sábado, 4 de agosto de 2012

29/07/2012 - 5ª Corrida Volta a Lagoa

3a. Volta a Lagoa - FLN/SC
A 3ª Corrida Volta a Lagoa, para mim já era a 5ª edição desde 2009, quando comecei a participar das provas de rua. Lembro que nesse ano tiveram duas edições com esse mesmo percurso. Eu ainda estava engatinhando nesse negócio e meus tempos foram próximo de uma hora. Na época imaginei, será que um dia consigo percorrê-lo abaixo de 50 minutos? Esse era o meu desafio para esse ano, uma vez que em 2011 tinha melhorado alguns segundos somente.

A previsão do tempo anunciada durante a semana era de possibilidade de chuva, que acabou não se concretizando. Somente o friozinho já estava de bom tamanho.

Para o percurso de 10 Km, que na verdade tem algo próximo de 10,42 Km, tiveram as modalidades individuais e de revezamento de duplas, o que permite uma maior participação. Mais de 400 atletas largaram pouco depois das 9 horas da manhã rumo a Lagoa da Conceição.

Como eu já conhecia o percurso tinha traçado a estratégia de encarar o morro do badejo (próximo do 6º Km) fazendo uma pit stop para hidratar e descansar um pouco.

Larguei com a idéia de manter um pace na casa dos 4:40, e fui seguindo o ritmo da galera. Na passagem pelo 1º Km quando olhei para o relógio e vi o pace de 4:15, percebi que o pessoal estava correndo muito forte. Nesse ritmo pra mim comprometeria toda a parte final. Apesar de estar sofrendo várias ultrapassagens fui reduzindo um pouco, mas mesmo assim estava com pace bem abaixo do meu planejamento.
1º Km - 04:15
4º Km - 04:34
7º Km - 04:57
10º Km - 04:43
2º Km - 04:26
5º Km - 04:38
8º Km - 04:38
420m - 01:54
3º Km - 04:34
6º Km - 05:12
9º Km - 04:55

Com o passar dos quilômetros minha respiração foi se estabilizando e consegui recuperar boa parte das ultrapassagens que sofri. Quem tem me ajudado bastante nessas corridas é o Fausto que corre no mesmo ritmo e acaba sendo um excelente referencial, puxando mais no início.

Enquanto estava em um trecho razoavelmente plano meu rendimento foi melhor que o esperado, fechando os 5 primeiros quilômetros com o tempo de 22min27s (pace médio de 4:30). Estava com crédito para a segunda parte.

Logo veio o tão esperado Morro do Badejo. Esperado por mim, pois ia poder dar uma descansada. Dei uma acelerada final até chegar no início do morro, quando encontrei com o Cleto. Exatamente na placa que apontava o 6º Km, conforme programado, parei. Caminhei um pouco morro acima, descansando e tomando um copo de água que havia pegado anteriormente.

O pouco tempo que caminhei fui vendo vários amigos me passarem. Nesse momento pensei: será que essa era a melhor estratégia? Na minha cabeça tinha registrado a impressão de que o ritmo caminhando era muito semelhante ao ritmo de estar correndo devagar. Mas à medida que avançava as coisas foram se invertendo e cheguei com um pouco mais de gás próximo ao topo do morro, quando retornei a correr.

Boa parte das posições perdidas consegui recuperar ainda no final do morro e nos quilômetros seguintes. Pareceu-me uma decisão acertada. Depois disso o percurso foi ladeira abaixo e mais alguns trechos sinuosos até a chegada. Na reta final já estava que não me aguentava mais e foi impossível dar um sprint. Consegui atingir meu objetivo e completar a prova com o tempo de 48min45s. Fiquei muito satisfeito com o resultado, além do esperado.

Depois de me hidratar e saborear algumas frutas fui me trocar rapidamente, pois estava totalmente ensopado e com muito frio. Fiquei vendo um pouco da premiação e jogando conversa fora com os amigos. Novamente o nível da prova foi bastante alto, vindo inclusive muitos atletas de outras regiões.  Mais uma prova cumprida e a presença de vários amigos.
Galera chegando para a corrida 
 Um duplo registro com Egomar e o Fausto 
 Não gosto, mas dessa vez corri de manga comprida 
Chegada
 Eu e o Ênio na chegada 
                                                                   Registro Pós-prova 

Local: Lagoa da Conceição - FLN / SC
Horário: 9:00 Hs 
Distância: 10Km (10,42 Km) 

Inscrição: R$ 31,00  
Kit: Camiseta, gel e número do peito.    

Tempo: 48min45s
Pace: 4:41 min/Km

Colocação: 11 de 31 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 82 de 245 (masculino)
Colocação: 89 de 323 (geral)

Um comentário:

  1. Excelente resultado, Eduardo. A prova em si foi muito boa. Participação expressiva de gente outras regiões. E você baixou bastante seu tempo. Parabéns!!
    Um abração.
    Helena

    ResponderExcluir