quarta-feira, 20 de março de 2013

17/03/2013 - 7ª Meia Maratona Internacional de São Paulo

7a. Meia Maratona Internacional de São Paulo
Vídeo da minha chegada
Resultado
A Meia Maratona Internacional de São Paulo não estava nos meus planos este ano. No lugar dela estava pensando em fazer a Meia Maratona de Joinville que seria no mesmo dia e bem mais perto.

Entretanto por uma oportunidade de ouro consegui comprar passagem de ida e volta para São Paulo por menos de R$ 50, e como a minha família também é de São Paulo foi mais interessante ir pra lá.

Cheguei sábado pela manhã. Fui retirar o kit à tarde com o meu pai faltando praticamente uma hora para encerrar a entrega. Ainda bem que estava bem tranquilo. Deu até pra entrar no estádio onde estava tendo os treinos de atletismo. 

Como a corrida seria de manhã bem cedinho, com largada prevista para às 7:30, e as ruas costumam ser fechadas antes, optei por dormir na casa da minha irmã, que mora cerca de 3 Km da largada, em frente ao Estádio do Pacaembú. Dessa forma poderia ir a pé, aquecendo, sem preocupação para estacionar o carro.

Durante a noite de sábado choveu bastante e a previsão para o domingo também era de chuva. A sorte que tivemos é que no horário da corrida São Pedro decidiu colaborar e deu uma trégua. Isso deixou as condições climáticas ideais para se fazer uma meia maratona. Pelo menos para mim.

Fui para a largada, acompanhado da minha irmã e do meu cunhado, que também aproveitaram pra fazer uma caminhada até lá. Uma corrida fora de casa é um pouco estranha, pois não encontramos tantos conhecidos. Parecia um peixe fora d´agua. Além de ser muito difícil encontrar alguém no meio daquela multidão.

Quando fizemos a inscrição indicávamos o tempo que gostaríamos de concluir a meia maratona e assim divididos por setores na largada. Baseado nessa informação, recebíamos uma pulseira com uma determinada cor indicando o nosso setor. Achei bem legal. 

Entretanto, no alinhamento da largada pelo que percebi, não teve muito esse negócio de obedecerem os setores. Até tinham as entradas para cada um, mas depois se misturavam todos. Além disso teve o pessoal que correu os 5 Km que não sei em que setor entrou.

Como o metido aqui se inscreveu para o setor de sub 1h40min (cor vermelha), larguei mais a frente. E pude comprovar na prática a diferença que faz correr mais livre, principalmente no começo. Eram aproximadamente 5 mil atletas participando da meia maratona.

Dada a largada, demorei pouco mais de 30 segundos para passar pelo portal. Foi rapidinho. Logo ganhamos a reta da Av. Pacaembu. Muito bom pra se começar uma prova, pois inicialmente trata-se de uma descida. Por ela se vão mais de 2 quilômetros, e apesar de muitos atletas, corria sem precisar fazer os zigue-zagues como na São Silvestre.

O meu plano era fazer todos os paces abaixo de 5 min/Km, ou seja, concluir a prova em pelo menos 1h45min. Inicialmente até que estava conseguindo ir razoavelmente bem.

1º Km – 04:59
6º Km - 04:48
11º Km - 04:53
16º Km - 05:20
21º Km - 04:57
2º Km - 04:32
7º Km - 04:55
12º Km - 04:52
17º Km - 05:12
150 m - 00:44
3º Km - 04:51
8º Km - 04:46
13º Km - 04:55
18º Km - 05:07

4º Km - 04:45
9º Km - 04:48
14º Km - 05:08
19º Km - 04:47

5º Km - 04:46
10º Km - 04:57
15º Km - 04:57
20º Km - 04:50


Fui tentando controlar a cada quilômetro, e se possível, ir ganhando alguns segundos para a parte final da prova que é mais difícil de sustentar. Os primeiros 5 Km em trechos de mais descidas que subidas foram bem tranquilos, tirando a dispersão inicial. Esse primeiro quarto foi praticamente por toda a Av. Pacaembu e o Elevado Costa e Silva. Passei com o tempo um pouco abaixo de 24 minutos. Como estava fresquinho, até então não havia pegado água para me hidratar.

Nos próximos quilômetros, passando pela Rua Amaral Gurgel, Av. Duque de Caxias, Av. Rio Branco e Rua José Paulino, cravei os 10 Km com o tempo de 58min10s, sendo que pouco depois do Km 8 aproveitei para tomar um gel de carboidrato. Continuava concentrado na minha meta de menos de 5 min/Km por pace.

Entramos depois em um retão pela Rua Conselheiro Nébias e Av. Rudge, chegando no 15° Km em frente a estação de metrô Barra Funda. Eu já estava intercalando a hidratação, posto sim, posto não. Tinha opção de garrafinhas e copos. Também teve Gatorade, mas não me recordo em quantos pontos. Nesse quarto da prova começaram as primeiras subidas mais complicadas e no 14° Km não consegui mais manter o pace de 5 min/Km. Ainda assim passei o 15° Km com 1h12min54s. Só pra ter uma ideia da dificuldade de correr bloqueado e em zigue-zague, na São Silvestre (aproximadamente 15 Km) o meu tempo foi de 1h21min07s em 2012.

Faltavam somente mais 6 Km, mas por ruas quebradas e mais estreitas, como a Tagipuru e Fuad Naufl, que ainda intercalavam vários trechos de subidas exigindo muito mais das pernas  e quebrando novamente o meu ritmo no 16°, 17° e 18° Km. Bateu um desânimo nesses 3 quilômetros, pois dessa forma não conseguiria fazer o meu tempo planejado de sub-1h45min. Com a chegada novamente ao Elevado Costa e Silva consegui retomar o ritmo anterior, mas me exigindo muito mais esforço. 

Uma coisa que acabou sendo repetitiva foi a passagem pelo Elevado que acabou ocorrendo  no início e no final da prova ida e volta, ou seja, acabamos passando praticamente 4 vezes por um mesmo local.

Depois de sair do elevado novamente, passamos por mais algumas ruas e entramos para a reta final na Av. Pacaembú. Já não tinha boas lembranças dessa subida e sabia que apesar de não ser tão pesada era relativamente comprida. Tinha voltado a briga para fazer o sub 1h45min, mas no limite. Não poderia mais fazer o pace acima de 5 min/Km a essa altura. Usei todo o restante de força que me restava e subi o mais forte que consegui. Foi até bom, pois passei bastante gente nessa reta final.

Próximo da chegada, quando avistei o relógio de longe ele mostrava 1h44min e faltavam pouco mais de 50 metros para concluir. Nessa hora estava mais aliviado. Cruzei a linha de chegada com o tempo líquido de 1h43min51 e o tempo bruto de 1h44min19s.

Pra variar cheguei bastante exausto. Bebi umas 3 garrafas de água, peguei o meu kit lanche pós prova e fui retirar a medalha. No caminho encontrei o Thiago e o Lineo da Integral Assessoria que também esteve presente no evento.

Depois de tudo isso, ainda tinha mais 3 Km de caminhada de volta para a casa (no sentido oposto a chegada), e pude curtir a chegada do pessoal, inclusive do amigo Roberto Itimura, um grande exemplo de superação.

Algumas considerações: 
1) Apesar de muitos atletas participando, não havia praticamente a participação popular pelas ruas como se vê no percurso todo da São Silvestre.
2) A passagem pelo Elevado Costa e Silva se tornou repetitiva por duas passagens ida e volta.
3) Nos 6 quilômetros finais aumentam a dificuldade com a presença de várias subidas.
4) Não é a melhor das meias maratonas para se fazer tempo.
5) A distância da meia maratona estava bem aferida.
6) Como na São Silvestre, tivemos o vídeo da chegada gratuito para baixar.

Na retirada do kit (Conjunto Desportivo Constância Guimarães)
 Kit da meia maratona, inclusive com ovinho de Páscoa
 Meu pai visitando o estádio de treinamento do atletismo na retirada do kit 
 A caminho da largada - Essa placa eu só veria no final da prova
 Meu cunhado Sérgio que foi dar uma força e me acompanhar
 Na expectativa da largada. Eu estou de azul do outro lado.
 Em algum lugar do percurso. No pique.
Missão cumprida - 1h43min51s (tempo líquido)

Local: Pacaembú / SP
Data: 17/03/2013 
Horário: 07:30 Hs 
Distância: 21,097 Km (21,150 Km) 

Inscrição: R$ 80,00
Kit: Camiseta, sachê de carboidrato e whey protein, capuccino em caixa, ovinho de páscoa, torrone, barras de cereais, chip descartável, pulseira por setor, e Número do peito    

Tempo: 1h43min51s
Pace: 4:55 min/Km

Colocação: 0177 de 0690 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 0996 de 4074 (masculino)
Colocação: 1048 de 4754 (geral)

4 comentários:

  1. Muito bom, senhor Eduardo. Foi de Sprint, é? Domingo vou tentar manter esse abaixo de 5 min/km. Vamo que vamo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela presença, amigo querido, bom findi ! Beijo.

    ResponderExcluir