sexta-feira, 19 de outubro de 2012

19/10/2012 - Circuito de Corridas Caixa - Etapa São Paulo

Circuito de Corridas Caixa - Etapa São Paulo

SportNews - 14/10/2012 - Circuito de Corrida Caixa - Etapa São Paulo
37 seg - camiseta vermelha

Essa foi a minha primeira participação em uma corrida do Circuito Caixa de Corridas. Por meio de uma promoção feita pelo twitter ganhei a inscrição para participar da Etapa de São Paulo. Normalmente o valor da inscrição é R$ 50 e para correntistas da Caixa Econômica metade do valor.

Eu estava com dúvida em ir para São Paulo participar, mas um conjunto de felizes coincidências acabou viabilizando a minha participação: promoção de tarifas aéreas, aniversário da minha sobrinha, visita aos meus pais, e uma semana que eu não tinha nenhuma corrida programada (depois apareceram duas aqui na região).

A programação para o final de semana era apertada, chegada no sábado de manhã, retirada do kit, almoço e festinha de aniversário da minha sobrinha, um pouco de descanso e conversas com a família (foi bem pouco mesmo), corrida na manhã de domingo, visita aos irmãos e retorno para Santa Catarina no final da tarde.

Nas corridas aqui em Santa Catarina a logística para chegar ao local da prova é bem mais tranquila. Em São Paulo tudo fica muito mais complicado, com ruas fechadas e sem muitos locais de estacionamento na redondeza. Além dos famosos flanelinhas. Bom mesmo é quando tem metrô por perto, mas nesse caso não era tão perto assim.

Como tinha parado de chover, resolvemos deixar o carro na casa da minha irmã e seguir caminhando até o Estádio do Pacaembú. Minha mãe também foi junto. Conforme o GPS do celular indicou, esse percurso foi de aproximadamente 3 Km. Já deu pra dar uma aquecidinha e conhecer parte do percurso. Acabei tendo que ir trotando para poder chegar a tempo de retirar o chip que tinha horário limite até 7:30. Cheguei faltando uns 10 minutos. Minha mãe e minha irmã foram andando, aproveitando que a Av. Pacaembú já estava fechada.

No local da largada, enquanto aguardava o horário, tive o prazer de conhecer pessoalmente o amigo, que até então era virtual, Fábio Namiuti. Ele também é um forte adepto das corridas de rua e tem um dos blogs de corredores que considero o mais completo. Vale a pena conferir, ele tem uma história bastante interessante de superação.

Não consegui me posicionar muito bem na largada, pois lá o pessoal já se alinha bem cedo e a largura da pista era estreita. Fui indo para frente até onde era possível, mas acho que fiquei no bloco intermediário, onde encontrei o Fabio novamente e conversamos mais um pouco. Minha esperança é que a dispersão na largada fosse rápida.

Havia duas modalidades de distâncias: 5 Km e 10 Km, com aproximadamente 3 mil atletas inscritos. Eu participei na distãncia de 10 Km. A prova contaria também com a participação do Marílson Gomes dos Santos e o queniano Hillary Kipgetch Kibet, que iriam brigar até os últimos metros pela vitória.

Voltando a minha realidade, fiz uma largada tentando controlar a empolgação, saindo meio travado por conta de alguns grupos de corredores que seguiam em bloco. Até sair do estádio não tinha espaço algum para ultrapassagens. Por um lado até que foi bom para não sair forte demais, mas por outro, nos exige fazer manobras, driblando e achando brechas entre os atletas.

Como eu tinha vindo pelo percurso da prova, já sabia que no final dos 10 Km encontraria uma boa subidinha, principalmente perto da chegada no estádio. Não era muito forte, mas era contínua. Acredito que nos últimos 1,5 Km. Por isso já larguei pensando nisso.

Os dois primeiros quilômetros foi muito bem, dentro do esperado e sem estar morrendo. O problema começou quando saímos da Av. Pacaembu. Não sei por quais ruas passei, mas o fato é que pegamos umas belas subidas que fizeram meu ritmo cair bem. Fazer uma prova com pace regular já estava descartado. O tempo que costumo perder nas subidas não consigo recuperar nas descidas. Isso é fato.


1º Km – 04:31
4º Km – 04:43
7º Km – 04:34
10º Km – 04:58
2º Km - 04:27
5º Km - 04:38
8º Km - 04:28
100m - 00:26
3º Km - 04:56
6º Km - 04:32
9º Km - 04:40


Em seguida entramos pelo Elevado Costa e Silva, que de início também apresentou uma pequena elevação. Mais alguns segundos perdidos. Comecei então a ouvir as sirenes e pude perceber que estava bem perto do Marílson e do queniano. Só que com um detalhe, eu indo e eles já voltando. Como eles correm fácil. Passaram voando.

Continuei seguindo pelo elevado, agora já com espaço mais livre para correr. Fomos até o final, quando demos uma voltinha por mais algumas ruas parar retornamos. Nesses trechos estava me sentindo meio pesado e mais cansado por conta das pequenas elevações.

Na volta pelo elevado lá fui eu tentar retomar o meu ritmo, que consegui somente lá pelo 6º Km, onde as coisas já andavam mais planas. Apesar de saber que não conseguiria abaixar o meu tempo na distância, estava me sentindo bem, conseguindo fazer várias ultrapassagens, até que me vi emparelhado com uma senhora com mais de 50 anos que estava tocando no mesmo ritmo que eu. Ela passava e todo mundo gritava do outro lado dando aquele incentivo. Acho que o nome dela era Maria. Fiquei admirado com o desempenho dessa senhora. Que disposição e que juventude. Espero chegar bem assim aos meus 50 anos.

Do 6º Km ao 8º Km consegui aguentar no meu pace desejável. Mas chegou o trecho final com a Av. Pacaembu. As coisas não seriam fáceis a essa altura. Tentei ainda manter o pace, mas o trecho em aclive impedia, e eu ia perdendo as minhas forças. Quanto mais me aproximava da chegada mais difícil ficava e mais devagar eu ia. Já perto do estádio mal conseguia correr direito por tentar manter o pace. Só consegui ainda dar uma última acelerada já dentro do estádio.

O final é bem interessante, pois chegamos pela pista e o pessoal fica assistindo das arquibancadas, que estavam abertas ao público. É uma sensação muito legal chegar pelos portões e adentrar no estádio. Concluí a prova em 46min54s, um pouco longe do que eu gostaria, que seriam os 45 minutos. Mas pela altimetria da prova acho que foi um bom resultado.

Na chegada, diferente das corridas que temos normalmente por aqui, após recebermos a medalha, foi entregue uma sacolinha com uma banana, uma maçã e um isotônico. Por aqui as frutas ficam a disposição nas mesas.

Fui ao encontro da minha mãe e a minha irmã e lá fomos nós percorrer mais 3 Km de volta. Elas não participaram da corrida, mas fizeram uns bons 6 Km de caminhada. O legal foi que logo chegando na casa da minha irmã, o resultado integral já estava disponível no site. Muito bom mesmo.

Fiquei fã do Circuito Caixa de Corridas. Muito bem organizada. Só tem um problema, precisa trazer uma etapa para Florianópolis / SC.
 Minha mãe sempre me prestigiando quando possível
 Encontrando o Fábio Namiuti de São José dos Campos
  Tô ali no meio
  Foi dada a largada
  Marílson e o queniano brigando passo-a-passo até o final
 No percurso
 Certificado - Já estava disponível logo depois da corrida

Local: Estádio do Pacaembú - São Paulo/SP
Data: 14/10/2012 
Horário: 8:15 Hs 
Distância: 10 Km (10,1 Km) 

Inscrição: gratuito (ganhei no sorteio - Preço normal R$ 50)
Kit: camiseta, número do peito e chip    

Tempo: 46min54s
Pace: 4:39 min/Km

Colocação: 17 de 162 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 208 de 1097 (masculino)
Colocação: 233 de 1328 (geral)

6 comentários:

  1. Oi Eduardo, foste muito bem na prova. ;) O Fábio Namiuti realmente tem uma história incrível com a corrida. Encontrá-lo no meio de tanta gente não deve ter sido fácil. E eu não sabia que tu havia sido sorteado. Que delícia, correr free sem ser pipoca. E aproveitar o feriado em família e correndo é uma maravilhoso.
    Forte abraço

    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Helena. Foi o que deu pra fazer. Ainda não me adaptei em correr em São Paulo. O ar e a altimetria são um pouco diferentes daqui. Até que não foi tão difícil achar o Fábio. Aliás, encontrei com ele duas vezes, inclusive na largada...rs. Sempre é bom ganhar uma inscrição na faixa. Agora ganhei novamente para a etapa de Ribeirão Preto, mas tive que desistir, pois pra lá as coisas são bem mais caras. Esse foi um final de semana diferente e gostei muito da organização do Circuito Caixa. Um abração.

      Excluir
  2. Olá Eduardo,

    Também sou corredor e achei bastante bacana o relato de tuas corridas. Comecei a correr hás uns dois meses e vou para minha segunda prova. Acho muito legal os relatos e por isso, além de criar um blog, criei um agregador de blogs de corredores. Cadastra o teu lá assim que possível: www.corredoresderua.com

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandro. Muito obrigado pela visita. Gosto de deixar registrado as minhas participações pra depois comparar como foi no passado. Comecei em 2009. Além disso ajuda a me motivar. Já fiz o meu cadastro lá no seu blog. Continue assim. Vais gostar muito do esporte. Abraço.

      Excluir
  3. Ah, o tempo foi bom sim. Sofrendo ou não, conseguiu algo bem perto de 45. No plano talvez conseguisse. Então tá ótimo. E ainda apareceu na tv. Perfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu a pena uma experiência diferente de correr pelo Pacaembu, Ênio. Na TV, pelo menos ficou registrado a minha largada. Gostei dessa experiência de sair e chegar no estádio de futebol. Valeu.

      Excluir