domingo, 14 de julho de 2013

07/07/2013 - Corrida da INPLAC 39 anos - Biguaçu/SC

Corrida da INPLAC 39 anos - Biguaçu/SC
Eu já estava inscrito para a minha 4a. participação na Corrida da INPLAC na modalidade individual de 14 Km. Esse ano seriam dadas duas voltas no percurso, somente pelo lado da cidade de Biguaçu.

Durante a semana apareceu a oportunidade de participar da corrida na modalidade dupla com uma amiga que conheci às vésperas da maratona de Santa Catarina de 2012, por causa de uma matéria no DC em que saímos juntos, a Kelly. Nunca tinha participado de corridas em dupla ou revezamento e como não tinha objetivos de melhorar meu tempo por ser um percurso novo, e não ter cobrança por resultados, decidi topar essa nova experiência.

Dessa vez cheguei cedo na INPLAC para conseguir lugar para não ter problemas para estacionar o carro. No ano passado quase não consegui. Como já é uma prova tradicional, vários atletas de outras cidades também vieram participar do evento, deixando o nível da prova ainda mais alto.

Logo fui encontrando os amigos sempre presentes nas corridas e batendo aquele papo pré-prova. Cerca de meia hora antes da largada dos adultos, foi realizada as baterias da corrida para as crianças, bastante disputada.

Às 9:45 foi dada a largada para a prova principal que teve as modalidades individuais e duplas. O percurso, com saída e chegada dentro da INPLAC seria de 1 volta com aproximadamente 7 Km para cada integrantes da dupla ou 2 voltas, totalizando 14 Km para a modalidade individual.

Eu preferi ser o primeiro da dupla a correr. Achei melhor para não ficar muito ansioso esperando. Apesar de não ter muito compromisso a gente sempre quer fazer o melhor. Eu, particularmente nem sabia como iria correr, se ia forçar mais no começo ou iria tentar fazer o meu percurso na média. 

Na hora que é dada a largada em provas mais curtas, não tem jeito. Acabamos sendo levados pela empolgação inicial dos atletas. Provavelmente fiz os meus melhores 2 Km da minha vida, em 8min19s, mesmo alternando trechos de asfalto e paralelepípedos. 

1º Km – 04:08
2º Km - 04:11
3º Km – 04:26
4º Km – 04:28
5º Km – 04:26
6º Km – 04:29
750m - 03:24




Na hora que é dada a largada em provas mais curtas, não tem jeito. Acabamos sendo levado pela empolgação inicial dos atletas. Provavelmente fiz os melhores 2 quilômetros da minha vida, em 8min19s, mesmo alternando trechos de asfalto e paralelepípedos. 

Logicamente não aguentaria sustentar esse ritmo durante todo o percurso, mas tinha em mente fazer o restante dos quilômetros com pace abaixo de 4:30. Só que essas corridas apesar de serem curtas são muito intensas e acabam exigindo muito da gente em um curto espaço de tempo.

No meio do 3º Km já estava naquele pensamento típico de querer parar e caminhar um pouco, mas se individualmente já não gosto de fazer isso, imagine participando de dupla. Parece que a responsabilidade dobra. Passei pelo posto de hidratação e nem quis pegar água para não perder tempo.

As placas indicando as quilometragens estavam um pouco erradas e dava um certo desânimo quando passávamos por elas com uma diferença de mais de 300 metros. Já fazia um certo tempo que eu não sabia o que era fazer uma prova em ritmo no limite.

Menos mal que o percurso era todo plano e com grandes trechos de reta, porém com alguns pontos de paralelepípedo. Para tentar sustentar o ritmo vi que o amigo Sebastião estava um pouco a minha frente e acabei usando ele como referência, tentando me manter próximo dele.

Acho que deu certo, pois apesar do sofrimento nos últimos quilômetros consegui fazer todos abaixo dos 4:30 e completar a minha volta bem próximo do Sebastião. 

Ao entrar pela INPLAC procurei a minha parceira de prova, Kelly que faria a segunda e última volta. Cheguei com a língua de fora como se tivesse dado um daqueles tiros de perder o fôlego, com o tempo de 29min33s. Fiz a passagem para a Kelly e lá se foi ela. Agora eu ia descansar e ficar só na torcida. A partir de então, o calor ficou mais forte. A Kelly deve ter sofrido um pouco mais.

Fui me trocar, pegar a máquina fotográfica, e esperar a chegada dos amigos e da minha parceira. Cerca de meia hora depois ela chegou. Legal que ela tem o ritmo bem próximo do meu. Entramos pela INPLAC e fizemos a chegada juntos, fechando com o tempo total de 1h01min06s. Um excelente tempo, pois ainda antes da largada estávamos pretendendo fechar abaixo de 1h03min. Obrigado pela oportunidade de fazer a minha primeira prova em dupla, Kelly.

Depois tivemos um belo almoço com salada, risoto de frango e suco, em um excelente ambiente de integração entre os atletas.

Há quase um ano atrás
 Kelly, minha parceria na dupla
Registrando
 Estamos chegando
 Chegada
Loucos com as camisas novas

Local: INPLAC - Biguaçu/SC

Data: 07/07/2013 
Horário: 09:30 Hs 
Distância: 7Km (6,750Km) - 1 de 2 voltas  

Inscrição: R$ 38   
Kit: Camiseta e número de peito.

Tempo: 29min33s
Pace: 4:23 min/Km

Colocação: 06 de 021 (dupla mista)
Colocação: 58 de 206 (geral)

8 comentários:

  1. Agora só nas duplas.
    O ritmo dessa na Inplac foi bom.
    E quase deu pódio, fiquei sabendo.
    Mais uma corrida na conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo. Pra quem nunca tinha participado de corridas em revezamento vão ser duas quase seguidas !!! Muito boa a experiência... e ainda bateu na trave !!! Agora preparação para a próxima prova em dupla, que será uma "Maratona" !!!. Valeu.

      Excluir
  2. Grande, Eduardo! Um prazer correr essa em dupla contigo! Belo relato e vamos para as próximas!
    Abração!

    Kelly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Kelly. Também adorei participar em dupla contigo. Bem legal mesmo. Quem sabe não rola em uma corrida no Rio...rs !!! Bjos.

      Excluir
  3. Eduardo, correr em dupla é muito bacana porque a gente tem aquela motivação extra de estar correndo com alguém. E você pensa "não posso fazer feio". hahaha Mesmo que tenham combinado de ir de boa, sempre rola aquela cobrança interna. Somos terríveis.hahaha
    Parabéns pela prova. Sempre bom ler seus relatos.
    beijos e bons treinos.
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Helena. Realmente acabamos tendo uma motivação maior quando corremos em revezamento. Pior que mesmo combinando de ir de boa queremos fazer o melhor. Mas valeu a pena. Foi um dos meus melhores tempos na distância e nas parciais. Obrigado. Também sempre vou lá conferir os seus. Beijão e até a próxima.

      Excluir
  4. Nossa cara , tá voando mesmo...sem chances de chegar perto de ti, mesmo porque estou me dedicando às provas longas, parabéns pelo tempo e pela dupla...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Egomar. Eu também estou focando mais nas mais longas agora: meias e maratona. Ultra ainda não tenho coragem. Essas provas curtas são muito sofrimento...rs. Abraço.

      Excluir