domingo, 6 de janeiro de 2013

31/12/2012 - 88ª Corrida de São Silvestre 2012

88a. Corrida Internacional de São Silvestre
                                             Resultado
A São Silvestre é uma das corridas mais aguardadas do ano. Sem dúvida é a maior e a mais famosa corrida de rua do Brasil. Atrai atletas dos mais variados locais do país e do exterior. Cada atleta trás a sua história particular e todos juntos fazem a sua festa pelas ruas de São  Paulo.

Enquanto eu puder tentarei participar de todas possíveis. Para mim elas não se repetem. Cada ano tem alguma variação, uma novidade e uma energia diferente. Isso é o mais legal.

Como de costume fui para São Paulo 2 dias antes da corrida. Retirei o kit no último dia (dia 30) no ginásio Estadual Geraldo José de Almeida. Fui com a minha mãe logo cedo e praticamente não peguei fila, como muitos atletas relataram na entrega nos dias anteriores, demorando mais de hora às vezes.

Aproveitei para dar uma passadinha na feira de artigos esportivos que já é uma tradição, mas nesse ano achei muito mal distribuída com os corredores extremamente estreitos para a quantidade de pessoas que passavam por lá. Fico imaginando como não devia estar nos dias anteriores, pois eu nem estava conseguindo ver e andar. Próximo da saída encontrei um porta-medalhas de madeira, que estava de olha faz tempo, e acabei ganhando de presente da minha mãe. Já do lado de fora do ginásio encontrei o seu Ademir e o Pertino aqui de Florianópolis, curtindo o movimento e tirando algumas fotos.

No kit tinha sachê de café com leite em pó, cappucino, suplemento protéico, camiseta branca novamente, desodorante para os pés, gel de carboidrato, número de peito e chip descartável.

Mesmo sabendo que não é uma prova para obter os melhores tempos na distância, por causa da quantidade de atletas, congestionamento na largada, e do próprio percurso com grande variação de altimetria sempre queremos buscar uma marca melhor em relação as anteriores. 
O meu objetivo dessa vez era concluir a prova em menos de 1h20min, contra o tempo de 1h23min30s do ano passado.

Cheguei às 7:45 na Av. Paulista para entregar o kit para o amigo Lucena, que também iria participar e é daqui da grande Florianópolis. Minha mãe e meu irmão também foram comigo para assistirem e dar um apoio. Encontramos com os meus primos Chumbinho e Kazumi, mais alguns de seus parentes e amigos.

Depois de tirar algumas fotos fui me alinhar para a largada com cerca de 35 minutos de antecedência. Tinha em mente perder no máximo uns 5 minutos da largada oficial. Pensei que tivesse me posicionado  bem, já em frente ao MASP, e junto a faixa de pace de 7 min/Km. Foi o máximo que consegui chegar. Até então não tinha encontrado ninguém conhecido.

A largada oficial foi pontual, às 9 horas, mas a minha largada foi perto das 9h15min, ou seja, 15 minutos depois. Pior que no ano passado onde tinha perdido cerca de 11 minutos apenas. Depois pelas imagens da TV descobri que tinha um outro ponto de entrada mais a frente que deve ter congestionado ainda mais a largada.

Como o início é mais devagar e não tem mesmo o que fazer, decidi filmar a largada até mais ou menos o fim do 1o.Km. A minha máquina fotográfica não é muito apropriada para isso, mas pelo menos fica o registro de como é uma largada da São Silvestre no meio daquela multidão.

Incrivelmente ou por falha do GPS (mais provável) pela passagem pelo túnel, o meu 1oKm registrou o tempo de 4:11. Esse tempo não deve ter sido real, pois não tinha como sair tão rápido no início. Acho que uma média dos 3 primeiros quilômetros retrataria melhor o meu ritmo inicial.

1º Km - 04:11
5º Km - 05:26
9º Km - 06:02
13º Km - 05:04
2º Km - 04:51
6º Km - 05:40
10º Km - 05:21
14º Km - 05:33
3º Km - 04:58
7º Km - 05:23
11º Km - 05:03
15º Km - 06:03
4º Km - 04:42
8º Km - 05:03
12º Km - 05:09
570m - 02:41

Na descida do Pacaembu, onde infelizmente houve uma fatalidade com um atleta cadeirante, já deu pra perceber que não tinha largado bem posicionado e tinha muita, mas muita gente a minha frente, coisa de perder de vista. As dificuldades se acentuaram quando apareceram os trechos de subidas. Muita gente caminhava, mesmo no começo da prova, e acabavam segurando o ritmo dos que vinham atrás.

