sábado, 10 de março de 2012

26/02/2012 - 15ª Corrida do Carteiro - São José / SC

15a. Corrida do Carteiro - São José / SC


Essa foi a primeira corrida de rua do ano. Todas as outras até agora tinham sido na areia da praia ou na escada.
No período da manhã eu e o Ênio havíamos encarado uma corrida de quase 6 Km, e ao mesmo tempo em que sabia do desgaste dessa prova tinha a expectativa de conseguir melhorar o meu tempo do ano anterior.

Uma das características dessa corrida é que devido a oferta de premiação em dinheiro muitos atletas de elite costumam vir de vários estados, e dificilmente sobra alguma coisa para o pessoal de Santa Catarina.

Esse ano as inscrições para a comunidade se encerraram bem cedo com aproximadamente 200 vagas, e muitos atletas locais acabaram ficando sem poder participar. Não teve inscrição no dia.

A largada, prevista para as 18 horas atrasou um pouco, o que não deixou de ser bom, pois o sol e o calor foram perdendo intensidade. Dessa vez o percurso foi invertido em relação ao ano passado, mas também seriam duas voltas para completar os 10 Km. Não havia prova de 5 Km.

Como havia participado de outra corrida de manhã, a estratégia era largar moderadamente e tentar acelerar durante a prova. Como sempre não segui a estratégia. Ainda larguei um pouco mais atrás, mas com a empolgação inicial fiz a primeira parte da prova abaixo do que deveria, virando os 5 primeiros quilômetros com pace inferior a 4:40, respectivamente 4:23 / 4:38 / 4:36 / 4:34 / 4:37.

Se continuasse nesse ritmo teria ficando extremamente contente. Durante o percurso várias foram as ultrapassagens e poucas às vezes em que fui alcançado. Na segunda volta com as posições mais definidas e com a chegada do cansaço não consegui mais manter o pace abaixo dos 4:40, mas também não deixei escapar do 4:50. Vinha brigando com o relógio e com alguns atletas por posições.

No início a gente não sente muito o cansaço provocado por esforços anteriores, mas quando ele chega fica bem difícil manter o ritmo. O paces que se seguiram foram 4:41, 4:45 e 4:49, no 6o, 7o, e 8o Km. Faltando esses 2 quilômetros finais bateu aquela vontade de diminuir o ritmo e ir andando, mas o pensamento contra-ataca fazendo a gente não ceder, principalmente por faltar tão pouco. O esforço é cada vez maior para manter o ritmo, mas a sensação da proximidade do fim também nos empurra. No 9o Km novamente repeti os 4:49 e o 10o acho que não fechou, mas vinha em um ritmo bom de final de prova.

Cruzei o portal de chegada com o tempo de 45min41s. Já havia percebido que não tinha fechado os 10 Km, confirmado posteriormente os 9,83 Km pelo Garmin. Então fui conferir o pace, e para a distância foi o meu melhor desde então, 4:39 min/Km.  Em relação ao ano passado também consegui diminuir de 46min34s para 45min41s. O percurso foi o mesmo, só que invertido. Apesar da discreta melhora gostei muito do resultado pelas circunstâncias.

Na chegada tivemos uma belíssima mesa de frutas, com direito a barras de cereais e muito isotônico e água. Olhei um pouco a premiação, que praticamente ficou toda com o pessoal de fora e voltei pra casa para um merecido descanso.

Aquecimento com Renato e Egomar
Aquecimento com o Sebastião
Posicionando para a largada
Completando a 1a volta
Local: Beira mar São José / SC
Data: 26/02/2012
Horário: 18:00 Hs
Distância: 10 Km (9,83 Km)

Inscrição: 1 lata de leite em pó 
Kit: camiseta e número de peito    

Tempo: 45min41s
Pace: 4:39 min/Km

Colocação: 12 de 21 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 73 de 156 (masculino)
Colocação: 87 de 213 (geral)

sexta-feira, 9 de março de 2012

26/02/2012 - 16ª Corrida da Praia da Pinheira - Palhoça / SC

16a. Corrida da Praia da Pinheira - Palhoça / SC


A dúvida pairou durante toda a semana. Seria uma boa participar de duas corridas em um mesmo dia, querendo ainda ter um bom desempenho?

A Corrida da Praia da Pinheira não estava nos meus planos, e nem tinha certeza se realmente iria ocorrer. Na véspera pensei comigo mesmo: só iria se não chovesse. E como não choveu lá fui eu, e o Ênio. Como estávamos com receio de não encontrar o local da largada saímos cedo. Mas foi bem fácil de achar. O Analto, o Clécio e o seu Antônio já estavam por lá. E de atletas conhecidos foi só, além do Diogo e do Célio que chegaram depois.

A largada foi dada às 9:30 com 14 atletas, sendo 3 da categoria feminina. O percurso seria de 6  Km, saindo da ponta da praia até o Hotel do Espanhol. Pelo pessoal que estava participando já imaginava chegar entre os últimos. Mas também não tinha problema. Ia conduzir a corrida sem forçar muito, pois a noite iria participar de uma outra de 10 Km.

O tempo ajudou e não estava muito quente. A areia da praia também colaborou, pois estava bem firme. Na largada, aquele discurso de correr tranquilo, sem forçar muito, logo foi esquecido. Todos já saíram disparando na frente, inclusive as mulheres. Pra não ficar muito para trás tive que acelerar também. Até consegui quase cair em uma passagem por um canalzinho que cortava a areia.

O primeiro quilômetro ainda na empolgação foi concluído em 4:27. Normal se fosse em uma corrida no asfalto. Mas já sentia um certo esforço adicional para poder acompanhar alguns atletas que seguiam a frente. Logo também comecei a sentir a ação do vento contra, que se prolongou entre o 2o e o 3o Km. Isso fez elevar um pouco o pace na ida, subindo para 4:48 e 5:02, respectivamente.

Não teve distribuição de água durante o percurso. Talvez por ela ser curta. Já na volta contamos com o vento a favor e o pace voltou a diminuir, 4:43 no 4o Km e 4:36 no 5o Km. Acho que tentar acompanhar o Clécio ajudou nesse pace. Consegui completar o percurso em 25min38s, mas sabia que a distância estava longe dos 6 Km. Conferido posteriormente com o garmin foi de 5,39 Km.

Senti que tinha feito uma boa corrida dentro das minhas possibilidades e poderia até brigar pela quinta colocação na geral, mas aí já seria um nível de esforço bem maior... De qualquer forma deu pra garantir um belo troféu na categoria, que já fez valer o dia, para mim e para o Ênio.

Ainda teve a corrida para as crianças, que aguardavam ansiosamente e disputaram com muito empenho as primeiras colocações para ganhar o seu troféu também. Pena que meu filho não quis ir.

Valeu muito a pena o passeio e o aquecimento para a corrida da noite. Dia 21 de abril teremos outra etapa em Palhoça.

Esse foi o percurso
Preparação para a largada
Troféu da categoria 40-44 anos
Grande participação das crianças
Eu e o Ênio: valeu a pena o passeio

Local: Praia da Pinheira - Palhoça / SC
Data: 26/02/2012
Horário: 9:30 Hs
Distância: 6 Km (5,39 Km)
 

Inscrição: Gratuita 
Kit: não tinha    

Tempo: 25min39s
Pace: 4:45 min/Km

Colocação: 1 de 1 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 7 de 11 (masculino)
Colocação: 7 de 14 (geral)

quinta-feira, 1 de março de 2012

12/02/2012 - 4ª Corrida Rustica Iceport Portonave - Navegantes / SC

4a. Corrida Rustica Iceport Portonave - Navegantes / SC

Com essa corrida completei a minha 100a participação. Nunca imaginei que um dia iria chegar a tanto. Ao concluir a minha primeira prova em Abril de 2009, nos 10 Km da IX Maratona de Santa Catarina, nem sabia se iria participar de uma próxima. Mas consegui vencer a minha inércia e me manter na prática desse esporte até o momento.

Nesse final de semana tinham várias corridas simultaneamente em Santa Catarina, o que acabou dividindo os vários integrantes do grupo “Loucos por Corridas”. A corrida de Navegantes eu já conhecia do ano passado. Sabia que seria bem pesada por ser toda realizada na areia e debaixo de muito sol e calor. Esse ano não foi diferente.

Tenho que ressaltar que foi uma das melhores corridas em relação ao custo e benefícios. Começando pela redução no preço da inscrição, de R$ 30 do ano passado para R$ 10 e mais uma lata de leite Ninho. Caso muito raro de acontecer. O kit também melhorou em relação à qualidade da camiseta e ao chip, que dessa vez era o descartável, semelhante ao utilizado na São Silvestre. Parece um detalhe bobo, mas todo corredor sabe da dificuldade que é ter que retirar o chip no momento da chegada.

As inscrições não puderam ser feitas na hora. Esgotaram-se durante a semana. A largada estava prevista para as 8:45 Hs. A essa hora o sol já estava firme e forte. Mais de 450 atletas largaram. Metade iria fazer a corrida de 5 Km e a outra metade de 10 Km. Sabendo da dificuldade que tenho em correr na areia e também no calor, decidi fazer uma corrida bem conservadora para os 10 Km. Ia largar mais devagar e tentar acelerar aos poucos. Fiz exatamente o contrário.

Na empolgação da largada me posicionei mais a frente para não ficar muito preso e acabei não saindo tão conservador assim. Quando olhei para o garmin registrando o 1oKm vi o tempo de 4:36. Já sabia que ia pagar por isso. Minha estimativa era fazer os paces em torno de 5 min/Km. Reduzi um pouco o ritmo, mas mesmo assim continuei um pouco mais rápido que o planejado. Fiz os 3 quilômetros seguintes em 4:48. Acho que mantive esse ritmo pela sensação de sofrer várias ultrapassagens e não querer ficar muito para trás.

Durante o percurso havia vários canais cortando o trajeto. Ano passado eu desviava de todos e procurava um ponto mais estreito para atravessar sem molhar muito o tênis. Esse ano eu meti o pé na água e fui em frente. São alguns segundos e esforços poupados. O pessoal dos 5 Km fez o retorno nos 2,5 quilômetros. Nós, dos 10 Km, seguimos retos e encaramos mais 2,5 quilômetros a frente, pelo menos era isso o esperado. Completei o 5o Km em 4:49 e teoricamente deveríamos estar voltando nesse ponto. Porém, o retorno não chegava. Ele veio somente quando completamos 5,25 Km. Nesse ponto aproveitei para pegar um copo de água pra me hidratar. Estava muito quente e o primeiro posto de água eu tinha desprezado.

Se já estava me sentindo muito cansado, o pensamento de que a prova teria mais de 10 Km me deixava mais desanimado ainda. O retorno foi bem mais complicado. A redução do rimo foi inevitável. Enquanto corria as margens do mar a vontade era de pular na água e ficar por ali mesmo. Fechei 6o Km em 5:09 e o 7o Km em 5:05, já acima dos 5 min/Km. O esforço era grande para vencer a vontade de parar e seguir andando. Outro posto de hidratação apareceu para mais uma refrescada.

A essa altura as trocas de posições eram as mínimas. Cada atleta tentava se sustentar e levar a corrida até o final. Vinha ainda com um objetivo em mente. Fazer os 10 Km abaixo de 50 min, que pra mim seria um resultado bastante satisfatório pelas dificuldades. E veio o 8o Km concluído em 5:05, o 9o Km em 5:11, e o 10O Km em 5:08. Nesse ponto os 10 Km tinham sido vencidos em 49min27s. Mas ainda tinha aquela diferença de quase 500 metros para acabar.

Já extenuado e tentando uma última motivação para chegar, avistei um atleta a minha frente que estava reduzindo o ritmo. Acelerei um pouco mais tentar alcançá-lo. Só consegui me aproximar a poucos metros da chegada. Ele já estava praticamente cambaleando e eu não devia estar muito diferente. Entramos pela areia fofa que eram os metros finais. Consegui passá-lo, mas também outros dois atletas passaram por mim. Concluí a prova com o tempo de 51min43s. Ano passado tinha feito em 52min01s, mas agora não sei se eram os mesmos 10,46 Km.

Depois soube que quatro atletas passaram mal durante a corrida e que dois deles tinham sido encaminhados para o hospital, tamanho foi o calor e o esforço na areia. Inclusive um deles era o atleta que ultrapassei no final. Aparentemente não foi nada de grave. 

Nunca tinha tomado tanto líquido na chegada e como estava na praia não pude deixar de dar um merecido mergulho pra refrescar antes de voltar para casa.

Para fechar com chave de ouro, a organização da prova ainda ofereceu uma boa premiação em dinheiro, sorteio de brindes, um dos mais originais e bonitos troféus para até o 5o colocado de cada categoria, e bonitas medalhas para todos os concluintes. Além disso, o resultado já estava disponível no site quando cheguei em casa. Lembrando que a inscrição foi somente R$ 10.

Alongamento um pouco antes da largada
Largada
Sofrendo 2 ultrapassagens no final
Cheguei exausto
Minha 100a. corrida concluída

Local: Praia de Navegantes / SC
Data: 12/02/2012
Horário: 8:45 Hs
Distância: 10 Km (10,470 Km)
 

Inscrição: R$ 10,00 + 1 lata de leite Ninho 
Kit: Camiseta, saquinho porto treco, número do peito e chip descartável    

Tempo: 51min48s
Pace: 4:57 min/Km

Colocação: 12 de 18 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 91 de 171 (masculino)
Colocação: 98 de 204 (geral)