excluir