quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

23/12/2012 - 1ª Corrida de Natal dos Perebas

1ª Corrida de Natal dos Perebas


A Corrida de Natal dos Perebas tem tudo para se tornar ou já se tornou uma tradição em corridas de rua na cidade, inclusive sendo mencionado pelo segundo ano consecutivo no quadro do Cacau Menezes no Jornal do Almoço - RBS TV. Para mim e para uns amigos do grupo “Loucos por Corridas” tornou-se uma grande festa às vésperas do Natal.

Os preparativos para essa corrida vêem desde antes na preparação das roupas dos Noéis e da arrecadação de brinquedos e doces para distribuição para as crianças. 

Quando cheguei ao local da prova a movimentação já mostrava que essa seria uma das maiores provas realizadas pela ACRA – Associação de Corredores de Rua do Bairro do Abraão, presidida pelo amigo Analto Romalino. Vi muita gente de outras cidades, que aproveitavam as férias de final de ano para participarem e prestigiarem o evento.

Muitos atletas caracterizados de Papais e Mamães Noéis já se encontravam por ali. Ao contrário do ano passado, as roupas estavam mais fresquinhas e mais adequadas ao forte calor que fazia.

Primeiro teve a corrida das crianças que foram distribuídas por faixas etárias. Essa é uma corrida muito especial para elas. Todas que completaram a prova ganharam presentes das mãos do Papai Noel, além de medalha, troféu e muitos doces e balas.

O interessante é que com poucos recursos o Analto consegue proporcionar um belíssimo evento natalino e com um ambiente bem familiar, com inscrições a R$ 10 mais 1 Kg de alimento, e somente para os adultos.

Após a corrida das crianças foi a vez dos adultos. Mais de 80 atletas participaram. Entre eles cerca de 15 Papais e Mamães Noéis devidamente caracterizados. Eu era um deles e junto com os amigos decidimos correr todos juntos.

O percurso dessa vez, não parecia tão difícil. Não estávamos preocupados com o tempo da prova e alguma disputa por posição, e sim em aproveitar e curtir o momento no percurso. Eu até esqueci de ligar o GPS e quando lembrei já era tarde. Nem acionei o cronômetro e fiquei totalmente sem registro. Salvo pelo nosso amigo Ênio que lembrou.

Ao longo do percurso distribuímos balas e doces para as crianças. Algumas inclusive tentavam nos acompanhar. Até as crianças “maiores” também entraram na brincadeira, pedindo e recebendo as guloseimas. Carros passavam buzinando e seus passageiros acenando. Alguns até paravam para garantir umas balinhas. O legal é que nenhum motorista passava enfezado pelo pequeno congestionamento que às vezes se formava. Coisa que é normalmente comum em corridas de ruas.

De qualquer forma, seria bem interessante se tivéssemos um carro madrinha seguindo para abrir caminho nas próximas edições. Além disso, também poderia servir de apoio. Todos saíram com os sacos cheios e pesados, mas logo após a metade da prova já havíamos distribuído quase tudo. Esses sacos são pesados e o carro de apoio poderia ajudar bem na logística de reabastecimento.

A chegada eu acho que é o ponto alto da corrida, ainda mais naquela descida final. Belas imagens foram registradas. É quando as crianças e o público aguardam a chegada e fazem a festa. 

Em relação a corrida, foi o meu maior tempo nesse percurso, acho que perto de 47 minutos, mas a sensação é de que foi o mais rápido. Percebi o quanto é mais fácil e mais prazeroso correr somente curtindo a prova. Espero que ano que vem aumente ainda mais o número de Papais e Mamães Noéis.

No final ainda tivemos muita água para hidratar e cucas para comer. Em seguida teve a premiação, que dessa vez contou com muito mais mulheres concluintes. No masculino o amigo Paraíba foi o campeão geral e no feminino a amiga Liz Finkler foi a grande vencedora. Parabéns !!!

As crianças pareciam estar voando
 Entrega de brinquedos para as crianças que participaram da corrida
 Largada dos Papais e Mamães Noéis
 Enfrentando uma das subidas
 Uma paradinha para descanso
 Eu ali entregando balas e pirulitos para um dos carros
 Reta final para a chegada dos Papais Noéis
Nossa chegada !!!

Local: Abraão - FLN/SC

Data: 23/12/2012 
Horário: 17:30 Hs 
Distância: 6Km (5,880 Km) 

Inscrição: R$ 10 + 1 Kg de alimento   
Kit: Número do peito.


Tempo: 47min30s
Pace: 8:05 min/Km

Colocação: 07 de 09 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 63 
de 67 (masculino)
Colocação: 73 de 82 (geral)

4 comentários:

  1. Espetáculo mesmo. Ação entre amigos simples, desinteressada e que a cada ano se firma como evento pré Natal no Abraão. Parabéns a todos que prestigiaram o evento.
    Renato.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Eduardo.
    Linda prova! Que todo ano aumente cada vez mais. Essa prova eu quero ter no currículo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Este tipo de evento é sempre legal, né mesmo ? Meu carinho e obrigada pela presença no meu cantinho.

    ResponderExcluir