sexta-feira, 7 de setembro de 2012

02/09/2012 - Track&Field Run Series - Shopping Iguatemi - Etapa 2

Track&Field Run Series - Shopping Iguatemi - Etapa 2

Esse ano tivemos o privilégio de contar com uma segunda edição da corrida da Track&Field Run Series Shopping Iguatemi. E dentro das possibilidades $$$ não pretendo perder nenhuma delas aqui na região.

Começa por um kit de participação cada vez melhor, que para mim já paga o valor da inscrição.  Dessa vez foi o melhor kit que recebi nas corridas em que participei até hoje, com camiseta, toalhinha, meia, cadarço elástico, sacola, barra de cereal, porta cápsulas, esparadrapo e revista, além do número de peito e chip.

Eu vinha de um longo período de preparação para a maratona de Blumenau e por isso os treinamentos foram baseados em tempo de rodagem e não em velocidade. Por isso a minha expectativa de fazer a corrida de 10 Km em 45 min era muito baixa, ainda mais considerando um dor diferente no peito do pé que na ultima semana me preocupava. Tinha consciência de que o meu organismo ainda não estava no estágio da edição do mês de abril, e os últimos treinos demonstravam isso.

Uma coisa interessante dessa corrida é que ela começa bem cedo, 7h30min da manhã, e isso é bom, pois não pegamos muito sol no decorrer da mesma. O duro é acordar de madrugada, mas acho que isso já está virando costume.

Toda a infraestrutura pronta para a festa. Estacionamento, muita gente chegando, várias barracas de assessorias esportivas, tenda de massagens, café da manhã, e o tradicional terminal para tirarmos fotos na hora. Eu e o Ênio como chegamos cedo garantimos a nossa rapidinho, pois depois a fila ficou gigante.

O tempo de espera passou rapidinho, principalmente quando estamos jogando conversa fora e tirando fotos com os amigos. Passou tão rápido que nem deu tempo de me aquecer melhor para a largada. Quando vi, já estavam todos se alinhando e fui me posicionar o mais a frente possível. Encontrei o Sebastião, que estava como ritmista dos pace de 4:30 min/Km. Ia tentar acompanhá-lo novamente.

Cerca de 1.000 atletas largaram em frente ao Shopping Iguatemi, entre as categorias de 5 Km e 10 Km. A minha estratégia era tentar fazer uma corrida constante, sem grandes variações de pace, acompanhando o meu amigo Sebastião. Ele largou e seguiu um pouco mais a frente. O interessante de se ter um ritmista é que você não precisa ficar acompanhando tanto pelo relógio, é só tentar acompanhá-lo.

Larguei me sentindo bem, mas não queria exagerar no começo. Estava no ritmo do meu planejamento. Porém, apesar de estar com o Sebastião sempre na vista, somente após o 3ºKm consegui emparelhar com o ele. Isso já era no retorno da primeira volta. Consegui acompanhá-lo até o 5º Km, concluído com 22min24s.

Já entrando na segunda volta percebi que tinha forçado demais para tentar acompanhar o amigo ritmista e estava difícil até de continuar correndo. Desisti de acompanhá-lo.
1º Km - 04:23
4º Km - 04:26
7º Km - 05:04
970m - 04:15
2º Km - 04:33
5º Km - 04:33
8º Km - 04:45

3º Km - 04:29
6º Km - 04:44
9º Km - 04:47

Normalmente eu não pararia, mas cheguei a sentir uma dorzinha no coração por estar em um ritmo forte para mim. Decidi então fazer uma parada estratégica quando passei por um posto de água no 7º Km. Também, o sol já começava a incidir mais forte. Acho que gastei uns 20 segundos nessa breve caminhada para descansar e me hidratar.

Tentei retomar o ritmo anterior, mas não estava fácil. Fui sofrendo algumas ultrapassagens nesse finalzinho. O Sebastião, eu nem conseguia ver mais. Me arrastava para terminar ainda com um tempo razoável. No último quilômetro dei uma aceleradinha para recuperar algumas posições perdidas e tentar ainda completar os 10 Km dentro dos 45 minutos.

Uma das particularidades dessa corrida é que perto da chegada podemos contar com o incentivo dos vários amigos e amigas. Isso é muito importante para dar aquele sprint final. Acho que estou ficando mestre em cruzar a linha de chegada no último segundo. O sub-45 dessa vez não deu mesmo, mas o sub-46 ficou no limite. Concluí a prova com o tempo de 45min59s.

Devido ao esforço final cheguei a ficar enjoado na chegada, mas ainda bem que logo passou. E pude aproveitar a hidratação e a mesa de frutas. Além dos sanduíches e sucos que também estavam a disposição dos atletas.
Tudo muito perfeito, como sempre, nas corridas padrões Track & Fields Run Series. Muitas fotos com os amigos para a prosperidade e um retorno cedo para casa.


Foto do Totem - Cortesia T&F
Café da manhã 
Largada 
Entrando na segunda volta com o Sebastião 
Quase chegando 
Sprint final
Nós estivemos lá 

Local: Shopping Iguatemi - Florianópolis - SC
Data: 02/09/2012 
Horário: 7:30 Hs 
Distância: 10Km (9,97 Km) 

Inscrição: R$ 86,40
Kit: Camiseta, toalhinha, meia, sacola, cadarço elástico, barra de cereal, porta cápusla, esparadrapo, revista, número do peito e chip.    

Tempo: 45min59s
Pace: 4:37 min/Km

Colocação: 13 de 54 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 65 de 304 (masculino)
Colocação: 69 de 415 (geral)

4 comentários:

  1. Olha, olha. O tempo foi apesar de tudo. Enjoos e coração à parte, ainda conseguisse manter um bom ritmo. Depois da maratona a gente bate todos os recordes pessoais. Vai ser muita vontade de correr rápido e esquecer os treinos longos e lentos para a maratona.
    Quero ver o dia que a maratona for nesse pace. Aí vai ser bonito. \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Ênio. Vamos aguardar o fim das maratonas. Depois corremos atrás dos recordes pessoais mundiais. A diferença de treino é enorme. Antes eu não tinha idéia, mas agora eu sinto na prática. Primeiro foco no sub 4h na maratona de SC !!!

      Excluir
  2. Valeu Eduardo,
    Não participei da segunda etapa, mas concordo contigo, as corridas da Track & Fields Run Series, são perfeitas.
    Faltou pouco para o sub-45, assim mesmo, foi um ótimo tempo.

    Bons treinos,
    Agraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Marcelo. Estabilizar esse sub-45 não está sendo fácil, ainda mais agora com os treinos para a maratona. Mas depois vamos ter várias etapas das corridas da Track&Field ainda pra brincar. Abraço e bons treinos também.

      Excluir