sexta-feira, 26 de julho de 2013

21/07/2013 - Corrida Volta a Lagoa - FLN/SC

Corrida Volta a Lagoa - FLN/SC
Resultado

Desde 2009 venho participando das corridas da Volta a Lagoa, e conseguindo reduzir o tempo a cada ano. O planejamento não poderia ser diferente para essa edição, pelo menos como uma primeira intenção.


Entretanto as dores na minha perna esquerda me preocupavam e pouco tinha treinado durante a semana, imaginando que ela fosse melhorar. 

Às vésperas da corrida me passou a ideia até de não ir. Mas no dia lá estava eu. Acordei cedinho naquele frio e segui rumo a Lagoa da Conceição. Não estava sentindo dores, mas fiquei em dúvida de como participar da prova: correr sem nenhum compromisso ou tentar correr forte até onde aguentasse. 

Pensando nas corridas importantes que tenho pela frente, optei por participar de uma forma mais moderada, tentando seguir em um ritmo que não forçasse muito a minha perna. Até seria legal encontrar alguém que me acompanhasse nesse meu ritmo.

Na largada consegui resistir e larguei já mais para trás. Posicionando-se mais a frente na largada acabamos naturalmente saindo mais forte, no ritmo dos outros atletas. Aproveitei para acompanhar a Jany e o Jacks que tinham um ritmo que eu gostaria de ir. Fui curtindo mais o percurso.

Durante os primeiros 2 Km estava indo tudo bem, sem dores e sem grandes esforços. Mas aos poucos ela foi aparecendo, me impedindo de correr mais forte. Não consigo identificar direito onde ela se localiza. Estranho que não é uma dor no impacto, e sim uma dor interna quando levanto a perna para dar a passada.  

Nesses quilômetros iniciais estava correndo junto com o Jacks e a Jany, mas depois que a dor começou a aparecer acabei ficando mais para trás. A Any passou por mim e como ela estava mais ou menos no mesmo ritmo que eu, seguimos juntos por alguns quilômetros, um dando força para o outro.

Porém, após a subida do morro do Badejo descobri onde a minha dor mais me castigava, nas descidas fortes. E por aí fui ficando, com medo de forçar e provocar uma lesão mais grave. O interessante que após caminhar por alguns minutos a dor some e é possível voltar a correr, mas por um curto espaço de tempo.

Fazia tempo que não tinha a sensação de ser ultrapassado em série, sem poder reagir e nem ao menos acompanhar. Conseguir terminar a prova já estava ficando de bom tamanho. As descidas, que normalmente eram as minhas aliadas, desta vez, conspiravam contra e não me deixavam nem trotar.


1º Km – 05:14
2º Km - 05:28
3º Km – 05:43
4º Km – 05:37
5º Km – 05:29
6º Km – 05:46
7º Km - 06:26
8º Km – 05:43
9º Km – 06:39
10º Km – 05:20
450 m – 02:07

Corria, caminhava, corria, caminhava, e foi assim da metade da prova até praticamente o último quilômetro. Aí, como no final não era descida, decidi testar pra ver se era possível correr um pouco mais forte. Sim, foi possível, com um pouco de dor, mas suportável. Consegui até chegar junto com a Any que já tinha se distanciado bastante com as minhas caminhadas.

Completei a prova com o tempo líquido de 59min31s, praticamente o mesmo do primeiro ano que comecei a correr em 2009. Fiquei um pouco frustrado, pois estava na expectativa de que a dor não fosse aparecer de novo ou viesse somente no finalzinho, mas isso não ocorreu.

Na chegada teve um boa variedade de frutas, isotônico e água. Muito bom. Mas o que eu queria mesmo era me agasalhar logo, pois estava bem frio. Assisti a premiação e depois fomos almoçar com os amigos lá pela Lagoa. Essa é a melhor parte. 

O jeito agora é ficar um pouco mais de molho e fazer uns treinos alternativos sem forçar muito a perna, pois tenho provas importantes nos próximos finais de semana.

 Aquecendo pra ver se dava pra correr
Any e eu no finalzinho do morro do Badejo
 Loucos por Corridas: Eu, a Jany (que disparou) e o Jacks
 Chegando com a minha parceira de prova
Amigos de fora: Fernando e Eduardo Legal
Depois da corrida muito frio !!!

Local: Lagoa da Conceição

Data: 21/07/2013 
Horário: 8:20 Hs 
Distância: 10Km (10,45 Km)  

Inscrição: R$ 50   
Kit: Sacola, camiseta e número de peito.

