quarta-feira, 26 de setembro de 2012

23/09/2012 - Corrida pela Paz 2012

Corrida pela Paz 2012 - Florianópolis / SC

Nessa última semana antes da Maratona de Santa Catarina era para ter feito um treino longo final na minha preparação. Entretanto, com o calendário repleto de provas não foi possível (não consigo resistir). Ainda no período da manhã acontecia na Beira mar norte de Florianópolis a Corrida pela Paz 2012, uma prova idealizada pela ONG No Drogas, e que promove uma vida sem uso de drogas e sem violência.

Essa foi a minha 4a participação seguida nesse evento, iniciada em 2009. Estava um pouco ansioso por ela. Apesar de estar me preparando para a maratona queria confirmar um sub-22min na prova de 5 Km. Essa seria uma boa oportunidade pelo percurso plano da beira mar.

Para contribuir com o sucesso do evento tivemos um dia muito bonito, incentivando a todos a saírem de suas casas para uma caminhada ou uma corrida. Isso permitiu a participação de muito mais atletas que no ano anterior. E com o objetivo de alcançar os vários níveis de atletas, foram disponibilizadas as modalidades de 4 Km de caminhada, 5 Km e 10 Km de corrida. Eu participei na modalidade de 5 Km. Como curiosidade, o crescimento do número de atletas nessa distância foi de 216 em 2011, para 624 em 2012, praticamente triplicando.

Nessa prova a utilização da camiseta do evento era obrigatória e o grupo “Loucos por Corridas”, assessorado pela nossa grande colaboradora e a amiga Marta Ventura, conseguiu juntar cerca de 50 inscrições para termos as camisetas personalizadas com o nome do grupo. Parabéns e obrigado pela iniciativa, Marta. Ressaltando que, além disso, ela também participou da prova de 5 Km, completando muito bem.

Eu e o Ênio chegamos bem cedinho na beira mar norte. Ainda com os trabalhos se iniciando. Precaução para não ficar sem lugar para estacionar, uma vez que já sabíamos que a previsão era de haver mais de 1.500 atletas participando.

Acredito que essa foi uma das corridas que mais reuniu o pessoal do grupo “Loucos por Corridas” e dos não tão loucos assim. Desde o início fui encontrando muita gente: amigos antigos, amigos novos e futuros amigos. Ainda lembro bem da minha primeira participação em corrida. Fui sozinho com a cara e coragem, sem conhecer ninguém, me sentindo totalmente perdido. Hoje uma das principais coisas que me mantém motivado é poder contar com as amizades construídas durante esse tempo de corredor.

As conversas estavam tão boas que quando vi já estava na hora da largada. Nem deu tempo para aquecer. E dessa vez eu devia ter me aquecido um pouco melhor, pois iria correr somente 5 Km e teria que sair mais forte.
Alinhei-me para a largada posicionado mais à frente, pois com a quantidade de atletas e a largada simultânea das várias modalidades de distância com certeza o congestionamento no início seria inevitável e em provas curtas não temos muito tempo a perder.

A largada ocorreu às 8:35, com mais de 1.000 atletas e iniciantes. Eu estava ao lado do Anselmo e como ele está evoluindo muito rápido ia tentar acompanhar o seu pace. Porém, na empolgação da largada acabei comprometendo todo o restante da minha corrida. Com a sensação de estar correndo em um ritmo muito devagar por estar sendo ultrapassado por todos os lados acabei fazendo um 1o Km muito mais rápido que o usual. A propósito, foi em ritmo de tiro de 1 Km, 4:07.

Era óbvio que não conseguiria manter esse ritmo por muito tempo, por isso tive que dar uma segurada no 2o Km. O problema é que quando forçamos muito no início a recuperação para os próximos quilômetros fica bem mais complicada. No 3o Km ainda consegui sustentar um bom pace, acompanhando o Anselmo, e passando apenas com 12 segundos acima do meu melhor tempo nessa distância (12min40s).

