sexta-feira, 8 de novembro de 2013

03/11/2013 - Corrida de Revezamento Unimed - Etapa Florianópolis

Corrida de Revezamento Unimed - Etapa Florianópolis
Resultado
Seguindo a minha retomada nas corridas, agora o desafio era aumentar a quilometragem para os 16 Km. Se tivesse uma dupla para revezar nessa oportunidade eu tinha preferido, pois ainda temia pelos 16 Km correndo mais forte. Por outro lado foi bom para recuperar um pouco mais a minha confiança.

O dia amanheceu com uma garoa fina e vento. Sorte que a chuva pesada não veio, mas o vento não perdoou. Eu nem tinha levado blusa e acabei passando um friozinho enquanto aguardava. Cheguei por volta das 6:30, com a largada prevista para às 7:30. Lugar para estacionar já estava ficando difícil.

O pessoal foi chegando em cima da hora, por isso antes da largada encontrei somente alguns amigos. Havia várias tendas de assessorias esportivas, provavelmente pela prova ser mais focada no revezamento. Acho bem legal esse tipo de prova, pois acaba trazendo muitas pessoas que normalmente não iriam participar se fossem sozinhas. A distância total era de 16 Km, mas era possível fazer individual (no meu caso), dupla ou quarteto.

Meu objetivo era conseguir concluir bem os 16 Km no meu ritmo mais forte, tentando se possível melhorar o tempo do ano passado de 1h16min04s.

Larguei mais a frente e dessa vez consegui me controlar, sem disparar no primeiro quilômetro. Tinha que ser mais conservador, pois seriam 16 Km pela frente. Saindo da Praça Sesquicentenário fomos primeiramente uns 600m em sentido da ponte Hercílio Luz, e logo retornamos em sentido elevado do CIC.  

Nos primeiros 2,5 Km todos seguiram pelo mesmo percurso, até a chegada do retorno para os quartetos do revezamento. Os atletas que faziam individual ou em dupla seguiram até o elevado do CIC e voltaram, sendo que na categoria individual seriam feitas em duas voltas. 


Eu estava me sentindo bem nos primeiros quilômetros, seguindo em um ritmo razoavelmente confortável. Não podia exagerar muito no início. Nos postos de hidratação alternava ora pegando água, ora não. Não tinha levado gel. Esqueci. Mas não fez falta.

Apesar da chuvinha, estava bom para correr, tirando a ação do vento que em determinados pontos quebrava um pouco o ritmo. Talvez poderia ter ido melhor.

Durante a primeira parte da prova me foquei em não ficar muito para trás e não me desgastar muito. Já na segunda volta acabei me motivando com alguns colegas correndo praticamente no mesmo ritmo: o seu Ademir, Vlamir da Sprint e um senhor chamado Zenon. Todos vindo em uma mesmo tocada e sendo excelentes referenciais e motivadores.

Muito bom que nem lembrei das minhas dores. Vinha meio que controlando o tempo e no final deu pra perceber que não seriam somente os 16 Km, e sim, pouco mais de 16,6 K. Parece pouca a diferença, mas pra gente que vem brigando com o tempo e a nossa resistência parece uma eternidade.

Minha passagem pelos 16 Km foi com o tempo aproximado de 1h15min15s. Tinha melhorado em praticamente 1 min o tempo em relação ao ano passado, considerando os 16 Km. Mas se formos comparar com o tempo líquido final da prova 1h18min02s estaria um pouco acima. Tudo bem. Fiquei muito satisfeito.

Na chegada, uns 4 copos de água, muita fruta e alguns minutos para poder me recuperar. Estava bem exausto. Aguardei ainda pra ver a premiação e o sorteio que a Unimed promoveu. Infelizmente esse ano não ganhei nada. Pena que as amigas Liz e Marta não estavam, pois haviam sido sorteadas para ganhar um óculos da Mormai. Ano que vem tem mais.

Uniformizados: Eu o Nilton (www.corridassc.com.br)
Pouco antes da largada. A Marta, eu e a Liz
Alinhamento para a largada
Ainda na parte mais confortável
Aqui a coisa já estava ficando feia
Chegada. Tempo líquido: 1h18min02s - 25º geral

Local: Beira mar Norte - FLN / SC
Data: 03/11/2012 
Horário: 07:30 Hs 
Distância: 16Km (16,63 Km) 

Inscrição: R$ 42,00
Kit: Camiseta, squeeze, bolsa térmica, barra de cereal, chip descartável e Número do peito    

Tempo: 1h18min02s
Pace: 4:42 min/Km

Colocação: não teve (categoria 40-44 anos)
Colocação: 24 de 121 (masculino)
Colocação: 25 de 153 (geral)

5 comentários:

  1. Nossa, muito bom, amigo !!!! Quem me dera correr assim ... Beijo e bons treinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá, Ivana !!! Aos poucos vamos treinando e ganhando alguns segundos. O importante é seguirmos em frente. Muito obrigado e bons treinos pra vc também. Bjos.

      Excluir
  2. Oi Eduardo! Eu também participei da corrida, só que foi no revezamento em quarteto. Apesar da chuva e do vento frio foi uma corrida muito boa! O legal da corrida é que ela costuma iniciar uma transformação realmente profunda na pessoa, muito além de simplesmente ser uma atividade física! Eu estou no planejamento de um evento em São José, um ciclo de palestras para iniciar um trabalho de conscientização das pessoas, para que se cultivem hábitos mais saudáveis. O tema desse primeiro evento, em 14/12, será "COMO VOCÊ QUER ENVELHECER?". O site do evento é http://ciclovcmaissaudavel.com e eu espero conseguir tocar o máximo de pessoas possível, assim você faz com o seu blog e a sua corrida!! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Você deve ser a Gabriela, certo ? Entrei no site do evento e vi a sua história. Nossa, você está de parabéns mesmo. Gosto muito de ler as histórias de superação. Me motivam cada vez mais. Posso te dizer que a corrida mudou em muito a minha vida em todos os sentidos...a única coisa que não consegui ainda direito foi balancear a alimentação...rs. Achei interessantíssima a sua ideia de promover a conscientização de uma vida mais saudável aos outros. Vou ficar acompanhando pra ver se consigo participar de uma próxima. Muito obrigado pela visita e mais uma vez parabéns pela iniciativa.

      Excluir
  3. Gostei do seu ritmo de prova! Parabéns! Eu tenho essa mania de largar forte e depois sofro no final, como rua não é minha prova de especialidade, mas procuro equilibrar ainda não achei a largada ideal... Esta mandando bem! Valeu Guerreiro! Bons treinos!

    ResponderExcluir