segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

17/02/2013 - 1ª Corrida Cross Country Barra da Lagoa

1a. Corrida Cross Country Barra da Lagoa - FLN/SC
Resultado
Essa foi mais uma corrida em terrenos que não estou acostumado: areias e trilhas. Aliás, nesse início de ano essa já foi a terceira e pra minha felicidade estão acabando, pois definitivamente não consigo me adaptar.

O percurso era razoavelmente conhecido, pois havia participado de uma prova por lá em 2010 e também tinha feito um treino no último carnaval. Então, eu já até sabia o que iria enfrentar.

Eu demorei um pouco pra chegar e tive que deixar o carro meio longe. Grande parte dos amigos "Loucos por Corridas" já estavam presentes.

A largada prevista para às 9 horas da manhã ficou prejudicada pelo fim do horário de verão, que para nós já seria o sol das 10 horas. Acho que uma corrida entre praias e trilhas poderia ser até mais cedo. Pegamos um calor bem castigante.

A corrida além de ter a distância dos 10 Km, teve a opção de revezamento em dupla com distância de 5,5 Km e 4,5 Km. 

Meta para essa prova eu não tinha muito bem definida. Talvez fazer uma pace abaixo de 5 min/Km, ou melhorar o pace em relação a prova de 2010 ? Por tempo seria difícil, pois o percurso era diferente.

Largamos próximo da 9 horas mesmo, já debaixo de um forte sol. Comecei bem, pois o calor também é um dos meus piores inimigos na corrida. Derruba bastante o meu rendimento. A largada foi congestionada pela passagem em areia fofa da praia, mas logo ganhamos a areia mais firme.

Durante os 2 primeiros quilômetros estava tudo bem. Consegui não largar tão forte como normalmente eu faço, e ainda tinha um ventinho pra dar uma refrescada. 

Em seguida entramos pelas trilhas. Na minha cabeça, como a trilha era fechada, tinha a esperança de estar bem mais fresquinha que na praia que contava com a incidência direta do sol. Muito pelo contrário. A vegetação fechada abafava muito mais o ambiente e o pior, não havia vento algum. Nem preciso dizer que essa foi a parte onde sofri a maioria das ultrapassagens. Parecia que ela não acabava mais. Praticamente a distância que percorremos inicialmente pela praia na ida foi a distância de volta pelas trilhas, ou seja, mais de 2,5 Km.

A minha preocupação era só não perder contato visual com alguns corredores à frente pra não errar o caminho. Mas de qualquer forma, a trilha estava bem sinalizada. No final dessa primeira volta eu já estava profundamento arrependido de ter escolhido a distância de 10 Km. Estava pensando seriamente em ficar na primeira volta mesmo. Eu no meu limite e muito longe de uma performance razoável.

1º Km – 04:59
2º Km - 04:42
3º Km – 05:37
4º Km – 05:25
5º Km – 05:36
6º Km – 05:42
7º Km - 05:32
8º Km – 05:50
9º Km – 05:26
990m – 04:55

Fechei a volta próximo do seu Ademir, um senhor de aproximadamente 60 anos que tem um pique de jovem. Tentava me manter próximo dele e foi isso que me motivou a prosseguir. Pior de tudo é que vinha conversando com ele e me contou que tinha voltado da balada de madrugada e mal tinha dormido. Depois dessa eu nem podia ter motivo pra desistir.

A essa altura, durante o trecho pelas areias mais duras da praia já havia desistido de todos os objetivos e o desafio já estava sendo conseguir terminar a prova. Ainda bem que nessa segunda volta o retorno pelas trilhas foi mais perto e teríamos pouco mais de 2 Km nesse terreno.

Até que nessa segunda volta pelas trilhas parecia um pouco mais fácil, mas eu também já tinha tirado o pé do acelerador. Sofri mais algumas ultrapassagens e fui levando aos trancos e barrancos até o final. Completei o percurso com um tempo líquido de 53min44s. Foi o possível para as condições do dia.

Queria ter uma balança pra saber quanto quilos de água tinha perdido durante a prova. Eu suei muito. Acho que nunca perdi tanta água em tão pouco tempo. Mas depois me hidratei bastante e pude saborear uma farta mesa de frutas com direito até a abacaxi.

A exposição ao sol não acabava por aí. Fiquei para ver a entrega da premiação, principalmente a do ranking do ano de 2012, onde eu (6o) e o meu amigo Fausto Egídeo (4o.) recebemos um belo troféu da ACORSJ.

Pra fechar com chave de ouro o nosso grupo "Loucos por Corridas" ainda recebeu um belo troféu como a 2a. maior equipe presente no evento. Ficamos muito felizes com o nosso 1o. troféu. 

Depois disso, como já estava por lá aproveitei para curtir o meu primeiro dia de praia nesse verão.

Aguardando a largada e torrando no sol
 O percurso inicial pelas areias da praia da Barra da Lagoa 
Sofrendo durante a parte da trilha - muito quente 
 A chegada é um alívio
 Loucos por Corridas recebendo o seu primeiro troféu - 2a. maior equipe
6o. colocado no Ranking ACORSJ 2012

Local: Praia da Barra da Lagoa FLN/SC

Data: 17/02/2013
Horário: 9:00 Hs 
Distância: 10Km (9,90 Km) 

Inscrição: R$ 31 + um pacote de fraldas 
Kit: Somente número de peito.

Tempo: 53min45s
Pace: 5:24 min/Km

Colocação: 18 de 24 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 99 
de 140 (masculino)
Colocação: 102 de 174 (geral) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário