domingo, 30 de junho de 2013

22/06/2013 - Circuito de Corridas Unimed - Etapa Florianópolis

Circuito de Corridas Unimed - Etapa Florianópolis
Resultado
A corrida noturna da Unimed era promessa de um evento diferente das normalmente realizadas em Florianópolis. Além de ser a noite, o seu percurso seria pelas inéditas ruas do centro (pelo menos para mim), incluindo os calçadões.

Minhas pretensões de melhora de tempo ou recorde pessoal para essa prova estavam totalmente fora de cogitações, uma vez que vinha de meses de preparação para a maratona. Portanto me contentaria em fazer o melhor possível nos 10 Km de subidas e descidas pelas ruas do centro de Florianópolis.

Prevendo uma grande quantidade de atletas e escassez de lugares para estacionar, eu, o Enio e a mãe dele fomos bem cedo para tentarmos algum lugar mais próximo da largada. Já era tarde, mesmo chegando mais de uma hora antes. O movimento estava grande e o jeito foi estacionar já quase na beira mar.

Saindo do carro encontramos os amigos Eduardo, Carla e a Maluzinha, vindos de Itajaí. Pelo caminho fomos encontrando mais amigos e foi assim até praticamente a hora da largada. Acredito que a maioria dos amantes do esporte de Florianópolis e região estavam por lá, exceto os atletas que tinham participado de manhã do Desafrio Urubici.

Não consegui aquecer. Estava friozinho e seria bom ter feito isso. A largada para as duas modalidades de distância, 5Km e 10Km foram juntas, com divisões por ritmo. O percurso que tinha aproximadamente 5 Km seria feito em duas voltas para os atletas dos 10 Km, com um pequeno apêndice no final da primeira. A organização também disponibilizou ritmistas com paces diversos para que os corredores tivessem referências.

A noite estava bonita, meio fria, mas sem vento e com uma linda lua cheia para nos presentear com um cenário digno de cartão postal da cidade, junto à cabeceira da ponte Hercílio Luz.

Próximo das 20 horas foi dada a largada, com a participação de mais de 700 atletas entre as duas modalidades de distância. Com a empolgação inicial e a ajuda de uma boa descida fiz o 1Km meio forte. Bom seria se conseguisse sustentar esse ritmo ao longo de todo o percurso. 

Ganhamos os calçadões do centro, passando ao lado do mercado público. O trecho estava bem iluminado, devidamente sinalizado com as placas de quilometragem, e com boa orientação dos staffs. Contornamos a Praça XV de Novembro, passamos em frente a Catedral, e voltamos novamente pelos calçadões. Bem interessante e bem diferente o percurso.

1º Km – 04:04
2º Km - 04:25
3º Km – 04:42
4º Km – 04:40
5º Km – 04:59
6º Km – 04:39
7º Km - 04:53
8º Km – 04:51
9º Km – 04:39
920m – 04:12

O trecho final da 1a volta foi meio puxado, pois tivemos que encarar duas subidinhas na Av. Rio Branco e mais uma no finalzinho. Pra quem estava fazendo 5 Km acabou por ali mesmo, mas quem encarou os 10 Km teve que fazer uma perna a mais, e ainda completar a 2a. volta.

A 2a volta sempre é mais complicada. Nitidamente deu para perceber a queda no meu rendimento. Sinto bastante quando pego trechos com várias subidas. Isso mina as minhas pernas. Preciso melhorar nesse fundamento.

Água mesmo, eu peguei um copo na 1a. e outro na 2a. volta. Nem estava com muita sede. Foi mais pra dar uma molhada na boca. Quando corro sem um objetivo específico acabo relaxando no final da prova, pois não tenho o que buscar. Por isso gosto sempre de colocar uma meta viável. Essa história de correr o melhor possível para mim não funcionou muito. O bom mesmo é traçar uma marca a atingir para dar uma motivação a mais.

Cruzei a linha de chegada após 46min02s. Tempo que considerei bem razoável pelo tipo do percurso. Na chegada ainda tentei dar aquele salto, marca registrada da amiga Marta, mas quase me deu cãibra. Nunca mais !!!

Tomei água, recebi a medalha e quando fui pegar uma fruta pra comer descobri que já tinha acabado. Aliás, parece que terminou bem rápido e não chegou nem a ser distribuído para o pessoal dos 10 Km. Não sei se houve erro de cálculo ou fizeram racionamento de frutas, mas acho que a sua falta no final, principalmente para os atletas dos 10 Km deixou muita gente indignada. Nesse item houve falha.

Assisti a premiação e aos sorteios, conversamos mais um pouco com os amigos que chegavam, e fomos embora em seguida, pois aí o frio já estava aumentando.

Corrida noturna muito boa e bem organizada. Tomara que consigam mantê-la para as próximas edições.
 Estamos chegando (já escuro)
 Acho que todo mundo foi tirar essa foto
 Instantes antes da largada
 Passando pelo mercado público
 Passando pela Catedral de Florianópolis
 Quase chegando
Medalha

Local: Parque da Luz - FLN/SC

Data: 22/06/2013 
Horário: 20:00 Hs 
Distância: 10Km (9,92Km)  

Inscrição: R$ 49   
Kit: Camiseta manga longa, sacola, número de peito e chip.

Tempo: 46min02s
Pace: 4:36 min/Km

Colocação: xx de xxx (categoria 40-44 anos)
Colocação: 54 
de 268 (masculino)
Colocação: 57 de 343 (geral)

Um comentário:

  1. Ola Eduardo,
    Bem interessante o percurso.
    Muito bom o seu tempo.
    Bons treinos.

    Abracos.

    ResponderExcluir