segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

24/11/2013 - Corrida Pedra Branca 2013

Corrida Pedra Branca 2013 - Palhoça/SC
Resultado
Com uma agenda de corridas farta nesse final de semana tive que abortar a minha participação na Meia maratona de Blumenau por questões logísticas e devido a compromisso familiar. Acabei optando por fazer os 12 Km da Corrida Pedra Branca por ser aqui pertinho, no município de Palhoça.

Boa parte dos amigos estavam espalhados pelas outras provas que ocorriam em outras localidades nesse mesmo final de semana. Mesmo assim teve um bom público e vários amigos também participando. Foram 124 concluintes nos 3Km, 133 nos 6Km e 79 nos 12 Km, totalizando 336 concluintes.

Já praticamente 100% recuperado, eu tinha como meta melhorar o meu tempo em relação ao ano de 2012, que foi de 53min04s nos 12 Km (11,56Km na verdade). A prova ainda teria as modalidades de 3Km e 6Km, onde cada de aproximadamente 3Km representava uma volta.

A largada foi meio tarde, às 9 horas. Ainda bem que o sol não apareceu e só pegamos uma garoa fina. Aliás, o tempo estava excelente para correr.

Fiz a minha largada bastante otimista. Não saí na linha da frente, mas bem próximo. O percurso possui alguns morros que alternam e quebram um pouco o ritmo, principalmente próximo do primeiro quilômetro. 

A minha primeira volta, na empolgação inicial, consegui manter uma certa regularidade com o pace abaixo dos 4:30, enfrentando os morros, ainda descansado. Estava me sentindo bem fazendo diversas ultrapassagens.

Na segunda volta perdi um pouco da potência no trecho dos morros, derrubando o meu pace nesse trecho, mas logo no percurso mais plano consegui retomar o ritmo. A grande maioria dos atletas terminavam a participação nessa volta, completando os 6 Km, além do pessoal que já tinha concluído os 3 Km.


A quantidade de atletas na terceira volta ficou bem reduzida abrindo um grande espaçamento entre os que seguiam a minha frente e atrás. A partir de então não me lembro de ultrapassar e nem ser ultrapassado por ninguém até o final da prova. É claro que o meu ritmo caiu novamente e agora tinha sido em todas as parciais, mas pouca coisa. Eu seguia determinado a cumprir o meu objetivo. 

Abrindo a volta final e bem cansado pelo trecho do morro sentia que estava fazendo uma das minhas melhores provas. Tinha conseguido até manter o meu pace abaixo dos 5 min/Km nos quilômetros finais, mesmo no trecho de morros. Ano passado tinha fracassado. Quando chegou o trecho mais plano ainda estava com forças nas pernas e deu pra reduzir novamente o pace. Terminei a prova com o tempo líquido e meu novo recorde pessoal nessa prova de 51min57s (resultado oficial). Missão cumprida.

O mais legal foi saber depois que tinha ficado em 8o. lugar geral na distância de 12 Km e 1o. lugar na faixa etária 40-44 anos. Mesmo não tendo troféu por faixa etária, fiquei super satisfeito com o resultado, pois isso mostrava que eu já estava recuperado. Foi uma injeção de ânimo.

Aproveitei um pouco mais da estrutura de hidratação e da belíssima mesa de frutas, assisti a premiação, que foi bem rápida, pois só teve premiação geral, e saí correndo para o meu compromisso. Dia muito gratificante !!!

 Largando e conferindo o cronômetro
Passagem da 1a. volta (by Marta Eli Ventura)
 Ao fundo a famosa Pedra Branca
 Fechando a 2a. volta
 Chegada com tempo líquido: 51min57s. (8o colococado geral nos 12 Km)
 Loucos por Corridas: Gelson, Jabson (campeão dos 6Km) e eu.

Local: Pedra Branca - Palhoça/SC
Data: 24/11/2012 
Horário: 09:00 Hs 
Distância: 12Km (11,54 Km) 

Inscrição: R$ 70,40
Kit: Camiseta, squeeze, chip descartável e Número do peito    

Tempo: 51min57s
Pace: 4:31 min/Km

Colocação: 01 de 08 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 08 de 64 (masculino)
Colocação: 08 de 79 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário