quarta-feira, 1 de agosto de 2012

22/07/2012 - Meia do Bela Vista Country Club - Gaspar / SC


Meia do Bela Vista Country Club - Gaspar / SC
Essa foi a minha segunda participação na meia maratona Bela Vista de Gaspar. Me serviu com um bom treino para a maratona de Blumenau.


A semana que antecedia essa corrida eu estava gripado e cheguei inclusive a ficar sem voz durante alguns dias. No meio da semana comecei a melhorar, mas não cheguei a me recuperar 100%, pois estava ainda com o nariz bem congestionado e a garganta raspando um pouco.


No dia da corrida até que acordei bem disposto. Tive que acordar às 4 horas da manhã para sair às 5:00 hs, pois tinha que estar cedo em Gaspar para a retirada do kit. Minha mãe, que estava me visitando, foi comigo, além do Ênio, companheiro de viagens nas corridas mais distantes. Todos tendo que madrugar.


O dia estava frio, mas não chovia. A viagem foi bem tranquila e chegamos a tempo. Aliás até um pouco mais cedo. Melhor, pois não tivemos dificuldade para estacionar o carro. Encontramos com vários amigos da corridas tanto aqui da grande Florianópolis como da região: Nilton, Egomar e família, Paraíba e namorada, Fausto, seu Ademir, Anselmo... A turma que não perde uma.


Retirei o kit, mas para a minha surpresa só havia camiseta baby look e normal PP. Não consigo compreender isso, pois informamos no cadastro o tamanho da camiseta. Bom, minha mãe ganhou então a camiseta do evento, pois nem sonhando entrava em mim.


Apesar de ainda estar meio gripado tinha na mente a meta de fazer a prova abaixo de 1h40min. O ano passado tinha concluído em 1h44min30s. Porém, estava ciente que não seria fácil.


A prova teve as modalidades de 6 Km e 21 Km individual e revezamento, com largada em frente ao Clube Bela Vista. Larguei decidido a tentar manter um pace em torno dos 4:40. Na verdade não me recordava muito da altimetria do percurso. Tinha a impressão que era bem plana. Mas não era bem assim.


Os quilômetros iniciais não tive problemas em manter o pace desejado, pois geralmente se está com o gás total. Porém, a partir do 4º Km fui tendo dificuldades em manter o ritmo. Até agora eu não entendi muito o que aconteceu: ou os altos e baixos discretos mas presentes do percurso, ou as consequências da gripe. Só sei que a duras penas eu estava conseguindo manter o pace abaixo dos 5 min/Km.


Na passagem do 8º Km, novamente em frente ao Clube Bela Vista, contávamos com o apoio do pessoal presente que prestigiava o evento, e aproveitamos para ter alguns registros fotográficos. A essa altura eu já estava conformado que um novo sub 1h40min seria impossível de ser obtido, e tentei rodar um pouco mais confortável. Tomei o meu gel de carboidrato no 10º Km e foi só.


Quando estava no meu 11º Km indo em direção ao centro de Gaspar, passei pelo Tanzaniano (só que do lado oposto). Ele já estava em seus quilômetros finais e venceu a meia maratona tranquilo. Eu ainda tinha mais 10 Km para percorrer.


Na verdade não consegui rodar tão confortável após ter estabilizado. Ficava cada vez mais difícil manter o pace abaixo dos 5:00 e consegui fazer isso somente até o 16º Km, que foi até o retorno no centro de Gaspar. Depois disso, nem com muito esforço foi possível. O percurso teve uma alteração no retorno em relação ao ano passado. Talvez para chegar próximo dos 21,097 Km.
1º Km - 04:44
7º Km - 04:53
13º Km - 04:51
19º Km - 05:02
2º Km - 04:29
8º Km - 04:53
14º Km - 04:54
20º Km - 05:11
3º Km - 04:44
9º Km - 04:45
15º Km - 04:51
21º Km - 04:57
4º Km - 04:53
10º Km - 04:54
16º Km - 04:53
160 m - 00:45
5º Km - 04:58
11º Km - 04:48
17º Km - 05:01

6º Km - 04:45
12º Km - 04:55
18º Km - 05:19

Eu tinha uma segunda meta, é claro, para me manter motivado. Melhorar o meu tempo em relação ao ano passado. E pelo andar das coisas, se afrouxasse nem isso eu conseguiria. Já sentia que o meu desempenho entrava na curva de descendência e aquela vontade de caminhar foi aumentando.


No 18º Km cedi por alguns momentos, peguei um copo de água para me hidratar e dei uma caminhada durante uns 30s. Não perdi muito tempo e depois consegui voltar ao ritmo anterior. Faltando um pouco mais de 1 Km para terminar ainda tinha mais um morrinho para complicar. A essa altura já estava brigando contra o relógio para não deixar escapar muito o pace que voltou a subir.


Passado o morro e já quase sem forças levei o último quilômetro me arrastando até chegar próximo ao portal, quando o incentivo do público me deu uma última dose de energia.


Passei pelo portal com o tempo de 1h43min25s (Garmin). Longe do que eu gostaria inicialmente, mas pelo menos melhorei o tempo do ano anterior. Muito sacrificante e exaustiva para mim essa corrida. Cheguei com dores no corpo inteiro e a medida que ia desaquecendo as dores iam aumentando.


Não fiquei para a premiação, pois estava cansado e com muita fome. Almocei com a minha mãe no clube mesmo e pegamos a estrada de volta.



Minha mãe me prestigiando
 Galera aguardando devidamente agasalhada
  Concentração pré-largada
 Curva final para a chegada
 
 Mais um prova concluída com o devido registro do tempo
Eu, seu Ademir e o Fausto
Egomar, Priscila (estreante na meia), eu e o Ênio

LocaL: Bela vista Country Club - Gaspar/ SC
Horário: 8:30 Hs 
Distância: 21,097 Km (21,200Km) 

Inscrição: R$ 45,00  
Kit: camiseta e chip.   

Tempo: 1h43min25s
Pace: 4:53 min/Km

Colocação: 22 de 37 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 144 de 264 (masculino)
Colocação: 157 de 325 (geral)

3 comentários:

  1. Sério que tu publicou isso às 4:14 ou tava programado?

    Qualquer dia desses, já estou me preparando para não ter carona, de tanto que eu peço haha.

    A parte das camisetas é lamentável, mas pelo menos nossas mães ganham camisas sem correr.

    O dia estava muito bom para correr em Gaspar. O sub 1h40' não veio, mas ainda assim fizesse um bom tempo. Apesar de chegar meio destruído hehe. Na maratona vamos mais devagar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que estranho. A postagem foi de manhã um pouco antes de você escrever. 4:14 eu estava sonhando... Carona não tem problema, enquanto eu for é tranquilo. Com certeza na maratona vai ter que ser bem mais devagar. Tá chegando !!!

      Excluir
  2. Olá Eduardo! Lendo seu relato fiquei pensando em como durante o percurso das provas, a gente vai procurando novos objetivos( quando os que inicialmente não dão certo) para nos mantermos motivados e focados, é assim mesmo. Apesar de vc não ter ficado muito satisfeito achei que foi um ótimo tempo. Obrigada pelas dicas sobre a meia maratona lá no blog.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir