domingo, 20 de janeiro de 2013

13/01/2013 - 2ª Corrida Rustica de Itajaí

2a Corrida Rustica de Itajaí
Abrindo os trabalhos de 2013, lá fui eu participar da 2a Corrida Rústica de Itajaí, promovida em prol do Clube Roda Solta, um clube esportivo para pessoas com deficiência e que busca a integração dos seus membros através do esporte.

Se eu não me engano essa foi a minha primeira participação em uma corrida de rua na cidade de Itajaí, apesar de nem ser tão longe assim aqui da grande Florianópolis.

Cheguei por lá bem cedinho, perto das 7:15 da manhã para retirar o kit de participação. A largada estava prevista para as 9:40. Por lá encontramos alguns amigos aqui da grande Florianópólis: Analto, Clécio, Cleto, Alexandre e o seu Argemiro. De Blumenau veio o Marcelo, e participando em casa o casal Eduardo Legal e a Carla.

Além das categorias de cadeirantes e infantis, teve as modalidades de 5 Km e 10 Km, com premiação em dinheiro. O trajeto era curto seguindo pela Av. Beira Rio e voltando pela rua paralela, totalizando aproximadamente 2,4 Km por volta. Na modalidade de 5 Km seriam dadas 2 voltas e na de 10 Km seriam 4 voltas, que era o meu caso.

Eu não tinha bem um objetivo traçado para essa corrida. Buscar recorde pessoal na primeira prova do ano seria bem difícil. Mas iria tentar fazer um tempo abaixo dos 46 minutos nos 10 Km.

No horário da largada o sol já estava presente para complicar um pouquinho. E  após a largada, pontualmente às 9:30 ele foi aumentando gradativamente.  

1º Km – 04:24
2º Km - 04:23
3º Km – 04:26
4º Km – 04:32
5º Km – 04:34
6º Km – 04:37
7º Km - 04:40
8º Km – 04:41
9º Km – 04:43
460m – 02:00

Os cadeirantes largaram antes com cerca de 15 atletas. As categorias gerais de 5 Km e 10 Km largaram juntas, uns 15 minutos depois, com aproximadamente 100 atletas.

A primeira volta foi de reconhecimento para mim. Saí com a idéia de tentar manter um pace mais constante durante toda a corrida. O bom do percurso é que ele era todo plano, praticamente uma grande reta para ir e outra para voltar. Do jeito que eu gosto.

A hidratação estava no final de cada volta e o bom é que a água estava geladinha. O duro mesmo dessas corridas em várias voltas é que quando passamos pelo portal dá vontade de ficar por ali mesmo. Ainda mais quando tem a modalidade de 5 Km junto.

Quando ganhávamos a Av. Beira Rio recebíamos a ação direta e intensa do sol sem ter por onde buscar uma sombra. Era um sacrifício. Com o passar das voltas fui perdendo alguns segundo por quilômetro. Manter o pace estava impossível.

Um ponto interessante das corridas com várias voltas é que temos a oportunidade de ter mais registros fotográficos. Pelo menos isso.

Depois de muito esforço e muito suor, completei a prova com o tempo de 43min02s. Quisera eu que o percurso tivesse os 10 Km. Seria um super recorde pessoal. Voltando a realidade, o Garmin me mostrou que foram somente 9, 46 Km. Mesmo assim considerei um tempo bem legal.

Na chegada, depois de receber a medalha, foram exatamente 6 copos de água e um pedaço de melancia para a hidratação. Poucas vezes suei tanto. Teve até gente passando mal na chegada de tanto calor.

Aguardei um pouco para assistir a premiação, mas ela demorou e não consegui acompanhar até o fim. Acabei deixando para ver o resultado depois e voltei para casa. 

 Marcelo, seu Argemiro, Analto, eu e o Alexandre
 Largada dos cadeirantes
Completando a primeira volta com o Analto e o Laércio
 Chegando depois de 43min02s
 Muita hidratação
Agora é só alegria. Eu e o Eduardo Legal.

Local: Av. Beira Rio - Itajaí/SC

Data: 13/01/2013 
Horário: 9:30 Hs 
Distância: 10Km (9,460 Km) 

Inscrição: R$ 50   
Kit: Camiseta, isotônico, carbogel GU e  número de peito.

Tempo: 43min02s
Pace: 4:33 min/Km

Colocação: x de x (categoria 40-44 anos)
Colocação: 16 
de 32 (masculino) estimado
Colocação: 17 de 35 (geral) estimado

5 comentários:

  1. Olá Eduardo.
    Boa prova e bom pace. Foi bom rever os amigos.
    Vamos lá!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Marcelo.
      E bom também pra não perdermos muito a forma.
      Legal rever o amigo também.
      Abraço.

      Excluir
  2. Pra primeira do ano está excelente. Pena que, como quase sempre, falta distância e adeus qualquer recorde pessoal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Ênio. Acho que por aqui a chance de batermos tempo é só a Track&Field do Iguatemi. Nem as corridas da Beira mar continental vamos chegar a 5 Km ou 10 Km exatos, vai sempre faltar.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir