sábado, 10 de agosto de 2013

03/08/2013 - Maratona de Revezamento Beto Carrero - Penha/SC

Maratona de Revezamento Beto Carrero
Resultado Geral
Resultado Categoria
Essa era uma prova que estava ansioso pra conhecer, por ser uma maratona com características diferentes das demais, noturna e em revezamento. E não foi difícil o Enio Augusto conseguir me convencer a participar com ele na categoria dupla masculina. 

O problema é que essa programação vinha de antes quando eu ainda estava bem fisicamente. De um mês para cá venho sofrendo com dores na perna esquerda que acontece depois de aproximadamente uns 5 Km correndo. Algo de difícil diagnóstico.

Já vinha diminuindo bastante o ritmo de treinos e na última semana nem treinei correndo. Fui ao médico e pedi uma ajuda para poder participar dessa maratona e não prejudicar o meu parceiro. Com a receita de alguns medicamentos pude chegar bem e sem sentir dor alguma para o dia da prova.

Como a cidade de Penha fica a pouco mais de 100 Km aqui da grande Florianópolis, decidimos ir e voltar no mesmo dia. Tínhamos o evento do Programa Vida & Saúde e a retirada do Kit da Corrida e Caminhada da Esperança no período da manhã, e a tarde teríamos que chegar no Beto Carrero até às 15 horas para a retirada do kit de participação.

Foi tudo corrido, mas chegamos a tempo. Deu até para aproveitar um pouco do Parque a partir das 15 horas, que ficou disponível para os atletas. Adicionalmente, o kit também tinha mais um ingresso para ser utilizado durante o mês de Agosto. 

A largada prevista para às 18:30 é feita do lado de fora do parque, no Kartódromo, onde fica montada toda a estrutura da prova. Aos poucos fomos encontrando vários amigos. Nos sentimos até em casa, entre os cerca de 2 mil atletas participantes.

O frio e o vento estavam implacáveis, e todos tentavam se abrigar da melhor forma possível. Um detalhe que vou deixar registrado aqui e não sabia antes é que os acompanhantes podem ir assistir e ficar no kartódromo, mas do lado de fora da pista, onde somente os atletas tem acesso. De qualquer forma, fica bem cheio. Muita gente prestigiando e dando aquela força.

A maratona de revezamento consistia em dar 8 voltas no circuito que incluía a passagem pela pista do kartódromo e por praticamente todo o parque Beto Carrero, sendo que a primeira volta tinha pouco mais de um quilômetro em relação as demais voltas. Essa incumbência ficou para o Enio. Ele faria a largada e eu faria o fechamento. Nossas expectativas iniciais de terminar próximo das 3h10min já estava fora de cogitação, e 3h30min já seria um resultado muito satisfatório para o momento.

A largada já é um show a parte. A primeira passagem pelo kartódromo é uma espécie de volta de apresentação, e deixa um rastro de atletas pela pista com um visual muito bonito. O Enio largou posicionado mais atrás e fez uma primeira volta muito boa com 6,17 Km em 29min17s. Nós havíamos decidido alternar as voltas e não duplicá-las como algumas das equipes fizeram. 

Eu fiquei tirando fotos e filmando a largada e depois me dei conta que estava do lado errado da pista, junto com o público. Só depois de um tempão consegui fazer a travessia da pista. Tínhamos levado uma mochila pra ficar revezando também, com as blusas de frio, toalhas, medicamentos (pra mim) e alguns alimentos. O vento frio estava castigando e ficar sem blusa era impossível enquanto aguardávamos um ao outro.

O interessante é que o final de cada volta é pela pista do kartódromo, o que nos permite enxergar o parceiro de revezamento, coisa de 1 Km antes. Isso facilita para nos prepararmos para a nossa vez. 

O Enio me entregou o bastão e eu deixei a mochila com ele. Saí bem empolgado nessa primeira volta, sem dores e na pilha da prova.  A volta consistia em sair do Kartódromo, seguir por fora em direção ao parque, percorrer as várias ruas do parque até acessar diretamente o kartódromo novamente e finalizar a volta. Isso dava algo em torno de 4,8 a 4,9 Km, dependendo das tangentes, pois o circuito apresentava várias curvas.

Durante a minha primeira volta, ainda me sentindo bem, pude contabilizar várias ultrapassagens, tinha contado mais de 40. Isso dá uma injeção de ânimo. Dentro do parque ainda tivemos a presença e o apoio de vários personagens, entre eles, os bichos do Madagascar, os artistas do Beto Carrero, piratas, fantasmas, monstros. Muito divertido. Posto de água tivemos no final do 2º Km e gatorade no final do 3º Km.

Eu tinha optado por correr próximo do meu limite, mas lembrando que teria mais 3 voltas pela frente. O duro é conseguir se conter nessa primeira volta, mas acho que foi bem razoável.  O alívio vinha quando adentramos pelo kartódromo, pois sabíamos que estávamos  finalizando a volta, além de todo o incentivo do público.

Passei o bastão de revezamento ao Enio e lá foi ele novamente. Agora as voltas seriam todas iguais. Nesse meio tempo de espera, dava pra descansar um pouco, se agasalhar, conversar com os amigos que esperavam também, tirar fotos. Só não dava pra ficar parado, pois estava muito frio. Esse intervalo de tempo era de aproximadamente 25 minutos. 

O Enio completou a 3a. volta e lá fui para a 4a. Fiz o 1ºKm ainda no ritmo inicial, mas no final do 2ºKm já comecei a sentir a tão temida dor na perna esquerda que já me perseguia há quase um mês. Só fiquei imaginando o que seria da nossa dupla se eu tivesse que começar a caminhar. Coitado do Enio. E pior, provavelmente não conseguiria mais revezar e ele teria que completar as outras 4 voltas (cerca de 20 Km) sozinho. Não seria nada fácil.

A dor não estava tão intensa, mas já tive que reduzir bem o ritmo para não quebrar de vez. Consegui com muito esforço completar essa volta já praticamente mancando no kartódromo. Não sabia se conseguiria fazer as próximas voltas. Já tinha avisado ao Enio na passagem do bastão.

1a. Volta 2a.volta 3a.volta 4a.volta
Enio 00:29:17 00:22:51 00:25:33 00:27:04
Eduardo 00:22:02 00:24:57 00:25:23 00:25:23 00:00:36














Lembrei então que o médico havia me sugerido tomar Advil caso sentisse dor. E foi o que fiz. Bendito remédio. Não vou dizer que melhorou 100%, mas consegui fazer a minha parte na 6a. e na 8a. e última volta. Não foram voltas fáceis, nem para mim e nem para o Enio, mas fizemos o possível para pelo menos atingir o nosso objetivo de ser sub 3h30min.

Na última volta o Enio se juntou a mim nos metros finais e pudemos comemorar a chegada juntos. Foi uma grande satisfação conseguir completar essa maratona em 3h23min06s, e ainda no tempo inferior ao que tínhamos planejado. Há várias semanas vinha preocupado com o desfecho dessa prova por conta da minha possível lesão. Foi uma tremenda sensação de alívio e estava muito feliz pelo resultado que não considero tão desastroso.

Nos hidratamos e comemos bem, pois somente após a conclusão da prova tivemos acesso as frutas e barras de cereais. E a fome era grande. Recebemos a medalha, que achei bem bonita. E em seguida nos organizamos para voltar pra casa, pois teríamos ainda mais 110 Km de estrada e o corpo pedia descanso.

Essa foi uma das provas mais legais que fiz esse ano. Muito bem organizada e que pretendo repetir no ano que vem, mas recuperado e mais inteiro. Ah, ainda sobrou o ingresso do Beto Carrero para aproveitar nesse mês.


Na retirada do kit com Enio Augusto
Aproveitando um pouco o parque e reconhecendo o percurso
Quase dois mil atletas participando
Na estrada quase na entrada do Parque Beto Carrero
Aqui foram uns 3 zigue-zagues
Reta de chegada, ou melhor, curva de chegada
Próximo da passagem do bastão
Quebrados mas satisfeitos: 3h23min06s

Local: Kartódromo do Beto Carrero

Data: 03/08/2013 
Horário: 18:30 Hs 
Distância: 42 Km (40,18 Km) em dupla   

Inscrição: R$ 155   
Kit: Sacola, camiseta, toalha, boné, revista e número de peito.

Tempo: 3h23min06s
Pace: 5:02 min/Km

Colocação: 028 de 047 (dupla masculina)
Colocação: 148 de 349 (geral)

8 comentários:

  1. Bem legais as fotos, amigo, parabéns ! Meu carinho e admiração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Ivana. As corridas noturas acho que dão um toque especial. Se bem que são mais difíceis de serem tiradas. Abração.

      Excluir
  2. Olá Eduardo,
    Que superação... vocês fizeram uma grande prova. Ótimo tempo.
    Cuidado com essas dores, aí!
    Boas melhoras.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Marcelo. Essa eu não pudia deixar de participar. Ainda mais que iria fazer em dupla com o Enio. Apesar do sacrifício foi muito legal a prova e é uma que vale a pena conhecer. Agora já estou me cuidando. Abração, amigo.

      Excluir
  3. Nao foi nem um pouco difícil te convencer haha.

    Pena a condição física não ser das melhores no momento da corrida. É, o 3h10 ficou pra trás bem antes de começar.

    Uai, tinha alimentos? Eu só vi a água na mochila haha.

    Mais 20 km depois das duas primeiras voltas abaixo de 5 min/km seria um baita teste de resistência, no qual talvez eu fosse reprovado. Chegar eu sei que ia, mas seria me arrastando, mais ainda do que na minha última volta.

    Eu vi que a sua segunda volta foi mais lenta, era nítido no kartódromo. Quem sabe ano que vem a gente volta mais inteiro e eu consiga também suportar as últimas duas voltas.

    Quebrados, doendo tudo, chegamos. Foi massa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa corrida foi uma das melhores que fiz esse ano, mesmo não estando 100%. Começamos bem e acho que se estivéssemos inteiros chegaríamos ao nosso objetivo anterior. Bom que fica mais fácil para o ano que vem. Ainda deu pra dar umas voltinhas pelo parque. Na mochila até atinha algumas barras de cereais e uns salgadinhos...rs. Vamos nos cuidar agora para estar bem no ano que vem !!! Valeu a parceria !!!

      Excluir
  4. Eduardo,

    Eu já havia deixado um comentário no blog do Enio, mas venho aqui novamente para dar meus parabéns a você e ao Enio.

    Mesmo com as dificuldades (vocês não estavam 100% fisicamente), vocês conseguiram fazer um bom tempo no revezamento.

    Abraços e bons treinos.
    Brunno - http://movidoaendorfina.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Brunno. Essa corrida realmente não foi fácil para nenhum dos dois, mas o legal que conseguimos terminar razoavelmente bem. Foi uma baita prova e vale a pena conferir. Abração e bons treinos também.

      Excluir