O problema maior veio no 4o e no 5o Km. O gás simplesmente acabou e por mais que eu insistisse sentia a limitação na respiração e o esforço do coração. Resultado, 4:40 no 4o Km e 4:41 no 5o Km. Paces esses que inviabilizaram o cumprimento da minha meta de sub-22 nos 5 Km. O que deu pra fazer foi 22min20s. Parece fácil tirar esses 10 seg/Km nos paces finais, mas não é mesmo. Fiquei com a pulga atrás da orelha pensando se daria pra ter cumprido o meu objetivo se tivesse largado um pouco mais conservador, sem forçar tanto. Agora vou ter que esperar outra oportunidade.

1º Km - 04:07
4º Km - 04:40
2º Km - 04:26
5º Km - 04:41
3º Km - 04:26
170m – 00:46

Completei a prova com o tempo de 23min06 seg. Conforme indicação do GPS (Garmin) a prova teve distância de 5,17 Km. Coincidência ou não, foi praticamente o mesmo tempo do ano passado.
Como cheguei cedo, pude desfrutar ainda de toda a estrutura que o evento oferecia, mas só consegui mesmo foi beber bastante água. Provas curtas são rápidas, mas são intensas e nos deixam extremamente acabados na chegada.

Troquei de camiseta, peguei a máquina fotográfica e fui registrar a chegada dos amigos que completavam as provas de 5 Km e 10 Km. Nesse meio tempo e durante a entrega da premiação pude conhecer e encontrar pessoalmente alguns amigos atletas que só conhecia virtualmente: a Liz, com a sua alegria contagiante, o Fernando Borba e o Fernando Mendes. Fiquei contente também, pois pude encontrar com alguns colegas com quem trabalhei no passado: Brito (CREA) e o Prof. Leandro (UFSC).

Gostei muito da medalha. A mais bonita de todas as edições. Após o término das atividades, como já estávamos próximo da hora do almoço e em frente ao Ragazzo, não tivemos como resistir a uma boa e nutritiva alimentação para repor as energias: bib esfiha´s e coxinhas !!!

 Quase o triplo de participantes em relação ao ano de 2011
 Beira mar norte fechada pela Paz
 Eu, Fausto Egídio e seu Ademir (amigos de pace)
 Minha visão da largada
 Mesa de frutas para recuperação
 Ênio, Jacks, Helena, Claudinha e Dona Manuela.
 Estamos quase em todas: Eu, Renato e Ênio

Local: Beira mar Norte - FLN/SC
Data: 23/09/2012 
Horário: 8:30 Hs 
Distância: 5Km (5,17 Km) 

Inscrição: R$ 23,00
Kit: camiseta, número do peito e chip    

Tempo: 23min06s
Pace: 4:28 min/Km

Colocação: 10 de 28 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 61 de 333 (masculino)
Colocação: 66 de 624 (geral)

4 comentários:

  1. "Fui sozinho com a cara e coragem, sem conhecer ninguém, me sentindo totalmente perdido. Hoje uma das principais coisas que me mantém motivado é poder contar com as amizades construídas durante esse tempo de corredor."

    Essa sua frase resume a minha realidade tb.

    Obrigado por estar sempre lá.

    Nilto Generini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Nilton. Eu é que agradeço. Que continuemos sempre assim, com essa turma motivadora, que busca uma melhor qualidade de vida e com esse super astral. Abraço.

      Excluir
  2. É isso mesmo Eduardo, o destaque do Sr.Nilton, é bem oportuno. Na primeira prova que participei, no Costão do Santinho, estava sozinho, meio assustado e um pouco perdido; era o primeiro contato com esse mundo da corrida; lembro que pedi informação a você para saber onde retirava o kit. Ficou gravado porque nas provas seguintes, sempre te encontrava, e pensei... caramba esse é "louco por corrida" mesmo, rs.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Comentários de alta qualidade. Vou contribuir dizendo que fazer só 5 km foi quase uma vergonha, senhor Eduardo haha. Mas eu entendo. Rumo à maratona.

    ResponderExcluir