segunda-feira, 6 de maio de 2013

28/04/2013 - Track&Field Run Series Beiramar Shopping


Track&Field Run Series Beiramar Shopping

Resultado
Finalmente consegui fazer o meu sub-45min em uma prova de 10 Km, 44min41s. Uma marca que eu achava impossível quando comecei a correr há 4 anos atrás. Esse tempo que é também o meu recorde na distância demorou exato um ano para ser quebrado, desde a prova da Track & Field do Shopping Iguatemi, realizada ano passado. 

As circunstâncias não foram das melhores, pois ultimamente em virtude das dores no joelho e da proximidade das meias-maratonas e maratonas pela frente priorizei somente as rodagens, sem fazer treinos fortes com medo de comprometer completamente o joelho.

Fui para a corrida sem grandes expectativas, mas no fundo com uma vontade de testar como estava o meu desempenho nessas provas mais curtas. Recorde pessoal era uma possibilidade remota.

Cheguei no Shopping por volta das 6:30 e pude notar uma boa movimentação de atletas nesse horário. Já havia inclusive filas para tirar fotos nos totens disponibilizados pela organização. Eu normalmente gosto de fazer esse registro. Nesse meio tempo fui encontrando o pessoal conhecido e muitos deles iriam participar como ritmistas na prova de 10 Km. Entre eles estava o amigo Sebastião Santos, que atualmente é o dono do ritmo dos 4:30 min/Km. Nas minhas últimas provas eu sempre procurava acompanhá-lo, mas dessa vez o objetivo era não deixar ele me alcançar, pois só assim conseguiria o meu sub-45min.

A corrida, com largada prevista para as 7:30, iria ser pontual. Eu comecei a preparar o meu Garmin (GPS) uns 10 minutos antes, mas pra minha infelicidade ele não conseguiu localizar  satélite algum. Larguei somente com o GPS do celular que confio bem menos.

Esse ano a prova teve a sua largada bem em frente ao Beira mar Shopping mesmo. Acho que ficou melhor, pois ano passado os atletas tiveram que atravessar a Av. Beira mar Norte para largar somente do outro lado. Como é de praxe, teve as distâncias de 5 Km e 10 Km, com largada simultânea. O meu desafio era nos 10 Km.

Sabendo que com a quantidade de atletas haveria demora na dispersão, procurei largar o mais a frente possível. E valeu a pena, pois praticamente não perdi tempo na saída e logo entramos na beira mar. Só depois de uns 400m percorridos é que o meu GPS localizou o satélite e pude então ativar o cronômetro. As medições a seguir foram feitas a partir desses 400m:

1º Km – 04:17
2º Km - 04:25
3º Km – 04:28
4º Km – 04:33
5º Km – 04:29
6º Km – 04:36
7º Km - 04:34
8º Km – 04:37
9º Km – 04:36
600m – 02:31
Logo que saímos da frente do Shopping viramos a esquerda e na beira mar a direita, seguindo sentido UFSC. Os primeiros quilômetros como sempre são os mais rápidos e geralmente consigo alguns segundos de gordura para compensar a queda no final.  O bom dessa corrida é que uma vez na beira mar não precisamos fazer tantos zigues-zagues pra desviar e corremos mais livres.

Ainda sem a abertura de um sol intenso a primeira volta foi mais tranquila. Só um detalhe que que aconteceu e se repetiu. Eu geralmente corro com o celular na cintura por causa das fotos e do GPS. Não sei porque dessa vez o danado decidiu cair no 2º Km. Quebrei totalmente o ritmo e tive que voltar para pegá-lo. Tentei prendê-lo novamente, mas senti que estava frouxo. Então decidi levá-lo na mão mesmo, coisa que detesto em uma corrida. A partir daí não peguei mais água nos postos de hidratação.

Fui até o ponto de retorno, cerca de 2,5 Km da largada e voltei. Fiquei empolgado na 1a. volta, pois pude verificar que estava entre os 30 primeiros atletas nos 10 Km. Nunca tinha passado nem perto disso em um prova desse porte. O duro era conseguir sustentar. 

