terça-feira, 24 de julho de 2012

15/07/2012 - Corrida e Caminhada pela Cura I9 - FLN/SC

Corrida e Caminhada pela Cura I9 - FLN/SC




Final de semana de rodada dupla de corridas. Pior que eram as duas no domingo: uma de manhã e outra a tarde. E não poderia deixar de participar em nenhuma delas. Ambas focadas em ações sociais.

Começando pela Corrida e Caminhada pela Cura, promovida pela I9 Academia, lá fui eu me aventurar pelas ruas dos ingleses. Foi a primeira corrida que participo naquele percurso. Interessante para conhecer novos locais.

Apesar de ser em Florianópolis, pra quem é aqui do continente, leva um pouco mais de tempo para chegar por lá. Ainda bem que saí cedinho, pois levei aproximadamente uns 40 minutos de carro. O Ênio, que tinha feito a Maratona do Rio na semana anterior e estava se recuperando, foi comigo, mas não correu. Assumiu o lugar da Marta, fotografando e filmando. Muito bem por sinal.

A manhã estava extremamente fria, o termômetro chegou a registrar 12 graus, mas com o vento a sensação era de bem menos. Não dava pra ficar sem os agasalhos. Poucos se arriscavam. Eu só tirei mesmo minutos antes da largada.

Estava aguardando a chegada do meu kit com o chip, que precisei contar com a ajuda dos amigos para retirar na véspera. Particularmente eu prefiro que tenha a possibilidade de entrega do kit no dia da corrida, principalmente pra quem mora mais afastado, pois não é todo mundo que tem disponibilidade de retirar no dia anterior ou pode contar com a ajuda de algum amigo para fazer isso.

O kit chegou em cima da hora, com uma bonita sacola e camiseta, além do chip descartável. Gosto muito dessa opção por não precisar retirar o chip no momento da chegada, quando estamos extremamente cansados e fica difícil abaixar para retirá-lo.

A largada ocorreu por volta das 8:30 horas com mais de 200 atletas distribuídos entre as modalidades de distâncias de 14 Km, 7 Km e 3,5 Km. O percurso tinha aproximadamente 7 Km e para os 14 Km seriam necessárias 2 voltas.

Dada a largada, o meu 1º Km, como sempre, foi um pouco mais forte pela empolgação inicial, mas mesmo assim consegui manter o pace abaixo dos 4:40 até o 4º Km. O percurso era totalmente desconhecido para mim e sei que passamos por várias ruas e entradas dos Ingleses. Bom que era tudo plano.

Gosto de seguir alguns referenciais durante a corrida e dessa vez eles foram o Fausto e o André, que dispararam na frente. Como sei que geralmente chegamos bem próximos não deveria perdê-los de vista. E foi o que fiz, mas sempre tentando manter a regularidade no meu pace. Ao final da primeira volta já estava me aproximando um pouco mais deles.
1º Km - 04:22
6º Km - 04:42
11º Km - 04:32
2º Km - 04:40
7º Km - 04:45
12º Km - 04:46
3º Km - 04:38
8º Km - 04:41
13º Km - 04:46
4º Km - 04:37
9º Km - 04:47
890 m - 04:04
5º Km - 04:43
10º Km - 04:35


No início da segunda, lá pelo 9º Km, consegui emparelhar com o Fausto e seguimos juntos por um bom trecho. Nesse ponto o vento já estava castigando contra e estava muito difícil manter o ritmo. Mas perseguindo a minha regularidade continuei em ritmo forte, conseguindo alguns paces em 4:35 e 4:32. Logo em seguida nos quilômetros finais paguei um pouco por isso e o meu ritmo caiu, o suficiente para perder umas 2 posições.

Cheguei, concluindo a prova em 1h04min42s. Como era uma prova inédita e sem referencial ainda considerei bastante razoável para a distância, sendo que buscava um tempo inferior 1h05min como meta. Na chegada tivemos uma mesa de frutas, distribuição de água e isotônico, e recebemos uma linda medalha.

Depois assisti a premiação, que foi no galpão onde ocorre a festa da Tainha. E não pude deixar de comer um delicioso pastel de camarão, aliás dois.

Muito boa a prova e a organização está de parabéns. Só o frio e o vento que castigaram um pouco, mas quem tá na chuva é pra se molhar. Essa foi a primeira etapa do dia.
Muito frio. Ênio, eu e o Fausto.
 Concentração pré-largada
 Sebastião prestigiando o evento e recebendo as doações das fraudas
 Foi dada a largada
 Uma volta já se foi. Falta somente mais uma.
Chegada: 1h04min40s

LocaL: Praia dos Ingleses - FLN/SC
Horário: 8:30 Hs 
Distância: 14 Km (13,89 Km) 

Inscrição: R$ 35,00  
Kit: camiseta,chip e número do peito.   

Tempo: 1h04min40s
Pace: 4:39 min/Km

Colocação: 4 de 10 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 25 de 71 (masculino)
Colocação: 26 de 90 (geral)

2 comentários:

  1. A foto da chegada, de longe, foi a melhor de todas. Reconheço o talento do fotógrafo. Sobre a corrida: não me lembro de um frio tão intenso. Culpa do vento. Mesmo assim, conseguisse o objetivo. Faltaram uns 100 metros, mas ficou de bom tamanho. Paces regulares. Muito bom para a maratona. Faltam 3 semanas. \o/

    ResponderExcluir
  2. Com certeza a foto da chegada não podia ser melhor, Ênio. Pena que esse fotógrafo quase não tem disponibilidade para fazer essas coberturas sempre, pois geralmente está do outro lado...rs. Os treinos para a maratona e a gripe não deixaram ser melhor, mas foi muito bom. Ah, o melhor de tudo foi o pastel !!!

    ResponderExcluir