Na Av. Pacaembu tivemos as duas pistas liberadas e nesse trecho deu para correr bem. Porém no final dela, um pouco antes da chegada no Memorial da América Latina foram acessadas algumas ruas bem mais estreitas e acabou afunilando a passagem dos atletas. Definitivamente não é das melhores idéias o percurso passar por ruas mais estreitas, causa um baita congestionamento e segura muito o ritmo dos atletas. A essa altura estávamos perto da passagem do 5o Km e minha irmã Juliana e o meu cunhado Sérgio estavam dando aquela força e fazendo alguns registros. Bem legal encontrá-los no percurso.

Após o meu 4oKm, quando ocorreu o afunilamento, não consegui mais fazer um ritmo abaixo de 5 min/Km. Isso ultimamente não seria normal, mas acho que realmente o congestionamento e os zig-zags prejudicam mesmo o rendimento.

Até aí eu não havia conseguido pegar água. Passei pelo primeiro posto lotado, pois a fila estava imensa. No segundo posto já consegui pegar uma garrafinha de água. Deu pra dar uns goles e refrescar um pouco a cabeça. Já estava ficando bem abafado e esquentando. Não consegui pegar nenhuma garrafa de água gelada.

A prova seguia e não conseguia fazer o meu ritmo normal de corridas, sempre buscando uns espaços vazios para ultrapassar. Às vezes uns esbarrões eram inevitáveis. Alguns corredores abusam da inexperiência e param no meio da multidão pra tirar fotos, ficam cortando a frente de um lado para o outro, ou simplesmente ficam de braços abertos, como se só eles estivessem correndo.

Nesse ano percebi que o público nas ruas parecia um pouco menor contrastando com o maior número de atletas. Talvez seja pelo fato da corrida ser de manhã cedo (mais difícil para acordar), enquanto para os corredores já é uma prática mais comum. Particularmente também prefiro as corridas pela manhã cedo.

Já próximo do 10o Km consegui pegar 2 saquinhos de gatorade que ajudou bem na hidratação. Estava com a boca seca. Enquanto isso continuava a minha saga desviando dos corredores. É muita gente caminhando e correndo também em blocos. Isso do início ao fim. Ano que vem tenho que chegar mais cedo para a largada.

Passando pelo viaduto do chá já começa a preocupação com a subida da Av. Brigadeiro. Ainda bem que esse ano não tivemos chuva. Para evitar o congestionamento eu corri a maior parte do tempo na lateral direita sempre que possível. Um detalhe interessante e legal é que, correndo próximo ao público, a criançada esticava os braços para dar um toque na mão na nossa passagem. Bem legal. Isso também dava uma motivação a mais.

Na chegada a Av. Brigadeiro eu já tinha bem a idéia do que me esperava, mas não tem jeito. É difícil mesmo. A subida começa, mas parece que não acaba nunca. O pensamento ficava em saber quando iria chegar a Av. Paulista e ela demorou. Nessa hora eu já nem olho mais o relógio. É concentrar-se para vencer os praticamente 2 Km de subida.

Já próximo do 14o Km passei pela minha mãe e o meu irmão que estavam também assistindo. E logo em seguida no finalzinho da Av. Brigadeiro encontrei com o amigo Jacks que estava concluindo a sua prova também. Ganhei finalmente a Av. Paulista e no meio daquela multidão fiquei contente de poder encontrar no público a Luana e a Rafaella (esposa e filha do Marcelo Eninger), que registraram a passagem.

Olhei para o relógio que já marcava um pouco mais 1h20min de prova. Ainda tentei um sprint final para não ficar muito fora do tempo que eu queria. Faltou um pouquinho. Completei a corrida com um tempo líquido oficial de 1h21min07s, cerca de 2 minutos abaixo do meu melhor tempo do ano passado, mas um pouco acima do meu objetivo.

Dessa vez não cheguei tão quebrado como no anterior, mas tenho que concordar que essa Av. Brigadeiro exige muito da gente. Fui então pegar a medalha, que estava sendo rigorosamente entregue aos atletas que concluíam a prova, além de alguns bombons e barras de cereais. Não vi entrega de isotônicos na chegada, somente garrafas de água sem gelo.

