sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

02/12/2012 - 1ª Funcional Run - FLN/SC

1a. Funcional Run - FLN/SC
Pouco mais de 12 horas após ter corrido os 10 Km da 4ª. Corrida Rústica Vale das Graças na cidade de Angelina, realizada no sábado à tarde, lá fui eu participar da 1ª. Corrida Funcional Run, também na prova de 10 Km. A diferença é que esta seria realizada na beira mar norte de Florianópolis com percurso totalmente plano. Meu desafio era um pouco ousado demais. Tentar melhorar o meu tempo nos 10 Km, abaixo de 45 min.

Essa eu acredito que tenha sido a prova com a largada com o horário mais cedo, 7 horas da manhã. Consequentemente tive pouco tempo para descansar de sábado para domingo. Mas melhor assim para evitarmos um calor mais intenso.

Estavam participando da corrida também as apresentadoras do programa Vida e Saúde da RBS TV, Sônia Campos e Tata Fromhols. O programa é exibido aos sábados pela manhã, e durante os últimos 3 meses, através do Projeto Correria, mostrou toda a preparação das apresentadoras para o desafio da  prova de 5 Km deste domingo.

O evento tinha as opções de distâncias de 5 Km e 10 Km, com boas premiações entre serviços e dinheiro. Com isso, acabou trazendo alguns fortes corredores de elite que deixaram o nível da prova bastante alto.

Em virtude da corrida do dia anterior poucos eram os “Loucos por Corridas” que acabei encontrando. Se me recordo bem estavam em rodada dupla também, o Ronaldo Urbano, Diogo, Clécio, Cleto e a Ana Kátia (de bike). O amigo Zé Carlos não veio de rodada dupla, mas vinha de uma maratona e uma meia maratona nas semanas anteriores. Estava lá pra tentar baixar o tempo nos 10 Km também.

A corrida era com chip descartável e a largada foi pontual. Fiquei posicionado mais a frente pra tentar não perder muito tempo imaginando que poderia vencer meu desafio. Cerca de 600 atletas se dividiram entre as provas de 5 e 10 Km, que tiveram a largada ao mesmo tempo.

Confesso que não estava muito empolgado antes da largada. Ainda estava meio cansado do dia anterior. Mas sabia que após a largada as coisas vão entrando no eixo.

Sem querer exagerar muito no início, o meu 1º Km já me diria logo de cara que seria impossível eu conseguir melhorar o meu tempo. Passei com um pace relativamente alto para o meu objetivo, mas tentaria recuperar nos quilômetros seguintes.

Não teve jeito, por mais que eu me esforçasse não estava conseguindo chegar na média de pace de 4:30, e passado os 4 primeiros quilômetros estava entrando naquela fase mais crítica de pensar em caminhar. Já estava ficando mais quente e as consequências do dia anterior começavam a aparecer.

Com o passar do tempo acho que a gente aprende a adiar o momento de dar uma paradinha. Pensava comigo: só vou até o próximo posto de água, ou só vou até o determinado quilômetro. E quando chegava naquele ponto adiava para um novo ponto mais a frente. Isso foi até o último quilômetro, pois chegando até ali já não era mais hora de parar.
1º Km – 04:38
4º Km – 04:36
7º Km – 04:48
10º Km - 04:38
2º Km - 04:34
5º Km - 04:40
8º Km - 04:44
40m – 0:12
3º Km - 04:36
6º Km - 04:40
9º Km - 04:50

Os paces a partir do 5º Km demonstram bem como caiu o meu rendimento e isso mantendo ou até aumentando o esforço físico. Como reparei em outras oportunidades, quando faço uma corrida seguida da outra, até os quilômetros iniciais da segunda corrida o organismo ainda responde bem, mas com o passar dos quilômetros o rendimento vai caindo bastante e fica impossível sustentar o ritmo.

No finalzinho ainda foi possível melhorar um pouco o último pace. Consegui completar o percurso em um tempo líquido de 46min54s. Longe do que eu gostaria, mas o possível para o dia. Nem preciso dizer que cheguei mais exausto que no dia anterior, e só de início acho que tomei uns 3 isotônicos em seguida. Estava com muita sede e muito suado.

Na chegada recebemos a medalha (de acrílico) e tivemos uma farta mesa de frutas, muita água e isotônicos, além das massagens relaxantes, disponibilizadas aos atletas.

Fui me recompor um pouco para assistir a premiação. No podium dos 10 Km, com a premiação em dinheiro, a maioria era de atletas da elite e de outras regiões. No masculino os tempos dos 4 primeiros colocados ficaram todos na casa de 30min e no feminino todos abaixo dos 37min.

Ainda encontrei com a Sônia e a Tata do programa Vida e Saúde SC que conseguiram vencer os seus desafios e completaram muito bem os 5 Km. O legal é que com essa exposição na mídia elas conseguiram se motivar e motivar várias pessoas a iniciarem a prática do esporte, com o objetivo de terem uma vida mais saudável. Excelente iniciativa. Estão de parabéns.

Finalmente, era hora de um merecido descanso.

Só feras ao meu lado. Alto nível da prova.
Largada
Tentando alcançar o amigo Zé Carlos

Em algum lugar do percurso
Na reta final
Chegada super exausto
Tata e a Soninha do Programa Vida e Saúde (RBS) vencendo o desafio de 5 Km do Projeto Correria

Local: Beira mar norte - FLN/SC
Data: 02/12/2012 
Horário: 7:00 Hs 
Distância: 10Km (10,04Km) 

Inscrição: R$ 65,00   
Kit: Camiseta, chip descartável e número do peito.


Tempo: 46min54s
Pace: 4:40 min/Km

Colocação: 09 de 23 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 45 
de 152 (masculino)
Colocação: 53 de 202 (geral)

2 comentários:

  1. Parabéns Eduardo... quase sub 45min.
    Um ótimo tempo, mesmo depois de participar de uma corrida à 12 hrs atrás. A fita da medalha é bonita, bem larga, rs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Marcelo. Esse sub-45 não tá fácil. Ainda mais agora que o tempo está esquentando. Mas seguimos na luta. E como vão os treinos ? Vais a São Silvestre ? Abraços.

    ResponderExcluir