quarta-feira, 30 de outubro de 2013

19/10/2013 - Mini maratona Santos Dumont - Base aérea

Mini maratona Santos Dumont - Base aérea
Fotos da Corrida
Esse foi o meu retorno às corridas de 10 Km. A última que havia feito sem o problema da lesão foi há praticamente 4 meses. Senti pouco de receio inicial, mas logo passou.

A mini maratona Santos Dumont é uma das que eu consegui participar por 5 anos consecutivos, desde que comecei a correr. É uma corrida gratuita e realizada dentro da base aérea de Florianópolis com um percurso já bem conhecido, sem muito trânsito de veículos e com alguns morros desafiadores. Este ano foram no início.

Cheguei para a prova com uma sensação de iniciante, sem saber direito a estratégia que iria adotar. Decidi então largar bem conservador, mesmo porque o início seria pelos morros.

Mais de 250 atletas largaram para o percurso com distância única de 10 Km, na verdade era aproximadamente 9,640 Km.

Optei por largar mais atrás e ir aumentando o ritmo a medida que fosse me sentindo melhor. Os primeiros 200 metros não teve muito jeito mesmo. Não havia espaço para dispersão e tocamos no ritmo quer era possível.

Esse ano a parte dos morros foi novamente no início da prova. Ainda não sei dizer se é melhor enfrentá-los no início ou no final. Mas a medida que chegávamos perto foi ficando mais fácil para correr pois iam se abrindo os espaços. Minha intenção era não caminhar nessa primeira parte e também não se desgastar muito. Foi o que fiz.


Vencido a parte dos morros nos 2 Km iniciais, era hora de estabilizar e aproveitar o percurso todo plano e em asfalto. O duro é que com essa primeira parte mais puxada, tanto as pernas como o fôlego já não estavam mais nas melhores condições. 

Retomando ao percurso plano fomos em direção a entrada da base aérea. São quase 4 Km para ir e 4 Km para voltar. A parte da ida, fui tentando encontrar o ritmo ideal. Na média foi razoável, mas com parciais que normalmente faria mais baixas.

A volta já foi bem mais sofrida. Eu tentava segurar o ritmo, mas o meu corpo pedia para parar. Fui brigando com ele até o 8o. Km. Mas em um dos postos de água não tive como evitar. Dei uma caminhadinha enquanto me hidratava. Não perdi muito tempo, cerca de 15 a 20 segundos, mas acho que foi melhor assim para me recompor um pouco.

Em seguida, voltei ao ritmo que estava e pude concluir a prova com o tempo líquido de 47min05s. Nada muito mal para quem estava voltando aos 10 Km. Meu tempo do ano passado tinha sido de 46min46s. Comparando os tempos, percebi que se tivesse feito o primeiro quilômetro mais forte, ou não tivesse dado a paradinha poderia ter melhorado esse tempo. Mas isso vai ficar para o ano que vem.

Fiquei muito contente por nem ter lembrado da lesão da perna durante a corrida.

Aguardamos com o pessoal a entrega da premiação, com muitas frutas, água e fotos. Depois fomos comemorar o aniversário do amigo Jacks, que aliás, foi a melhor parte.

 Dando uma espiadinha nas aeronaves da base aérea
 Chegando para a corrida com a contribuição dos alimentos
A vez da criançada
Assistindo a entrega da premiação 
Foto da galera com o campeão e vice-campeão
A melhor parte: aniversário do Jacks
Local: Base aérea FLN/SC

Data: 19/10/2013 
Horário: 16:00 Hs 
Distância: 10Km (9,640 Km)  

Inscrição: Gratuita, com doação de 2 Kg de alimentos   
Kit: Número de peito.

Tempo: 47min05
Pace: 4:53 min/Km

Colocação: 014 de 023 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 099 
de 204 (masculino)
Colocação: 101 de 264 (geral) 

Um comentário: