quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

26/01/2013 - Night Run Costão do Santinho

Night Run Costão do Santinho - FLN/SC
Resultado

Minha segunda participação na Night Run Costão do Santinho não ocorreu bem dentro das minhas expectativas como corredor. Eu já não tinha muito simpatia por trilhas. Agora tenho a real confirmação de que não fui feito para correr por elas.

A expectativa era grande, pois eu já tinha participado da edição anterior e tinha sido bem legal e tinha feito somente 5 Km. Cheguei bem cedo para a prova, às 18 horas, para evitar qualquer problema de congestionamento por ser época de temporada. Isso foi possível, pois a amiga Liz, a quem sou muito grato, ajudou na retirada do kit. 

Pensei que fosse conseguir aproveitar um pouco da praia, mas quando cheguei o tempo já estava fechado e ventava bastante. Deve ser por isso que o bolsão do estacionamento estava vazio. De qualquer forma preferi deixar o carro no estacionamento ao invés de ficar na mão dos flanelinhas. 

Um serviço legal oferecido pela organização para quem tem filhos foi a recreação infantil  no Espaço Kids dentro do Costão do Santinho. Pena que não deu pra levar o meu filho. Ano que vem ele vai.

Uma boa estrutura aguardava os atletas, com recepção pelo pessoal da I9 academia e artistas de circo, além da distribuição de pulseiras fluorescentes e registros fotográficos. Muitos amigos dos Loucos por Corridas também marcaram presença, inclusive alguns que eu já não via desde o ano passado.

Consegui finalmente entregar a Revista da Unimed com menção ao blog Correndo de Bem com a Vida  da amiga Helena, e recebi também um prêmio do concurso cultural de Natal, promovido por ela, uma bela toalha personalizada. Obrigado, Helena.

A largada aconteceu um pouco depois das 20 horas, com a queima de fogos. Ainda estava um pouco claro. As tochas foram acesas, mas devido ao forte vento algumas acabaram não resistindo.

Como areia e trilhas não são bem os tipos de piso em que eu gosto de correr, nem me preocupei em tentar abaixar o meu tempo, pois sabia que seria impossível. Estava sem um real objetivo na prova. Era correr o mais rápido possível. Larguei então lá no bloco do meio. Me arrependi depois.

Logo na largada já peguei congestionamento. Tinha muita gente, mais de 700 atletas entre as categorias de 5 Km e 10 Km. Além disso, a saída era em areia fofa e estava estreita até ganharmos a orla da praia. Passado os metros iniciais já consegui correr melhor. 

1º Km até que foi bom, mesmo tendo perdido um certo tempo na saída. Porém, depois chegou a parte anunciada e que eu temia. Após cerca de 1,7 Km de praia, iniciou o trecho de trilhas e dunas. Me arrependi de não largar mais na frente porque a trilha inicial era de passagem única e como haviam muitos atletas juntos acabou afunilando muito. 

Além disso eu tinha ido com o tênis Sprint, muito macio e aberto para esse tipo de prova. Agora aprendi. As passadas na areia fofa forçavam demais as pernas. Eu que não tinha nenhuma prática de correr em trilhas parecia um bêbado tentando me manter em pé.

Só assistia o pessoal me passar com extrema facilidade. Imaginava que esse trecho seria por alguns poucos metros somente, mas a medida que seguia parece que não acabava nunca. Resumindo, a extensão foi de aproximadamente 1,7 Km de puro sacrifício para mim. Quase caí e torci o pé por várias vezes, e mesmo sendo alertado pelos staffs consegui dar uma topada em uma pedra, já próximo do fim das trilhas.

1º Km – 04:33
2º Km - 05:02
3º Km – 05:51
4º Km – 06:02
5º Km – 05:29
6º Km – 05:05
7º Km - 05:37
8º Km – 06:40
9º Km – 06:05
980m – 04:54

Finalmente entraria pela praia novamente e poderia correr mais livre e sem desníveis, que bom. Que bom nada. Eu que pensava em recuperar o tempo perdido nas trilhas mal conseguia sair do lugar. O vento que soprava contra estava bem forte e eu já bastante cansado não conseguia desenvolver um bom ritmo.

