sábado, 1 de junho de 2013

19/05/2013 - 3ª Meia maratona de Balneário Camboriú / SC

3a. Meia Maratona de Balneário Camboriú / SC
Seguimos para a  meia maratona do ano e a penúltima antes da Maratona de Porto Alegre. Essa não tinha muita esperança de melhorar o tempo e fazer o sub-1h40min, pois havia um morro no meio do caminho, razoavelmente curto, mas intenso.

Graças ao Enio Augusto que foi no dia anterior e retirou o meu kit, pude ir somente no dia da prova. Tá certo que precisei acordar bem cedo, acho que por volta da 4 horas, mas eu prefiro assim em corridas não muito distante da grande Florianópolis.

Chegamos por lá próximo das 6 horas, ainda meio escuro. Estava preocupado com o estacionamento. Tinha lembranças de ter sido um pouco complicado na última edição que largou do Parque Unipraias. O dia estava nublado e com uma chuvinha fininha. Menos mal.

Juntamente com a meia maratona individual e dupla, teve a modalidade de 5 Km, com a largada aproximadamente 10 minutos depois da meia maratona, às 7:30. Acho melhor assim para não atrapalhar os atletas até a dispersão, pois a Av. Atlântica é razoavelmente estreita.

Como não estava na esperança de um recorde pessoal, me posicionei na posição intermediária na largada. Nem por isso ia correr só por correr. Meu objetivo era baixar o tempo do ano passado que foi de 1h43min29s. Não seria muito fácil também.

A estratégia era tentar o pace em torno de 4:40 min/Km. O que não foi muito difícil enquanto corríamos por toda a extensão plana da Av. Atlântica, de ponta a ponta. Foram praticamente 5 Km. Aí apareceu o famoso morro da Rainha, que fiz questão de vencer sem caminhar. Mesmo assim não tem como não ter o ritmo quebrado. 

Após essa primeira pedreira retomei o ritmo novamente em direção a cidade Itajaí. Isso eu consegui até mais ou menos o ponto de retorno e na altura da troca do revezamento. 

1º Km – 04:40
6º Km - 05:07
11º Km - 04:42
16º Km - 04:46
21º Km - 04:50
2º Km - 04:35
7º Km - 05:17
12º Km - 04:47
17º Km - 04:51
180 m   - 00:47
3º Km - 04:37
8º Km - 04:41
13º Km - 04:57
18º Km - 04:53

4º Km - 04:36
9º Km - 04:49
14º Km - 04:51
19º Km - 04:52

5º Km - 04:39
10º Km - 04:45
15º Km - 05:57
20º Km - 04:59


Não sei porque mas em todas as minhas participações dessa meia maratona, após o retorno, a prova ficou bem mais sofrida. É o ponto onde fico imaginando entregar os pontos. Observava a facilidade que os outros atletas passavam por mim. Menos mal que a maioria eram das recentes trocas de dupla. Mas eu ainda tinha um objetivo a cumprir. Tomei o único gel que tinha, pois havia esquecido de comprar, e segui adiante.

Logo apareceria o morro da Rainha novamente, mas aparentemente de uma forma um pouco mais suave, com a subida menos acentuada e mais longa. A essa altura, o pace que já não estava como eu queria, chegou quase a 6 min/Km. Pelo menos também não caminhei.

Passou a parte mais difícil e seriam somente mais 5 Km no plano. Muito bom se não estivesse tão esgotado. E aí que eu fico na dúvida se eu deveria ou não olhar para o relógio. Acho que se tivesse seguido no ritmo às cegas não teria conseguido. Percebi que estava bem no limite de poder melhorar ou não o meu tempo do ano anterior. Não podia deixar escapar mais que 5 seg/Km. E meu final foi em eterna briga com o relógio pra segurar o pace abaixo dos 5 min/Km. Como sempre, cheguei exausto e nem consegui dar aquele sprint final.

Passei o portal de chegada com o tempo líquido de 1h42min59s, e totalmente desorientado. Ia até saindo da arena destinada aos atletas para hidratação, alimentação e massagens. É, não está fácil melhorar os tempos agora. Foram somente 30 segundos, mas é a minha melhor marca nesta que foi a 3a. edição da Meia maratona de Balneário Camboriú.

Agora o desafio do recorde pessoal fica para a Meia maratona de Floripa O2, dia 09/06/2013. Para essa eu não tenho desculpas.


 Percurso da prova
Tempo ainda meio fechado ao fundo
A Ana Clara está sempre presente nas corridas, mesmo de madrugada e com frio. 
Inclusive ajudando a tirar as fotos da galera. Logo estará de volta.
Concentração para a largada
 
Reta Final
 Tempo bruto 1h43min36s. Tempo líquido 1h42min59s

Local: Parque Unipraias - Balneário Camboriú / SC
Data: 19/05/2013 
Horário: 07:30 Hs 
Distância: 21,097 Km (21,180 Km) 

Inscrição: R$ 55,00
Kit: Sacola, camiseta, barra de cereal, revista, chip descartável e Número do peito    

Tempo: 1h42min59s
Pace: 4:52 min/Km

Colocação: 018 de 051 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 119 de 352 (masculino)
Colocação: 129 de 424 (geral)

4 comentários:

  1. Eduardo,

    Tomei conhecimento do seu blog através do blog de uma corredora também de Floripa (a Helena, do Correndo de Bem com a Vida).

    Acho muito bacana a oportunidade de "conhecer" (mesmo que virtualmente) corredores de todas as idades e localidades. Por isso, acho que a rede de blogs é uma ferramenta muito boa para "conectar" e "compartilhar" experiências e dicas com outros corredores.

    Esse foi o primeiro post que li do seu blog, gostei muito do relato dessa Meia Maratona.

    Eu também tenho um blog, cujo objetivo é compartilhar meus treinos, relatar participações em provas, etc.

    Nesse ano de 2013 estreei em Meia Maratona (Campinas, 24/3), e pretendo correr mais algumas ainda esse ano. O objetivo é ir fazendo volume e rodagem para consolidar e nos próximos anos estrear em Maratonas.

    A partir de agora estou acompanhando/seguindo seu blog, para receber os textos novos.

    Grande abraço e bons treinos.
    Brunno - http://movidoaendorfina.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Eduardo.
    Estava analisando seu infográfico dos ritmos por quilômetro. Com exceção do trecho onde é o morro da rainha, tens mantido o ritmo, o que é muito legal. Mostra condicionamento. Meus parabéns pela prova e pelo tempo. Achei muito legal ver nossa fotinho aqui. Sempre gosto de encontrar vocês. Domingo quero aparecer na meia da O2 para desejar boa prova. Forte abraço
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Helena, esse morrinho me quebra as pernas. Ainda bem que aqui em Floripa vai ser quase tudo plano. Vamos tentar fazer o nosso melhor. Tomara que possamos nos encontrar também. Vai lá sim. Essa é uma das maiores provas de SC. Abração.

      Excluir
  3. Ola Eduardo,

    Foram 30 segundos muito importantes e merecem sim, serem comemorados.

    Acordar cedo, enfrentar a BR 101 e completar a prova no tempo que você completou, já é um grande desafio.

    Parabéns por mais uma Meia Maratona no curriculo, rs.

    Abracos,

    Marcelo Almeida
    www.corramais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir