domingo, 20 de abril de 2014

13/04/2014 - 4ª Meia Maratona de Balneário Camboriú

4a. Meia Maratona de Balneário Camboriú
No mesmo final de semana da conhecida Corrida de Revezamento Volta à Ilha, na qual muitos amigos participaram, também aconteceu a 4a. Meia Maratona de Balneário Camboriú e lá fui eu para a minha 4a. participação, ainda animado com o resultado da última meia maratona em Florianópolis.

Muito amigos do grupo "Loucos por Corridas" também foram, participando das provas de 5 Km, dupla e da meia maratona também. Os amigos Eduardo Legal, Carla, Andrea e Lucas deram uma força na retirada dos kits do pessoal, pois o mesmo deveria ser retirado na véspera.

Fui cedinho no dia da corrida. O Enio foi comigo. Chegamos por volta das 6:15 e ainda estavam montando a estrutura. Deu pra conseguir uma vaguinha boa. Dessa vez não tinha ameaça de chuva. Aos poucos os amigos foram chegando e fomos fazendo os devidos registros. 

Logo, o Legal chegou com os kits e finalizamos a preparação para a largada. Primeiramente saíram os atletas da meia maratona, tanto individual como duplas. Um pouco depois foi a largada dos atletas de 5 Km.

Meu tempo do ano passado foi de 1h42min59s. Tinha esperança de chegar perto de 1h40min, mesmo sabendo que tinha pela frente o temido morro da Rainha um pouco depois dos 5Km.

Larguei em um ritmo bom ainda no embalo da largada. Estava pensando em ganhar alguns segundos antes de chegar ao morro da rainha. E enquanto estava tudo plano pela beira mar de Balneário Camboriú tudo ia dentro do planejado.

Com a chegada no morro da rainha o ritmo caiu um pouco, como esperado. Não caminhei, mas estava tão rápido como se estivesse. Vários atletas me passavam na subida, e eu procurei continuar sem me esforçar ao extremo. Sabia que sofreria as consequências posteriormente. E foi bem isso que aconteceu. As subidas me fazem dispender um esforço maior e que compromete um pouco o desempenho depois dela. Não consegui mais manter o ritmo inicial.

Na parte da praia Brava, já em Itajaí eu me esforçava para voltar ao ritmo, mas sabia que não podia gastar toda energia nessa parte, pois ainda tinha a volta. Até um pouco depois do retorno ainda consegui manter o pace abaixo de 4:50, mas já próximo ao morro da rainha na volta não consegui mais sustentar. Na volta a subida não é tão ingrime, mas é mais longa, porém a descida exige muito cuidado com o joelho e escorregões.

Venci novamente o morro sem caminhar, mas em um ritmo bem mais lento que na vinda. Minhas esperanças de 1h40min ficavam por ali, mas ainda restava a motivação por melhorar o tempo do ano anterior. Agora era mais 5 Km de beira mar plana. Só que já bem mais cansado e com o calor e sol aberto.

Como alguns atletas passaram por mim no morro decidi tentar então alcançá-los na reta e assim criar uma motivação extra. Aos poucos fui conseguindo alcançar um a um. Mas mesmo assim o pace continuou alto, acima dos 4:50. E estava bem no meu limite.

Faltando menos de 1Km para chegar consegui passar o último atleta que me passou no morro e eis que surge o Enio, vindo me buscar e dando um força nos metros finais. Foi bom, pois ainda consegui reduzir mais alguns segundinhos. Agora, a minha chegada foi uma das mais sofridas. Cheguei totalmente desnorteado e passando até uma pouco mal durante alguns minutos. O que a gente não faz por alguns segundos.

O meu tempo líquido registrado foi de 1h42min10s. Não foi o que eu estava buscando, mas de qualquer forma consegui melhorar mais um pouquinho. 

Fiquei um bom tempo na hidratação e alimentação, até passar a sensação de mal estar. Agradeço ao amigo Lucas que foi lá me acompanhar pra ver se estava tudo certo. 

Assistimos ainda a premiação que novamente aconteceu nas instalações do Parque Unipraias, fizemos mais alguns registros e depois fomos almoçar, pois não dava pra voltar com aquela fome.
 Chegando cedo no Parque Unipraias
 Essa era a parte mais fácil em terreno plano
 Eu, Jacks, Jany e a Simone prontos pra largada
 Últimos metros de uma chegada sofrida
 Agora é só alegria 
Medalha da 4a. Meia maratona de Balneário Camboriú 

Local: Parque Unipraias - Balneário Camboriú/SC
Data: 13/04/2014 
Horário: 07:30 Hs 
Distância: 21,097 Km (21,21 Km) 

Inscrição: R$ 54,00
Kit: Número do peito, camiseta, squeeze, pote de atum, barra de cereal, revistas e chip descartável.  

Tempo: 1h42min10s
Pace: 4:49 min/Km

Colocação: 015 de 047 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 092 de 329 (masculino)
Colocação: 096 de 407 (geral)

3 comentários:

  1. Show, amigo, muito bom. Parabéns, uma Feliz Páscoa e uma semana abençoada. Meu carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, amiga. Um Feliz Páscoa pra vc e para a sua família também. Só não vamos abusar muito dos chocolates...rs.Um abração.

      Excluir
  2. Hanada, parabéns pela belíssima prova. Superou sua marca do ano anterior e trouxe uma linda medalha pra casa. Só juízo nesse gás final para evitar maiores estragos. Adorei ver a Simone em Balneário com vocês. Essa menina tem muito talento.
    beijo e boa semana!
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir