domingo, 4 de agosto de 2013

28/07/2013 - Track & Field Run Series - Etapa Shopping Iguatemi - FLN/SC

(Foto de Hermeto Garcia - Focoradical)
Track & Field Run Series - Etapa Shopping Iguatemi - FLN/SC
Resultado
Essa é uma das minhas corridas favoritas aqui em Florianópolis. É nela que tento bater os meus recordes pessoais, pelas condições de percurso e clima. Entretanto, dessa vez teve que ser diferente. Na verdade, eu acho que nem deveria ter participado.

Depois da corrida da Volta a Lagoa onde comecei a sentir a dor (acho que na panturrilha) um pouco depois do segundo quilômetro, reduzi bastante os treinos durante a semana. Somente dois dias de corridas bem de leve e musculação. Cheguei me sentindo muito bem para a corrida, sem qualquer sinal de dor e sonhando até em correr forte.

Mas o receio da dor voltar e o pensamento no desafio da Maratona Beto Carrero que tinha me proposto a fazer em dupla com o amigo Enio Augusto, me fizeram ser bem mais conservador. Não seria essa a hora de brigar por um tempo melhor.

Fui para a prova decidido a fazer um treino pra sentir as reais condições. O difícil seria me conter na largada. Antes de começar a prova encontrei vários amigos, inclusive alguns que fazia tempos que não via. E quem estava muito feliz era a Ana Clara que estava voltando depois de alguns meses de recuperação. 

Como a Ana iria fazer somente os 5 Km e em ritmo de 7 min/Km, pensei, é por aí mesmo que vou começar. E pra não cair em tentação de disparar na largada resolvemos largar entre os últimos. No meu pensamento estava fazer esses 5 primeiros Km tranquilos e caso estivesse tudo certinho, fazer uma segunda volta mais forte (no caso dos 10 Km o percurso seria de duas voltas).

A largada foi pontual às 7:30. Confesso que segui meio receoso e experimentando uma sensação diferente de correr sem um objetivo pré-estabelecido, ou melhor, o objetivo era me conter. Porém, aos poucos fui conseguindo curtir mais a prova, principalmente por ver a alegria do retorno da Ana Clara. Correr sem grande esforço tem a vantagem de poder observar a paisagem ao redor e observar detalhes que passam totalmente batidos normalmente.


1º Km – 06:42
2º Km - 07:00
3º Km – 06:55
4º Km – 06:49
5º Km – 06:36
6º Km – 07:47
7º Km - 07:58
8º Km – 06:15
9º Km – 06:17
10º Km – 06:13

Fui tirando fotos e conversando durante a 1a. volta inteira, quando completamos os 5 Km. Daí pra frente segui sozinho. Ia tentar acelerar um pouco. Frustração. Não durou nem alguns metros. Logo no início da segunda volta aquela velha dor apareceu. Não tinha mais condições de correr. Comecei a caminhar.

Tentei voltar a correr devagar, mas a dor não deixava. Provavelmente teria que terminar a prova caminhando. E já estava praticamente entre os últimos. Não demoraria e estaria ouvindo a sirene atrás de mim.

Veio a ideia então de testar correr de costas, lá pelo meio do 6º Km. E não é que funcionou. Correndo de costas não sentia a mínima dor nas pernas. Parecia que nada tinha acontecido. Provavelmente os músculos utilizados são outros e isso me salvou a corrida. Não é muito confortável correr de costas, mas estava até conseguindo manter um pace médio de 6:15. 

Faltando uns 2 Km o Sebastião me encontrou. Eu vinha solitário tentando completar a prova. E ele me acompanhou até o finalzinho, às vezes de costas também, pra não me deixar sentir tão diferente assim.

Na chegada, voltei a correr de frente pelo menos pra passar pelo portal, mas ainda sentindo dores. Confesso que cheguei tão contente como se estivesse corrido bem. Com a satisfação de ter conseguido completar a prova.

Aproveitei para me hidratar e alimentar bem. E dessa vez esperei para fazer a massagem. Minhas pernas estavam precisando.

Nessa prova pude experimentar um sentimento diferente, simplesmente por poder completar a prova sem estar brigando contra o relógio ou pace, aproveitando e curtindo mais a corrida. Ainda mais podendo conversar com as boas companhias que tive durante a prova. Muito bom mesmo. Obrigado, Ana Clara e Sebastião.


 Alguns loucos enfrentando o frio
 Ana Clara, alegria em pessoa
 Grande companhia durante os primeiros 5 Km
Correndo de costas (Foto de Hermeto Garcia - Focoradical)
 Chegando meio solitário, mas completei !!!
Registrando mais uma medalha com as meninas da RBS TV:
Camille Reis, Ligia Gastaldi e a Sonia Campos

Local: Shopping Iguatemi

Data: 28/07/2013 
Horário: 7:30 Hs 
Distância: 10 Km   

Inscrição: R$ 98   
Kit: Sacola, camiseta, meia, toalhinha, porta cápsula e número de peito.

Tempo: 1h08min25s
Pace: 6:51 min/Km

Colocação: 042 de 042 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 338 de 340 (masculino)
Colocação: 485 de 496 (geral)

5 comentários:

  1. Quem diria que algum dia você faria 1h10' na Track hein? Vamos torcer para essa perna melhorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que ficou de bom tamanho. Poderia ter sido pior. Ah, e corri pensando na Maratona Beto Carrero !!!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Grande Eduardo.
    Ler seu relato me deu sentimentos conflitantes. Ora de alegria, por saber que correste com a Ana Clara e o Sebastião. Ora de tristeza, por saber que as dores voltaram. Estou realmente torcendo pela sua recuperação. Cuide disso aí. Melhoras, amigo.
    abraços
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Helena. Estou cuidando sim. Mas é que tinha que cumprir os meus compromissos e esperava que ela não voltasse. Estou vendo que vou precisar dar um tempinho mesmo. Já fui ao médico e vou fazer ressonância magnética essa semana para ver o que é. Estou preocupado com a Maratona de Santa Catarina. Talvez não de tempo de me recuperar para me preparar. Seguimos no tratamento. Abração e obrigado pelo carinho.

      Excluir