sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

09/12/2012 - Circuito SESC de Caminhada e Corrida - Etapa Florianópolis

Circuito SESC de Caminhada e Corrida - Etapa Florianópolis
Final de semana com muitas incertezas sobre em qual corrida iria participar. Eu queria fazer a corrida do SESC e também a corrida da SINDLIMP, que seriam realizadas bem próximas e com uma hora de diferença, mas não sabia se iria dar tempo.

Inicialmente me inscrevi para os 10 Km na prova do SESC, mas acabei mudando para a prova de 5 Km. Pensei: fazendo a prova de 5 Km, se chegar bem teria chances de participar da outra também.

A inscrição foi bem em conta, R$ 10, com uma camiseta no kit e o chip descartável. A retirada do mesmo foi na véspera, mas acabaram entregando também o kit no dia.

Quando cheguei para a corrida, próximo das 7 horas não imaginava que teria tanta gente participando. Várias assessorias esportivas e várias delegações de outros municípios estavam presentes. Era a final do Circuito de Corridas e Caminhadas do SESC.

Uma boa estrutura foi montada para atender aos atletas e às crianças, com massagens, medições de pressão e glicose, frutas e líquidos e área de lazer.

O evento teve corridas para as crianças, corridas de 5Km e 10Km para os adultos, além da caminhada para os iniciantes.

Minha intenção era terminar a prova o mais rápido possível para dar tempo de seguir para a outra, e se desse tentar buscar o meu recorde pessoal nos 5 Km, que atualmente está em 21min38s.

A largada foi pontual, às 8 horas. Estava posicionado mais à frente para não perder muito tempo. Logo que foi dada a largada, fiz alguns desvios iniciais e depois a pista ficou bem tranquila para correr. Essa é a vantagem quando se fecham as ruas, pois não ficamos afunilados.

Saí bem forte e esse era o meu objetivo. Levar a corrida no máximo até onde aguentasse. Como eu faria somente 5 Km o percurso era somente de 1 volta até próximo a ponte de Florianópolis e retornar. Para os 10 Km seriam 2 voltas.

Passei os 2 primeiros quilômetros muito bem com 4:16 e 4:14, e vi que tinha alguma chance de tentar quebrar meu recorde pessoal se continuasse nesse ritmo.

1º Km – 04:16
2º Km - 04:14
3º Km – 04:23
4º Km – 04:28
5º Km - 04:25
30m – 0:08

O problema é que o dia já estava quente e foi ficando mais difícil manter esse ritmo nos quilômetros que se seguiram. Fui perdendo uns 10 segundos por quilômetro que no final fizeram a diferença.

Estava limitado pela minha respiração que já estava no esforço máximo. As pernas até aguentaram bem para esse percurso.

Cruzei o portal de chegada com o tempo líquido de 21min54s. Apesar de não ter sido o meu melhor fiquei bastante satisfeito. A passagem pelos 5 Km ficou em 21min46s, menos de 10s do meu melhor tempo.

Tive tempo de dar uma respirada, tomar bastante água, e receber a medalha e o lenço refrescante que eles deram no final. Nem deu pra acompanhar as demais chegadas. Em seguida saí correndo para a próxima corrida que estava programada para ás 9 horas.
Linda vista com tempo bom para correr
171 - Esse foi o número que me deram
Largando lá no canto
 Excelente estrutura disponibilizada aos atletas
Sprint final na chegada

Local: Beira mar continental - FLN/SC
Data: 09/12/2012 
Horário: 8:00 Hs 
Distância: 5Km (5,03 Km) 

Inscrição: R$ 10,00   
Kit: Camiseta, chip descartável e número do peito.


Tempo: 21min54s
Pace: 4:21 min/Km

Colocação: 04 de 26 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 40 
de 253 (masculino)
Colocação: 44 de 490 (geral)

8 comentários:

  1. Fico impressionada Eduardo com a quantidade de provas que vc vem paticipando. Apesar de não ter batido ser RP foi um ótimo tempo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra. Gosto de participar das corridas pois elas me motivam mais que os treinos, que geralmente são bem mais chatos de se fazer sozinho. Enquanto estiver com a saúde boa (sem abusar é claro) vou tentando brincar nas corridas aqui da região, e as vezes algumas fora. E vc, já está melhor ? Obrigado. Abraço.

      Excluir
  2. Duas provas no mesmo dia eu já tinha visto. Duas com espaço tão curto de tempo ainda não. E nem com um tempo tão bom assim. Vai chegar nas 50 corridas. Ou quase.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi um teste bom. Um tiro de 5Km e outro de 7,5Km, com uma hora e meia de intervalo. Temos que mudar um pouco o tipo de treino pra não ficar sempre na mesma coisa...rs. Não vou conseguir chegar nas 50 corridas esse ano. Se tudo der certo chego na 47a. na São Silvestre. Faltaram algumas participações no Bela Vista durante a semana....rs. Valeu !!!

      Excluir
  3. Olá Eduardo, muito bom.
    Parabéns! Haja parede para guardar tanta medalha.. rs. O seu tempo foi muito bom. Também vou participar da São Silvestre, e será a minha 20a. corrida esse ano. Agora com as férias da faculdade, estou me dedicando mais aos treinos.
    Um forte abraço e bons treinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo. Tava pensando nisso agora. Na feira da São Silvestre tem uns fornecedores de porta medalhas que eu tinha achado interessante, de madeira e com vidro. Vou ver se esse ano consigo um desses. Que legal, então devemos nos encontrar por lá. Deve ir muita gente daqui também. Obrigado. Bons treinos e um abraço.

      Excluir
  4. Oi, Eduardo.

    Seu resultado foi excelente. Arrassou mesmo! A prova foi bastante prestigiada pelos corredore, o que é bom para cidade. Parabéns por mais uma participação.
    Que venha a São Silvestre.

    Forte abraço,
    Helena
    http://correndodebemcomavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Helena.
    Depois das maratonas desse ano decidi me dedicar um pouco a baixar os tempos da provas mais curtas. Tô quase conseguindo. Muito boa a prova. Pena que não pude ficar mais tempo no final. E que venha a São Silvestre !!!
    Abração.

    ResponderExcluir