segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

14/12/2013 - Paquetá Floripa Night Run - FLN/SC

Floripa Night Run - FLN/SC

Resultado
Fotos da Corrida

Depois de uma frustrada participação na Corrida Internacional da Cidade de Guarulhos na semana anterior com um dos meus piores tempos nas provas de 10 Km dos últimos anos (48min41s), fui participar dessa prova um pouco mordido.

Tive a felicidade de conseguir uma inscrição cortesia por intermédio de uma amiga e parceira das corridas. Muito obrigado, Kelly. Ajudou bastante, pois seriam mais de R$ 80.

As preliminares da corrida com a mudança do percurso da beira mar norte para a beira mar continental, e a entrega de um kit simples (sacolinha e camiseta), sem o número de peito e o chip não agradou boa parte dos atletas. O percurso acho que deveria ter sido pensado antes, pois decepcionou muita gente que esperava correr e curtir a iluminação de Natal na beira mar norte. Eu, particularmente achei melhor pensando no caos que seria o trânsito em uma noite de sábado na região. Em relação a entrega do kit, forçar a ida dos atletas até a loja do Shopping no dia anterior e no dia da prova entregar o chip com uma fila quilométrica definitivamente não foi uma boa logística.

Tirando esses inconvenientes, o evento em si foi quase tudo perfeito. Uma boa infra-estrutura aguardava os atletas em uma área mais privativa, com muita água, suco de maçã, iogurte. Havia também um totem para tirar fotos, um grande painel para os atletas escreverem os seus desafios para 2014, tudo em um ambiente bastante agradável e com música eletrônica.

Não imaginava que havia tantas pessoas inscritas para a prova e com a presença de tantas assessorias esportivas. Acho que o pessoal aprovou e gostou da ideia da prova noturna, que aliás foi bem favorável nessa época do ano com a chegada do calor.

Outro diferencial interessante foi a distribuição de pulseiras por faixa de pace para alinhamento na largada. Na prática não se respeita muito isso, mas acho que de uma certa forma ajuda um pouco. O metido aqui pegou a pulseira preta de 4:30 min/Km e fui lá pra frente fugindo do congestionamento inicial.

Meu objetivo para essa prova era fazer os 10 Km com o pace bem próximo mesmo dos 4:30, sem grandes variações e fazendo uma largada bem contida para não quebrar depois. Quase consegui fazer isso. Logo no 1º Km já estava em ritmo de tiro. O estranho é que foi uma largada meio estranha, saindo em uma espécie de "S" logo no começo. Ainda bem que eu estava mais a frente, pois quem vinha atrás deve ter pego um baita congestionamento. Apesar de ter saído forte por tentar acompanhar boa parte dos amigos que largaram juntos consegui me segurar em seguida e eles foram embora.

Saindo do "S" seguíamos pela beira mar continental até a altura do IFSC, onde era feito o retorno. Havia 3 possibilidades de distãncias: 3 Km, 5 Km e 10 Km. Os atletas dos 3 Km faziam o retorno um pouco depois do meio da beira mar continental, os dos 5 Km faziam o retorno no IFSC e voltando ao ponto da largada, para completar a distância, e os dos 10 Km davam 2 voltas. 

Noite bonita, sem calor e com um pouco de vento, me favoreceu bastante. Ainda na ida da primeira volta consegui cravar os tempos abaixo da minha meta (depois eu percebi que o vento me ajudou um pouco). Na volta já pude perceber que a ação do vento contra que tirou alguns segundos dos meus paces. Mas nada muito fora e o melhor estava me sentindo bem para abrir a segunda volta. 


Sentia que estava fazendo uma boa prova e novamente na parte de vento a favor consegui manter a média de pace abaixo do objetivo. Água eu nem lembro se peguei, talvez um ou dois copos para dar um gole e refrescar.

Já quase no finalzinho da ida da segunda volta percebi que estava chegando próximo do amigo Paulo Henrique, um grande atleta e que geralmente é sempre campeão na sua categoria. Nunca havia chegado nem perto dele nas provas anteriores. Decidi então colocar mais um objetivo durante a corrida, tentar acompanhá-lo. Não foi nada fácil, mas foi a melhor coisa que fiz. Estava sempre um pouco atrás e tentava não perder contato. Interessante que eu esqueci até do vento contra na volta e vim com o ritmo constante. Faltando uns 400 metros para a chegada consegui finalmente emparelhar com ele e viemos juntos até a linha de chegada. 

Ao cruzar a linha de chegada já tinha visto o relógio do portal com o tempo de 43 min baixo, e acho que na minha empolgação esqueci de travar o garmin. De qualquer forma estava muito feliz, pois com certeza seria minha melhor prova de 10 Km. Corrigindo posteriormente, o tempo líquido da prova foi de 43min05s, mas com uma distância de 9,8 Km (foi somente por isso que não foi tudo perfeito para mim). De qualquer forma com qualquer projeção para os 10 Km foi o meu melhor tempo em relação aos 44min41s anteriores.

Depois foi só descansar, hidratar bastante, tomar muito suco de maçã, sorvetes e curtir com o pessoal. Teve até bolo e aniversário da Adriana Becker da Integral que estava uma delícia. Parabéns, Adriana.

Pronto, a minha "vingança" contra a minha última prova tinha sido executada. Feliz da vida !!!


Registrando minha principal meta para 2014
 Kelly, grande parceira das corridas. Valeu !!!
Legal em te rever, Dani. Voltando com tudo !!!
Fechando a 1a. volta
 Vamos para a 2a. volta
Quase chegando com o Paulo Henrique

Local: Beira mar continental - Florianópolis/SC
Data: 14/12/2013 
Horário: 20:30 Hs 
Distância: 10Km (9,8Km) 

Inscrição: Cortesia (valor R$ 84,00)
Kit: Sacola, camiseta, chip descartável e Número do peito    

Tempo: 43min05s
Pace: 4:25 min/Km

Tênis: Sprint

Colocação: xxx de xxx (não teve)
Colocação: 033 de 252 (masculino)
Colocação: 037 de 351 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário