sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

16/12/2012 - Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama - FLN

Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama - Etapa Florianópolis/SC
Dividido entre assistir a final do campeonato mundial de clubes entre Corinthians e Chelsea, e a Corrida contra o câncer de Mama – etapa Florianópolis, que ocorreriam praticamente no mesmo horário, decidi primeiro participar da corrida, e tentar voltar pra casa o quanto antes para ver o final do jogo.

Eu tinha um objetivo para a corrida, que era quebrar o meu recorde pessoal na distância de 5 Km. Havia tentando na semana passada, mas faltou um pouquinho. Essa corrida tinha somente a modalidade de corrida de 5 Km e a caminhada para os iniciantes.

Cheguei por lá faltando aproximadamente uma hora para a largada e foi bem tranquilo achar lugar para estacionar. Encontrei o Ênio do blog Estripicius RadioativosRunners e do Por falar em Corridas, e a Helena do blog Correndo de Bem com a vida, além do pessoal de sempre que não perde uma corridinha por aqui.

Eu esperava um público maior, uma vez que o evento de iniciativa do IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer) e da RBS TV, destinaria parte do valor arrecadado para o Imperial Hospital de Caridade. Segundo a organização estavam inscritos cerca de 650 participantes. Talvez o jogo da final do mundial tenha influenciado nesses números finais.

Dessa vez, como não havia muitos atletas da elite e empolgado para bater o meu recorde largar bem na frente, aliás na primeira fila. Pelo menos saí nos vídeos e nas fotos. Foi uma experiência diferente e que gostei bastante nesse caso.

A estratégia era correr o mais forte possível enquanto aguentasse e tentar manter o máximo possível até o final. Bem suicida mesmo.

Logo na saída, com a empolgação do grupo da elite fiz o 1º Km em ritmo dos meus melhores tiros, 3:54. Espantei-me quando vi o relógio, pois estava planejando em correr na média de 4:15, que pra mim já seria bastante puxado.

Ainda no embalo do ritmo inicial passei pelo 2º Km com 4:09. A essa altura eu já estava empolgado e confiante com a possibilidade de melhorar o meu tempo, mas já colocando a língua de fora. As pernas até que estavam aguentando bem.

Depois de aprovado na minha última corrida, novamente estava usando o tênis Sprint, que me dá a sensação de estar bem mais leve.

1º Km – 03:54
2º Km - 04:09
3º Km – 04:25
4º Km – 04:31
770m - 03:22

Após praticamente 2,4 Km fizemos o retorno em frente ao IF-SC do Continente.
Nesse ponto peguei um copo de água para dar uma refrescada. Normalmente eu não pegaria em prova curta, mas estava com a boca totalmente seca.

A volta já foi mais na base do sacrifício. Impossível para eu manter o mesmo ritmo da ida, mas isso já era sabido. Estava mais preocupado em não deixar o pace cair tanto.

Já na volta, o 3º Km passei mais acima com 4:25, mas dentro ainda da média. O problema é que a essa altura eu estava no meu limite máximo e já pensava em dar uma boa aliviada. Mas lembrava que estava com um crédito bom de início e não poderia perder essa oportunidade para melhorar o tempo.

Na passagem pelos 3 Km, já tinha conseguido a minha melhor marca com 12min28s contra os 12min40s anteriores. Agora faltava melhorar a marca dos 5 Km.

Mantive a concentração e o sacrifício nos dois últimos quilômetros. O ritmo caiu mais um pouco, mas beirava o pace de 4:30, que para mim estava excelente naquelas circunstâncias.

Na chegada vi que o portal mostrava o tempo de 20 minutos e alguma coisa e até dei uma aceleradinha nos últimos metros. Cravei o cronômetro na minha passagem com o tempo de 20min22s. Seria um sonho se a prova tivesse realmente os 5 Km, mas conferindo o Garmin vi que o percurso tinha sido de aproximadamente 4,77 Km.

De qualquer forma, pra mim foi um excelente resultado, pois em termos de pace foi o melhor na distância e o tempo projetado para 5 Km ficaria em 21min25s, que também seria recorde pessoal.

Após a chegada ainda fiquei um pouco por lá para me recompor e assistir o início da premiação. O evento ainda contou com a participação de artistas da Rede Globo, como o Eriberto Leão e a Emanuelle Araújo, além das apresentadoras da RBS TV de Santa Catarina, Sônia Campos, Camille Reis e Laine Valgas, que participaram da corrida e da caminhada.

Interessante que na entrega da premiação houve até uma surpresa para os 3 primeiros colocados da corrida de 5 Km, com valores em dinheiro de R$ 3 mil, R$ 2 mil e R$ 1 mil. Acho que ninguém esperava, pois não havia anuncio de tal premiação no regulamento.

Depois disso, como o Giovani Martinello anunciou o GOL do Corinthians, fui correndo pra casa assistir ao final do jogo e ver o Corinthians ser Bicampeão Mundial de Clubes.

 Eu, Helena Vidal e Ênio Augusto nos preparando para a corrida
 Concentração para a largada
 Só assim para ficar lado a lado com os primeiros colocados (foto de Alexandre PS)
 No trajeto de volta junto a ponte Hercílio Luz
 Num baita esforço
Camille Reis (do Estúdio Santa Catarina - RBS TV) e eu após a corrida

Local: Beira mar continental - FLN/SC
Data: 16/12/2012 
Horário: 9:00 Hs 
Distância: 5Km (4,77 Km) 

Inscrição: R$ 50,00   
Kit: Sacola, camiseta da campanha, squeeze, chip descartável e número do peito.


Tempo: 20min22s
Pace: 4:16 min/Km

Colocação: 04 de 19 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 25 
de 119 (masculino)
Colocação: 27 de 202 (geral)

6 comentários:

  1. Pô estragasse a foto da Camile Reis... (rs). Parabéns pelo esforço do ano todo. O tênis é muito leve e confortável mesmo, uso o meu todo dia. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, anônimo !!! Esse ano foi muito bom e o mais intenso. Que ano que vem possamos ter muita saúde para os próximos desafios. Abraço.

      Excluir
  2. Essas corridas sem quilometragem certa dão um desânimo. Pelo menos tu tá conseguindo manter um ritmo muito bom. Quando você pensou em correr 1 km abaixo de 4 min/km? Acho que 2013 vai ser ainda melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem tinha escutado que a quilometragem iria ser reduzida. Ainda bem. Mas se tivesse os 5 Km mesmo eu buscaria o meu recorde pessoal nem que fosse pra melhorar 1 seg. Mas valeu !!! Se não foi pela distância de 5 Km foi pelo melhor pace na distãncia. Ano que vem vamos batalhar pra deixar isso mais constante. E vamos lá, Ênio !!! Que venha 2013 !!!

      Excluir
  3. Muito bom Eduardo, bom tempo. Reta final para a São Silvestre, eu ainda pretendo fazer a Night Run de Bombinhas, mas de leve, rs. Boa prova e bom rítmo. Parabéns!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Marcelo. É, falta pouco para a grande São Silvestre. Se não fosse temporada e no dia da minha viagem para São Paulo eu até ia encarar essa de Bombinhas. A minha última antes da SS vai ser amanhã na Corrida de Natal dos Perebas, vestidos a caráter e só curtindo o percurso. Na outra semana nos encontramos na Av. Paulista, então. Abraço e até lá.

      Excluir