Quase 27 minutos depois da largada estava completando a minha primeira volta (5 Km). Gostei que a distância estava exata, mas a minha performance...

Abri a segunda volta já imaginando o martírio que iria pegar novamente nas trilhas. Agora, já tinha anoitecido e estava tudo escuro. As poucas tochas que resistiram a ventania davam uma idéia do caminho. Como a maioria dos atletas participaram dos 5 Km nem sentiram a maior dificuldade que foi nessa segunda volta para os 10 Km.

Ainda na praia, próximo das dunas, a escuridão era tanta que por algumas vezes quase trombei com outros atletas que vinham no sentido contrário. A pulseira fluorescente, distribuída pela organização ajudou um pouco, senão ia ficar bem difícil. Mas a pior parte para mim estava por vir. 

Cheguei novamente na parte das trilhas. Já tinha até aliviado um pouco. Agora era conseguir terminar os 10 Km. Logo no começo da trilha quase atropelei um aparelho que estava no meio do percurso. Nem sei o que era, mas foi por pouco. Em alguns trechos tínhamos a iluminação de tochas e lanternas de alguns veículos, mas não era o suficiente para toda a extensão.

Se enquanto estava claro, para mim já estava difícil, agora que eu não conseguia enxergar nada foi pior ainda. Reduzi bem mais o ritmo, pois só estava conseguindo ver a poucos metros na minha frente. Em alguns trechos nem isso.

A uma certa altura das trilhas em uma bifurcação consegui pegar o caminho errado. Não estava enxergando nada. Sorte que o staff que estava mais a frente e alguns atletas que vinham atrás me alertaram. Caso contrário ia ficar perdido por ali. 

Já estava chegando ao fim das trilhas e eu naquela concentração de tentar enxergar o caminho passei pelo ponto onde tinha acertado a pedra na primeira volta. E antes mesmo do staff completar a frase: "Cuidado com a pedra....", eu já havia conseguido a proeza. Menos mal que não caí, mas confesso que estava praticamente sem pernas. Mais alguns metros e finalmente ganharia a areia da praia novamente.

Dessa vez o vento contra nem me incomodou muito, tamanho foi o alívio de ter terminado o percurso pelas trilhas. Nos primeiros metros as pernas ainda ficam pesadas pelo esforço na areia fofa, mas depois ela vai se acostumando, ficando um pouco mais fácil para correr.

Cheguei concluindo a prova com um tempo líquido de 55min19s, muito além do que eu imaginava. Deu para perceber que o treino para correr entre trilhas e dunas é bem diferente. Exige muito mais força. Nesse caso, dos 10 Km praticamente 3,5 Km foram em trilhas. Ponto positivo é que as distâncias de 5 Km e 10 Km foram exatas.

Na chegada recebi a medalha (muito bonita), frutas, barras de cereais, água e isotônico. Ainda tínhamos a disposição a tenda para massagem, que eu acabei nem vendo. Estava me recuperando.

Assisti um pouco a premiação e o sorteio de alguns brindes. Depois, com alguns amigos Loucos por Corridas fomos jantar para fugirmos do congestionamento da volta. Acho que essa foi a melhor parte: comer !!!

A organização, disponibilizou rapidamente o resultado por celular e pelo site, além das fotos dos atletas com o cartaz "Eu fui", tiradas durante o evento. Muito legal. Pra finalizar ainda é possível imprimir um lindo certificado de finisher.

No meu ponto de vista o evento como um todo foi muito bom, em um ambiente super alto astral e em um local privilegiado. Deixo registrado somente algumas sugestões que acredito possam ser pensadas para as próximas edições: retirada dos kits, revisão no percurso que envolve as trilhas, principalmente no quesito iluminação para quem participou dos 10 Km, e possibilidade de premiação para as categorias.
Juarez, eu e o Eduardo Legal de Itajaí
 Prêmio recebido da promoção de Natal do blog Correndo de Bem com a Vida da Helena
 Eu e o Marcelo de Blumenau - Blog Diário de Corrida 
 Momentos antes da largada
 Renato Ventura dando um banho como fotógrafo
Minha chegada registrada pelo treinador Thiago Luiz Alves da Integral Assessoria
Um merecido jantar com os amigos após a corrida (Via Santinho)

Local: Praia do Costão do Santinho - FLN/SC

Data: 26/01/2013 
Horário: 20:00 Hs 
Distância: 10Km (9,98 Km) 

Inscrição: R$ 70   
Kit: Camiseta, viseira, barra de cereal, ingresso para casa noturna, número de peito e chip descartável.

Tempo: 55min19s
Pace: 5:31 min/Km

Colocação: 13 de 26 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 97 
de 189 (masculino)
Colocação: 105 de 256 (geral) 

6 comentários:

  1. Você largou com uma camisa branca e chegou com uma camisa verde?

    O melhor foi comer. Pagar é que não foi tão bom, né?

    Vamos fazer uns treinos em trilha. Sofrer de graça é melhor.

    Parabéns pela corrida, mas eu esperava um tempo melhor hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece mesmo a transformação da camisa, nem tinha percebido. Efeitos especiais dos nossos amigos fotógrafos. Comer bem é sempre bom. Pagar geralmente não é...rs. Quanto a fazer treinos em trilhas eu ainda preciso me recuperar psicologicamente. Vai demorar um pouco. Ah, quanto ao tempo, eu também esperava, mas acho que escolhi o pneu errado para correr em areia e trilhas. Também não sei se ia ajudar muito se tivesse escolhido o certo. Vivendo e aprendendo. Valeu, Ênio.

      Excluir
  2. Olá Eduardo, a prova estava mais difícil esse ano. Também concordo com os pontos a serem repensados para a próxima edição. No mais, a energia dessa prova é muito boa. A cada prova, quando pensamos que estamos preparados, surgem novos desafios. Mesmo já sabendo que você não é muito fã de trilhas, gostei do seu tempo. Boa observação do Enio, a largada com uma cor de camiseta e na chegada com outra...rs.
    Vamos lá! Bons treinos.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo. Ano passado eu tinha feito 5Km e sem dunas. Esse ano pesou bastante para mim. Como diz o Ênio, foi ruim, mas foi bom. Depois que a gente termina tudo vira festa !!! E o legal mesmo é poder encontrar com os amigos. Agora a camiseta deve ter passado por um processo de mutação para se adequar a escuridão, ficando mais fluorescente...rs !!! Bons treinos e uma abração !!!

      Excluir
  3. Oi, Eduardo.

    Sua participação na corrida me pareceu bem castigante. Foram tantos obstáculos, vento, escuridão, pedra, aparelho?? nossa, foste um vencedor. Achei seu tempo bom. Eu achei que faria sub30 e fiquei na casa dos 34 minutos. E concordo que o funil lá nas dunas tenha prejudicado muita gente.
    Obrigada pela menção do meu blog e minha humilde promoção de natal. Queria mesmo é sortear mais coisas pra vocês. Estou pensando no assunto inclusive. Vem novidade por aí.
    Ah! E agradeço pela revista da Unimed. Foi uma surpresa e tanto ver meu blog mencionado lá.

    Super abraço e bons treinos!!!
    Nos vemos na Corrida da Pinheira (dia 24) ou na Meia Internacional de Fpolis. ;))

    Helena
    @correndodebem
    correndodebemcomavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Helena. Realmente descobri que não fui feito para correr em areias e trilhas. Mas é bom pra mudar um pouquinho da rotina. Eu é que te agradeço pelo prêmio. E fico muito contente que você tem conseguido mais inscrições para poder compartilhar com os seus seguidores. Adoro acompanhar o seu blog !!! Um abração e até a próxima prova.

    ResponderExcluir