quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

30/11/2013 - 5ª Corrida Rústica Vale das Graças - Angelina/SC

Essa é uma das minhas corridas preferidas. Na verdade pra mim é mais uma festa de confraternização dos amigos corredores de Santa Catarina, e que ocorre sempre próximo da data de aniversário do município de Angelina/SC. 

Pela  vez consecutiva tive o prazer de participar desse grande evento, ou seja, desde a sua edição inicial. Um evento que faz a cidade parar. Atrai atletas de vários municípios de Santa Catarina, e até de outros estados. Conta também com a grande participação de várias assessorias e grupos de corridas que levam as suas equipes em peso.

A procura esse ano foi tanta que as inscrições tiveram que ser encerradas antecipadamente com cerca de 650 atletas, isso faltando uns 15 dias antes da prova. Um sucesso.

Angelina fica a aproximadamente 1h15m da grande Florianópolis e para chegar a tempo e não contar com imprevistos saí às 13:45, uma vez que a largada estava marcada para às 16:30 hs. A viagem foi bem tranquila e agradável.

Chegando por lá vi que a concentração de pessoas na praça central da cidade já era grande. Muita gente tinha ido mais cedo para aproveitar e visitar os pontos turísticos da cidade. Devia ter feito isso também.

Como de costume, antes da largada fizemos a concentração dos amigos e simpatizantes do grupo "Loucos por Corridas" para tirarmos a foto oficial na escadaria da igreja, que já é tradição. A largada foi realizada em seguida com a participação de atletas que se dividiram entre as modalidades de de 5Km e 10Km.

Registramos a presença da vaquinha Angelina (Enio Augusto) do Podcast "Por falar em corrida", que cumprindo o prometido correu os 10 Km fantasiado, e também do homem-aranha, uma figurinha do outro mundo.

Meu objetivo era melhorar o tempo do ano passado, que foi de 46min03s, e estava confiante após a minha recuperação pós-lesão.

A largada foi em frente a igreja, contornamos a praça e seguimos no sentido da entrada da cidade por pouco mais de 2 Km. Desse lado pegamos a maior parte de piso de asfalto. Na empolgação, acabei saindo mais forte do que deveria, ainda mais em um início com subidas e descidas. Acredito que isso tenha me prejudicado um pouco no restante da corrida.

No retorno do primeiro trecho ainda deu pra segurar o ritmo até passarmos novamente pela praça. Quem fez os 5 km já ficava um pouco mais frente. Os participantes dos 10 Km seguiam reto para o outro lado da cidade.


Depois que passei pela praça, já estava mais sem fôlego que o normal e com mais trechos de subidas, descidas e pisos de paralelepípedos meu rendimento despencou em relação a primeira parte. Eu já sabia que isso aconteceria, pois esses terrenos oscilantes não são o meu forte. Avançamos um pouco mais de 2 Km também desse outro lado. 

Essa minha segunda metade da prova foi bem mais sofrida. Fui ficando para trás. O Bruninho e o Sebastião passaram voando por mim, aliás o Bruninho está correndo muito, seguindo os passos do pai. Entretanto ainda estava de olho no meu objetivo de melhorar o tempo.

No retorno desse lado pude ver o quanto tinha perdido terreno para os outros atletas. Mesmo assim segui firme, do jeito que dava. Acho que água só peguei no meio da prova e um copo só. Esse ano nem estava quente. Menos mal. 

A chegada seria na praça novamente porém pelo outro lado. Consegui completar o percurso com o tempo líquido de 44min57s. Ficaria mais contente de ser sub-45 se a distância fosse de 10Km, mas pelo garmin foi registrado 9,59Km. De qualquer forma foi muito bom, pois consegui o meu objetivo de baixar mais de 1 minuto o  tempo do ano passado.

Após a chegada de todos os atletas teve sorteios de vários brindes, inclusive de 2 aparelhos celulares, mas o azarado aqui esse ano não ganhou nada. Assistimos a premiação, com vários amigos conquistando troféus, e depois seguimos para o jantar oferecido pela organização.

O jantar foi no hotel próximo da praça e pra mim foi a melhor parte, pois é onde a galera se encontra para fazer aquela confraternização. Repetindo o ano passado, tivemos um belíssimo e saboroso bolo que foi devorado em alguns minutos.

A corrida como um todo foi excelente e preparada com muito carinho pelos anfitriões do evento, Renato e Marta, que contaram também com vários amigos e colaboradores na organização. Sucesso total !!! Estão de parabéns e que venha a 6ª edição.


 Homem-aranha mesmo atrasado marcou presença
 Enio cumprindo o prometido e correndo fantasiado de vaquinha
 Sofrendo em uma das várias subidas
 Fechando a prova com o tempo líquido de 44min57s
 Fim de prova com amigos comerando
Tivemos até um lindo e saboroso bolo
Depois do jantar um cafezinho para não dormir na volta

Local: Praça central de Angelina / SC
Data: 30/11/2013 
Horário: 16:30 Hs 
Distância: 10Km (9,59Km) 

Inscrição: R$ 28,00
Kit: Camiseta, mel, ingresso para o jantar, chip e Número do peito    

Tempo: 44min57s
Pace: 4:41 min/Km

Colocação: 14 de 029 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 74 de 168 (masculino)
Colocação: 78 de 219 (geral)

2 comentários:

  1. Muito bom, amigo, parabéns. E que fotos bonitas. Meu carinho, bom findi.

    ResponderExcluir
  2. Show de relato e a performance sempre melhorando. Obrigado por confiar e prestigiar o evento desde a sua 1ª edição. Vamos providenciar a carteirinha de sócio. Abraço.

    ResponderExcluir