quinta-feira, 29 de novembro de 2012

25/11/2012 - Circuito de Corridas Farmácia Pague Menos


Circuito de Corridas Farmácia Pague Menos 2012 - FLN/SC
Posso dizer com toda a certeza que essa foi para mim a melhor corrida do ano. E por muito pouco deixei de participar para encarar uma Meia maratona em Blumenau.

Foi a primeira vez que o Circuito de Corridas das Farmácias Pague Menos pousou aqui no estado de Santa Catarina. E já chegaram mostrando a que vieram. A retirada do kit de participação foi na véspera. Uma grande estrutura foi disponibilizada para receber os atletas com: massagens, distribuição de brindes, verificação de pressão e glicose, sorteios, atividades, quiosques para tirar fotos e impressas na hora, mais e mais brindes... Até o meu filho curtiu as atividades pré-prova. Tudo isso já anunciava um grande evento.

O kit de participação foi outro diferencial a parte. Com vários itens diferentes não teve quem não se agradou. Até o shorts que eu sempre me queixava que não tinha em nenhum kit dessa vez teve. Além disso, havia camiseta (muito bonita por sinal),  boné, toalha, porta alguma coisa pra colocar no braço, esponja, aparelho de barbear, desodorante, talco, sal light, pasta de dente, dilatador nasal, fralda, absorvente e uma bela sacola vermelha (que vou usar na corrida do Papai Noel). Ah, ia me esquecendo, o número do peito e o chip descartável.

No dia da corrida cheguei cedo como de costume para garantir o lugar para estacionar e aproveitar um pouco mais da estrutura. Dessa vez deu tempo até de fazer uma massagem relaxante antes da prova. Ganhei mais uns brindes, como shampoo, condicionador, faixa térmica para lesões, sabonete e tirei mais algumas fotos. Tudo excelente. Os comentários do pessoal eram os melhores possíveis. Todos muito encantados com a estrutura e principalmente com o kit e os brindes.

A largada, que ocorreu próximo das 7:30 da manhã foi um pouco diferente também. Antes tivemos o Hino Nacional Brasileiro na sua íntegra e uma oração do Pai Nosso. Pronto, estava tudo certo para a largada. À frente sairiam os atletas que iriam percorrer os 5 Km e 8 Km, e em seguida os da prova de 1 Km. No total eram pouco mais de 1.000 atletas.

Meu objetivo para a corrida vindo de uma Maratona na semana anterior era fechar a prova com pace de 4:30 de média. Um pouco puxado, mas é o que eu iria buscar. O ambiente estava muito bom e o tempo bem fresquinho. Acho que em condições ideais para uma boa prova.

Larguei mais a frente para evitar problemas na dispersão. Porém, os metros iniciais estavam cercados com grades e era estreito, deixando a largada um pouco afunilada. Isso fez com que não fosse possível sair a todo vapor. Pra mim foi bom para conter um pouco os ânimos no começo.

1º Km – 04:30
3º Km - 04:21
5º Km – 04:24
7º Km – 04:37
40m – 0:09
2º Km - 04:18
4º Km – 04:26
6º Km - 04:30
8º Km – 04:19


Mesmo assim ainda deu para completar o 1º Km dentro do pace de 4:30. Estava me sentindo muito bem e consegui correr mais forte nos quilômetros seguintes, reduzindo o pace para a casa dos 4:20. Com isso fui fazendo várias ultrapassagens de recuperação, pois o pessoal que largou mais forte já estava reduzindo o ritmo.

Avançamos pela beiramar norte, sentido UFSC, por aproximadamente 4 Km para então fazer o retorno. Peguei um copo de água, mas continuei no mesmo ritmo. Na volta, consegui ainda manter o 5o e o 6o Km abaixo de 4:30, mas já estava no meu limite. Do mesmo jeito que o vento deve ter ajudado um pouco na ida, na volta ele fez o efeito contrário e no 7o Km fiz o meu pior quilômetro, o único fora do ritmo pretendido.

Mesmo assim sentia que a corrida e o meu tempo estavam bons e como se tratava do último quilômetro fiz um esforço extra, com direito a sprint final. No fundo eu tinha a esperança de conseguir um recorde pessoal na distância de 8 Km. Uma pretensão um pouco ousada uma semana depois de ter feito uma maratona.

Muito exausto cruzei o portal de chegada marcando o tempo de 35:44. Estava quebrado mais um recorde pessoal com o tempo líquido corrigido de 35min34s. Que corrida perfeita. Fazia um tempinho que não conseguia melhorar os meus tempos. Se já estava contente com toda a estrutura oferecida pela organização da corrida agora tinha mais um bom motivo pra comemorar. São apenas alguns segundos, mas que foram muitos suados.

Na chegada teve bastante água gelada, isotônico, kit de frutas com paçoca, e uma linda medalha. Além disso, os vários stands davam aquela força aos atletas oferecendo uma boa massagem, além dos brindes, sorteios e demais serviços.

Essa prova acho que veio para ficar e com certeza fará parte do meu calendário no próximo ano. E para fechar com chave de ouro ainda disponibilizaram as fotos e o vídeo da chegada gratuitamente para todos os atletas.

 Retirada do kit
 O super kit
 Arrumando o cronômetro na largada
 Na reta final
 Novo recorde pessoal nos 8 Km. Tempo líquido: 35min34s
Missão cumprida e mais uma linda medalha
Local: Beiramar Norte de Florianópolis - SC
Data: 25/11/2012 
Horário: 7:30 Hs 
Distância: 8Km (8,04Km) 

Inscrição: R$ 40,00   
Kit: Sacola, camiseta, shorts, boné, toalha, esponja, energético, talco, pasta de dente, aparelho de barbear, absorvente, porta objeto para o braço, dilatador nasal, desodorante spray e rollon, sabonete, revista, squeeze, fralda, sal light número do peito e chip descartável.    

Tempo: 35min34s
Pace: 4:25 min/Km

Colocação: 22 de 85 (categoria 40-49 anos)
Colocação: 76 
de 365 (masculino)
Colocação: 81 de 486 (geral)

4 comentários:

  1. Você tá correndo muito rápido, ainda mais uma semana depois da maratona. Para com isso. Vou ter que adiar meus planos de correr no teu ritmo lá pra 2014 assim haha. No mais, baita tempo. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa prova tudo favoreceu, até o clima. E acho que era o meu dia bom. Vamos lá, Ênio !!! Você evoluiu muito rápido e daqui a pouco estaremos correndo juntos buscando novos pacers !!! Valeu.

      Excluir
  2. Legal Eduardo... parabéns pelo tempo. O Enio lembrou bem, uma semana depois da maratona.
    Que estrutura, muito boa mesmo... e com direito a vídeo de chegada.
    Valeu meu amigo.
    Bons treinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Marcelo. A vantagem foi que essa prova era mais curta e a maratona de Curitiba, apesar de ser cansativa não foi tão exaustiva como a de SC, pois reduzi o ritmo e deu pra recuperar bem durante a semana. Essa prova eu recomendo para quem não participou. Valeu muito a pena.
      Abração e bons treinos, amigo.

      Excluir