sexta-feira, 26 de julho de 2013

21/07/2013 - Corrida Volta a Lagoa - FLN/SC

Corrida Volta a Lagoa - FLN/SC
Resultado

Desde 2009 venho participando das corridas da Volta a Lagoa, e conseguindo reduzir o tempo a cada ano. O planejamento não poderia ser diferente para essa edição, pelo menos como uma primeira intenção.


Entretanto as dores na minha perna esquerda me preocupavam e pouco tinha treinado durante a semana, imaginando que ela fosse melhorar. 

Às vésperas da corrida me passou a ideia até de não ir. Mas no dia lá estava eu. Acordei cedinho naquele frio e segui rumo a Lagoa da Conceição. Não estava sentindo dores, mas fiquei em dúvida de como participar da prova: correr sem nenhum compromisso ou tentar correr forte até onde aguentasse. 

Pensando nas corridas importantes que tenho pela frente, optei por participar de uma forma mais moderada, tentando seguir em um ritmo que não forçasse muito a minha perna. Até seria legal encontrar alguém que me acompanhasse nesse meu ritmo.

Na largada consegui resistir e larguei já mais para trás. Posicionando-se mais a frente na largada acabamos naturalmente saindo mais forte, no ritmo dos outros atletas. Aproveitei para acompanhar a Jany e o Jacks que tinham um ritmo que eu gostaria de ir. Fui curtindo mais o percurso.

Durante os primeiros 2 Km estava indo tudo bem, sem dores e sem grandes esforços. Mas aos poucos ela foi aparecendo, me impedindo de correr mais forte. Não consigo identificar direito onde ela se localiza. Estranho que não é uma dor no impacto, e sim uma dor interna quando levanto a perna para dar a passada.  

Nesses quilômetros iniciais estava correndo junto com o Jacks e a Jany, mas depois que a dor começou a aparecer acabei ficando mais para trás. A Any passou por mim e como ela estava mais ou menos no mesmo ritmo que eu, seguimos juntos por alguns quilômetros, um dando força para o outro.

Porém, após a subida do morro do Badejo descobri onde a minha dor mais me castigava, nas descidas fortes. E por aí fui ficando, com medo de forçar e provocar uma lesão mais grave. O interessante que após caminhar por alguns minutos a dor some e é possível voltar a correr, mas por um curto espaço de tempo.

Fazia tempo que não tinha a sensação de ser ultrapassado em série, sem poder reagir e nem ao menos acompanhar. Conseguir terminar a prova já estava ficando de bom tamanho. As descidas, que normalmente eram as minhas aliadas, desta vez, conspiravam contra e não me deixavam nem trotar.


1º Km – 05:14
2º Km - 05:28
3º Km – 05:43
4º Km – 05:37
5º Km – 05:29
6º Km – 05:46
7º Km - 06:26
8º Km – 05:43
9º Km – 06:39
10º Km – 05:20
450 m – 02:07

Corria, caminhava, corria, caminhava, e foi assim da metade da prova até praticamente o último quilômetro. Aí, como no final não era descida, decidi testar pra ver se era possível correr um pouco mais forte. Sim, foi possível, com um pouco de dor, mas suportável. Consegui até chegar junto com a Any que já tinha se distanciado bastante com as minhas caminhadas.

Completei a prova com o tempo líquido de 59min31s, praticamente o mesmo do primeiro ano que comecei a correr em 2009. Fiquei um pouco frustrado, pois estava na expectativa de que a dor não fosse aparecer de novo ou viesse somente no finalzinho, mas isso não ocorreu.

Na chegada teve um boa variedade de frutas, isotônico e água. Muito bom. Mas o que eu queria mesmo era me agasalhar logo, pois estava bem frio. Assisti a premiação e depois fomos almoçar com os amigos lá pela Lagoa. Essa é a melhor parte. 

O jeito agora é ficar um pouco mais de molho e fazer uns treinos alternativos sem forçar muito a perna, pois tenho provas importantes nos próximos finais de semana.

 Aquecendo pra ver se dava pra correr
Any e eu no finalzinho do morro do Badejo
 Loucos por Corridas: Eu, a Jany (que disparou) e o Jacks
 Chegando com a minha parceira de prova
Amigos de fora: Fernando e Eduardo Legal
Depois da corrida muito frio !!!