Ao fim da 1a. volta, consegui me manter dentro do objetivo. Mas não estava fácil. Sentia que a segunda volta não seria muito tranquila. Me sentia bem próximo do meu limite. Pela minha cabeça passava a possibilidade de sub-45min, recorde pessoal e colocação entre os 30 primeiros. Do outro lado muito incentivo dos amigos..

Na segunda volta, por mais que me esforçasse, os segundos estavam escapando da média necessária. Eram poucos, entre 4 e 7 segundos por Km, mas o suficiente para não me deixar no sub-45min. Pra piorar, no 8º Km, tinha tentando prender o celular, mas logo em seguida ele caiu de novo. Nova parada para pegá-lo e mais perda de tempo. Nessa altura eu já estava vendo todo o meu esforço indo pro espaço.

Mas chegar tão perto e não brigar pelo objetivo não dá. Forcei tudo que dava e no último quilômetro tirei quase todos os segundos a mais da 2a. volta. Isso me custou um belo mal estar. Na reta final avistei o relógio do portal marcando 44:40. Acelerei usando os restos da minha energia e concluí a prova totalmente acabado. Pior, sem o registro do Garmin e do celular. Quando lembrei de ver o tempo, olhei pra trás e o relógio já mostrava 45:19. Resumo, fiquei sem saber o resultado na hora.

Final da prova. Fomos para dentro do Shopping Beiramar pegar a linda medalha, frutas e aproveitar pra fazer uma bela massagem nas pernas. Assisti a premiação, que foi bem rápida por ser somente para a geral e já estava liberado.

Ah, o resultado saiu rapidinho e quando cheguei em casa já estava disponível. Meu tempo líquido foi 44min41s, e conforme o GPS do amigo Ênio o percurso registrou exatos 10 Km. Portanto está quebrado o meu recorde pessoal nos 10 Km e agora o meu sub-45min é oficial. Ganhei o dia !!!

 Aquecimento
Vista frontal na minha posição da largada
 Completando a primeira volta pela Beira mar
 Esforço final já preparando para cravar o cronômetro
Recorde pessoal quebrado e agora sub-45min
Já com a medalha e dentro do Shopping
Fila para a massagem

Local: Av. Beira Mar Norte - FLN/SC

Data: 28/04/2013 
Horário: 7:30 Hs 
Distância: 10Km  

Inscrição: R$ 90   
Kit: Camiseta, meia, toalhinha, sucrilhos, barra de cereal, porta cápsulas, número de peito e chip.

Tempo: 44min41s
Pace: 4:28 min/Km

Colocação: 07 de 041 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 29 
de 279 (masculino)
Colocação: 29 de 393 (geral) 

5 comentários:

  1. Eduardo,

    Parabéns pelo seu novo recorde pessoal. Ser sub45 nos 10km é uma marca e tanto. Isso ainda que seu celular caiu no chão. Mandou muito bem. Desejo sucesso nos treinos para meia e maratona. Melhoras no joelho também. Tais fazendo fisio?
    Forte abraço e bons km's!!
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena. Muito obrigado. Pra mim esse sub45 foi um desafio e tanto mesmo. Batalhando a um ano. Não podia deixar escapar essa oportunidade. Ah, o joelho só dói nessas provas mais fortes. Como agora os desafios são meias e maratonas estou indo mais de leve. Por enquanto não estou precisando de fisio. Treinando leve está melhorando.... Abração e bons treinos pra vc também !!!

      Excluir
  2. NOssa, amigo, tu voas ! Parabéns. Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Ivana. Seguimos tentando melhorar os tempos para nos mantermos motivados !!! Bjos.

      Excluir
  3. Grande Eduardo.

    Parabéns pelo sub45. Você conseguiu conquistar a marca!
    Essas provas são caras, mas muito bem organizadas e aferidas.
    Se cada medalha registra uma história, essa será marcada pelos números 44min41s... tenho certeza, que números menores que estes, serão gravados em outras medalhas.

    Abracos e bons treinos.

    ResponderExcluir