Tempo: 59min31s
Pace: 5:42 min/Km

Colocação: 018 de 024 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 138 de 180 (masculino)
Colocação: 168 de 242 (geral)

segunda-feira, 22 de julho de 2013

13/07/2013 - Corrida aniversário de Santo Amaro da Imperatriz / SC

Corrida Aniversário de Santo Amaro da Imperatriz / SC
Durante a semana que antecedeu a corrida eu vinha sentindo uma dor diferente na perna. Isso começou depois de um treino de 15 Km que estava fazendo na última terça-feira e tive que parar de correr no 1 Km por conta dessa dor. 

Por isso até o dia da corrida não estava bem certo se participaria. Mas como no ano passado já havia perdido essa prova, acabei optando por ir. Novidade !!!

Cheguei por lá sem grandes motivações e objetivos, pois sabia que o percurso não era totalmente plano para um recorde pessoal, e também não era possível melhorar o tempo do percurso, pois era a primeira vez. O legal mesmo era pode reencontrar o pessoal.

O dia estava quente e o horário da largada no período da tarde, às 15:00, deixava as condições mais complicadas para a prática da corrida. O percurso foi de duas voltas para totalizar os poucos mais de 8 Km.

Eu praticamente não havia treinado mais depois do treino de terça-feira para preservar minha perna e imaginava que não teria problemas durante a corrida. No embalo da largada saí forte. Ainda sem objetivo, tentei fazer o melhor possível. Porém sair forte demais me custou um desconforto depois do  Km vindo do coração. Talvez por estar muito quente também. 

A partir daí fui reduzindo um pouco o ritmo, mas não parei. Tentava me manter correndo com o pace abaixo de 5 min/Km, junto com o bloco de amigos que corria no mesmo pace. Vinhamos alternando as posições.

1º Km – 04:07
2º Km - 04:30
3º Km – 04:40
4º Km – 04:46
5º Km – 04:51
6º Km – 05:23
7º Km - 05:05
8º Km – 05:13
450m - 02:54


Concluí a primeira volta já extremamente cansado e não era por causa das pernas. Era de fôlego mesmo. O calor é um dos meus piores inimigos na corrida. Decidi então aliviar mais um pouco pois a falta de um objetivo acaba desanimando a gente. Fui ficando mais para trás e o pessoal me passando. 

Isso foi até o finalzinho, quando ao subir por uma pontezinha (aproximadamente 1,5 Km da chegada), a minha perna esquerda fraquejou totalmente e me deixou totalmente fora de combate. Se já não estava nos meus dias, ali tinha acabado de vez. Tive que caminhar literalmente a partir dali.

Ainda tentava dar uns trotes, mas duravam somente alguns metros. A dor voltava. A essa altura era só tentar completar a prova mesmo, que consegui fechar, a duras penas, com o tempo de 41min48s.

Me hidratei, comi algumas frutas e fiquei acompanhando a entrega da premiação dos amigos. 

Fui embora um pouco preocupado com a minha perna esquerda, que já não doía mais. Nem sabia dizer onde era a dor, mas era o suficiente para não me deixar correr mais forte. Espero que não seja alguma lesão mais séria.

 Troféus na entrada da Prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz
 Amigos Loucos por Corridas
 Teve também a corrida das crianças
 A galera esperando a premiação
 Minha amiga Liz, exemplo de alto astral e superação

Grande Analto Romalino e eu

Local: Praça central de Santo Amaro da Imperatriz / SC

Data: 14/06/2013 
Horário: 15:00 Hs 
Distância: 8Km (8,45 Km)  

Inscrição: R$ 20   
Kit: Não teve. Número de peito.

Tempo: 41min28s
Pace: 4:54 min/Km

Colocação: 07 de 009 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 48 de 075 (masculino)
Colocação: 49 de 089 (geral)

domingo, 14 de julho de 2013

07/07/2013 - Corrida da INPLAC 39 anos - Biguaçu/SC

Corrida da INPLAC 39 anos - Biguaçu/SC
Eu já estava inscrito para a minha 4a. participação na Corrida da INPLAC na modalidade individual de 14 Km. Esse ano seriam dadas duas voltas no percurso, somente pelo lado da cidade de Biguaçu.

Durante a semana apareceu a oportunidade de participar da corrida na modalidade dupla com uma amiga que conheci às vésperas da maratona de Santa Catarina de 2012, por causa de uma matéria no DC em que saímos juntos, a Kelly. Nunca tinha participado de corridas em dupla ou revezamento e como não tinha objetivos de melhorar meu tempo por ser um percurso novo, e não ter cobrança por resultados, decidi topar essa nova experiência.

Dessa vez cheguei cedo na INPLAC para conseguir lugar para não ter problemas para estacionar o carro. No ano passado quase não consegui. Como já é uma prova tradicional, vários atletas de outras cidades também vieram participar do evento, deixando o nível da prova ainda mais alto.

Logo fui encontrando os amigos sempre presentes nas corridas e batendo aquele papo pré-prova. Cerca de meia hora antes da largada dos adultos, foi realizada as baterias da corrida para as crianças, bastante disputada.

Às 9:45 foi dada a largada para a prova principal que teve as modalidades individuais e duplas. O percurso, com saída e chegada dentro da INPLAC seria de 1 volta com aproximadamente 7 Km para cada integrantes da dupla ou 2 voltas, totalizando 14 Km para a modalidade individual.

Eu preferi ser o primeiro da dupla a correr. Achei melhor para não ficar muito ansioso esperando. Apesar de não ter muito compromisso a gente sempre quer fazer o melhor. Eu, particularmente nem sabia como iria correr, se ia forçar mais no começo ou iria tentar fazer o meu percurso na média. 

Na hora que é dada a largada em provas mais curtas, não tem jeito. Acabamos sendo levados pela empolgação inicial dos atletas. Provavelmente fiz os meus melhores 2 Km da minha vida, em 8min19s, mesmo alternando trechos de asfalto e paralelepípedos. 

1º Km – 04:08
2º Km - 04:11
3º Km – 04:26
4º Km – 04:28
5º Km – 04:26
6º Km – 04:29
750m - 03:24




Na hora que é dada a largada em provas mais curtas, não tem jeito. Acabamos sendo levado pela empolgação inicial dos atletas. Provavelmente fiz os melhores 2 quilômetros da minha vida, em 8min19s, mesmo alternando trechos de asfalto e paralelepípedos. 

Logicamente não aguentaria sustentar esse ritmo durante todo o percurso, mas tinha em mente fazer o restante dos quilômetros com pace abaixo de 4:30. Só que essas corridas apesar de serem curtas são muito intensas e acabam exigindo muito da gente em um curto espaço de tempo.

No meio do 3º Km já estava naquele pensamento típico de querer parar e caminhar um pouco, mas se individualmente já não gosto de fazer isso, imagine participando de dupla. Parece que a responsabilidade dobra. Passei pelo posto de hidratação e nem quis pegar água para não perder tempo.

As placas indicando as quilometragens estavam um pouco erradas e dava um certo desânimo quando passávamos por elas com uma diferença de mais de 300 metros. Já fazia um certo tempo que eu não sabia o que era fazer uma prova em ritmo no limite.

Menos mal que o percurso era todo plano e com grandes trechos de reta, porém com alguns pontos de paralelepípedo. Para tentar sustentar o ritmo vi que o amigo Sebastião estava um pouco a minha frente e acabei usando ele como referência, tentando me manter próximo dele.

Acho que deu certo, pois apesar do sofrimento nos últimos quilômetros consegui fazer todos abaixo dos 4:30 e completar a minha volta bem próximo do Sebastião. 

Ao entrar pela INPLAC procurei a minha parceira de prova, Kelly que faria a segunda e última volta. Cheguei com a língua de fora como se tivesse dado um daqueles tiros de perder o fôlego, com o tempo de 29min33s. Fiz a passagem para a Kelly e lá se foi ela. Agora eu ia descansar e ficar só na torcida. A partir de então, o calor ficou mais forte. A Kelly deve ter sofrido um pouco mais.

Fui me trocar, pegar a máquina fotográfica, e esperar a chegada dos amigos e da minha parceira. Cerca de meia hora depois ela chegou. Legal que ela tem o ritmo bem próximo do meu. Entramos pela INPLAC e fizemos a chegada juntos, fechando com o tempo total de 1h01min06s. Um excelente tempo, pois ainda antes da largada estávamos pretendendo fechar abaixo de 1h03min. Obrigado pela oportunidade de fazer a minha primeira prova em dupla, Kelly.

Depois tivemos um belo almoço com salada, risoto de frango e suco, em um excelente ambiente de integração entre os atletas.

Há quase um ano atrás
 Kelly, minha parceria na dupla
Registrando
 Estamos chegando
 Chegada
Loucos com as camisas novas

Local: INPLAC - Biguaçu/SC

Data: 07/07/2013 
Horário: 09:30 Hs 
Distância: 7Km (6,750Km) - 1 de 2 voltas  

Inscrição: R$ 38   
Kit: Camiseta e número de peito.

Tempo: 29min33s
Pace: 4:23 min/Km

Colocação: 06 de 021 (dupla mista)
Colocação: 58 de 206 (geral)