Local: Lagoa da Conceição

Data: 21/07/2013 
Horário: 8:20 Hs 
Distância: 10Km (10,45 Km)  

Inscrição: R$ 50   
Kit: Sacola, camiseta e número de peito.

Tempo: 59min31s
Pace: 5:42 min/Km

Colocação: 018 de 024 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 138 de 180 (masculino)
Colocação: 168 de 242 (geral)

14 comentários:

  1. Hanada, em qual site vc pegou as fotos da corrida?
    E parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Samo. Eu comprei da www.focoradical.com.br. E algumas são do pessoal lá do grupo Loucos por Corridas !!! Valeu, obrigado !!! Abraço.

      Excluir
  2. Hanada tu foi um grande guerreiro mesmo pois mostro que mesmo lesionado foi bem demais e chegou até o portal de chegada. No meu caso que ainda não me recuperei de minhas lesões também e complicado participar pois a dor aparece sempre no meio do percurso e sabemos como atrapalha demais nosso ritmo e vontade de chegar com menos tempo.
    Mas se cuide amigo pois uma lesão ainda mais joelho não e fácil recuperar.

    jacks morgado sobrinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Jacks. Corremos juntos um bom tempo. Realmente não é fácil correr com dor. Mas sempre que ela aparecia eu caminhava e não quis forçar. Só no final que quis fazer um teste pra ver como estava. Você também foi muito guerreiro, ainda mais com a situação das suas costelas...eu acho que não aguentaria. Mas vamos lá, cuidar e se recuperar. Precisamos estar prontos para a Maratona de SC. Abração.

      Excluir
  3. Legal as fotos...

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Fábio. Pra isso sempre contamos com a ajuda dos amigos e da www.focoradical.com.br. Abraços.

      Excluir
  4. Vê se para de correr com dor rapaz. Isso pode ficar pior. Mas deixa pra depois do Beto Carrero hehe. Tem que resolver isso aí. Do contrário, tua maratona fica a perigo ou terás que fazer toda ela de costas. No mais, ainda fizesse um tempo razoável, devido às condições da prova e às suas também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quem disse que eu estou correndo com dor...rs. Quando ela aparece eu caminho... Essa semana eu vou fazer um esforço extra para não correr nada, me preparando para a maratona do Beto Carrero. Só acho que não vou estar bem em forma para a prova...rs. Esse negócio de intercalar a maratona pode ser uma boa, pois a dor aparece depois de uns 5 Km. Vamos cuidando...

      Excluir
  5. Eduardo, cuidado aí, meu amigo.
    Lesão é coisa séria. Fico contente que já estejas fazendo o fortalecimento muscular. Repouso, gelo e musculação. Esta aí o segredo para boa recuperação. Estou na torcida pela sua melhora. Força!!
    abraços
    Helena
    http://correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Helena. Estou me cuidando. E tentando me manter em forma com modalidades alternativas. Só espero que não demore muito para recuperar. Enquanto isso vou no ritmo de curtição mesmo. Valeu pelas dicas e pela força. Bjos.

      Excluir
  6. Ola Eduardo,

    Sinto pelas dores que você vem sentindo. Queria ter participado da prova, mas não deu.

    Boas melhoras meu amigo. Se cuida ai!

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Marcelo. Acho que foram os excessos de meias e maratona. A perna deve ter pedido umas férias. Estou reduzindo os treinos até melhorar. Espero estar logo de volta. Obrigado, amigo. Abraço.

      Excluir
  7. Eduardo,

    Já que você decidiu correr, acho que fez o certo ao se poupar (ir num ritmo suave e até mesmo caminhar quando necessário). Melhor do que forçar a barra e se lesionar mais seriamente.

    Desejo melhoras e boa (e rápida) recuperação. Abraço.
    Brunno - http://movidoaendorfina.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Brunno. Quando percebi que não daria para brigar por resultados melhores optei por curtir mais a prova mesmo. Não valia a pena forçar e colocar tudo a perder. E posso dizer que também é um outro lado interessante da corrida. aliás, nem cansa muito e sofro bem menos. Obrigado pela força. Abraço.

      Excluir