Ainda encontrei com mais alguns corredores amigos e conhecidos aqui de Santa Catarina, e depois fui embora com a minha mãe e o meu irmão para poder repor as minhas energias. Agora sem culpa alguma para comer e beber na virada do ano.


 Família e amigos - corredores e grupo de apoio
 Eu larguei por aqui em frente ao MASP
 Chegando ao Viaduto do Chá
 No meio da multidão
 
 Cadê a água ???
Missão cumprida com a Av. Brigadeiro Luis Antônio ao fundo

Local: Av. Paulista - São Paulo/SP

Data: 31/12/2012 
Horário: 9:00 Hs 
Distância: 15Km (15,570 Km) 

Inscrição: R$ 120   
Kit: Sachê de café com leite em pó e cappucino, suplemento protéico, camiseta, desodorante para os pés, gel de carboidrato, número de peito e chip descartável.

Tempo: 1h21min07s
Pace: 5:13 min/Km

Colocação: 592 de 2.563 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 3.245 
de 16.253 (masculino)
Colocação: 3.400 de 20.526 (geral)

6 comentários:

  1. Olá Eduardo,
    A São Silvestre é incrível. Cada corredor tem o seu objetivo, alguns celebram, outros se divertem, uns buscam tempo; no meu caso, eu fiquei com a sensação que poderia ter feito um tempo melhor, e isso é o que nos faz participar novamente.
    Ah... gostei de estratégia de levar a equipe de apoio, o Foco Radical não me localizou no meio do povo, rs.
    Mais uma vez parabéns pelas provas que realizou esse ano e pelas conquistas.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo, há 3 anos edições da São Silvestre eu tenho tido a sensação de que poderia ter ido melhor. Não tem muito jeito, uma das opções é madrugar na largada. Ainda não consegui isso. Aos poucos vamos chegando lá.
      Quanto a equipe de apoio, eu sou de São Paulo e minha família é de lá. Isso ajuda muito..rs.
      Da Focoradical também não tive registro. Consegui da www.midiasport.com.br. Acho que tem também da Webrun.
      Valeu. Parabéns para o amigo também pelas conquistas do ano que se passou.
      Um abraço e até a próxima.

      Excluir
  2. Eu demorei 13 minutos para passar na largada. Um dia ainda sonho em correr a São Silvestre em menos de 1h15'. Por enquanto, ainda não dá. A não ser que eu fiquei 3 horas lá na frente, mas aí a corrida já não é mais diversão, é sofrimento haha.

    Teu tempo foi bom. Enquanto eu puder e não tiver que pagar hospedagem, também penso em ir para a São Silvestre, mas eles não podem pensar em aumentar muito o preço ou continuar tão desorganizados.

    Vamos para 2013.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Ênio. Eu vinha treinando para fazer esse tempo abaixo de 1h15´. Em um percurso normal acho que até daria, mas em se tratando da São Silvestre vai ser mesmo um desafio. Também não tenho disposição de ficar tanto tempo esperando na largada. Continuemos tentando !!!
      O tempo não foi o que eu queria, mas tá bom de ter melhorado. Esse ano tem mais. Que venha 2013 !!!
      Abraço.

      Excluir
  3. Olá, Eduardo.

    Belo registro o seu. Parabéns pela sua São Silvestre e como você diz no texto, haverá edição 2013. Significa que vale o investimento. As fotos ficaram ótimas, nem parece que tem 25 mil pessoas com tanto registro fotográfico. A família vale ouro, heim.
    Seu tempo e pace foram ótimos. Até agora só li um depoimento de corredor conhecido que fez/conseguiu tempo melhor que o seu. Com tanta gente e organização, vc pode se considerar um vitorioso. Parabéns.
    Que venham as provas de 2013 e sem lesões.

    Abraços
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Helena.
      Para quem gosta de correr não pode deixar de fazer pelo menos uma vez a São Silvestre. Totalmente diferente de todas as corridas que temos por aqui.
      Quanto as fotos, esse ano dei sorte. Geralmente não acho nenhuma minha para comprar. E outras contei com os amigos e parentes. Nos outros anos quase não tinha registros.
      É, estamos melhorando aos poucos, em 2009 fiquei na casa dos 7 mil, em 2011 nos 5 mil e esse ano na cada dos 3 mil. Ano que vem vamos buscar os 2 mil !!!
      Que venha 2013 !!!
      Um abraço.

      Excluir