sexta-feira, 4 de abril de 2014

30/03/2014 - Circuito Praias Floripa - Etapa Barra da Lagoa

Circuito Praias Floripa - Etapa Barra da Lagoa - FLN/SC
Resultado
Fotos da Corrida
A decisão de participar dessa prova só foi confirmada durante a semana que antecedia o evento. Com o preço da inscrição passando dos R$ 110 para o último lote eu estava praticamente desistindo de participar, a exemplo de muitos amigos também que optaram por não fazer. Na última hora conseguimos um desconto para a inscrição em grupo e deu pra viabilizar a participação.

A retirada do kit foi na Loja Decathlon da rodovia SC-401. Confesso que fiquei um pouco decepcionado com a qualidade da camiseta, com material bem frágil. Não foi somente a minha impressão.

Como já conhecia o percurso optei pela distância de 5 Km, que seria feita em uma volta. Sei que em provas que envolvem areia e trilhas meu rendimento cai bastante. E esse foi o motivo da minha decisão. Sofrer menos. Também havia a opção de distância de 10 Km com duas voltas. 

Uma boa estrutura aguardava os atletas na ponta da praia da Barra da Lagoa. Com a largada às 8 horas e a distância curta não tive problemas com o sol e calor. O tempo até que ficou nublado e ajudou. Não teve controle por chip. Saímos próximo ao canal ainda na areia fofa e logo seguimos próximo ao mar com a areia mais firme. 

Nessa distância não dá pra se poupar muito, mas na medida do possível tentei não largar muito forte, pois logo a frente entraríamos pelas trilhas com areia fofa e não queria chegar tão acabado por ali. Fiz um 1º Km razoável, mas depois não teve jeito. Logo na saída da praia e no acesso a trilha o ritmo foi quebrado pela areia fofa. 
Pior que a quebra de ritmo é o desgaste que as trilhas me impõe por conta do esforço nas pernas. Meu coração fica querendo sair pela boca e a frequência do batimento cardíaco dispara. Quando isso acontece no início da corrida a retomada fica bem mais difícil, mesmo em um trecho mais plano.

Passado o trecho de trilhas com pouco mais de 2 Km retornamos a praia e mesmo bem desgastado deu pra recuperar e impor um ritmo bom na volta. Porém, não havia tempo hábil para recuperar e alcançar boa parte do pessoal que tinha aberto uma boa vantagem nas trilhas.

Menos mal que havia escolhido a distância de 5 Km, pois completei o percurso com a língua de fora e não conseguiria dar uma segunda volta naquelas condições. Fechei os 4,89Km apontados pelo Garmin com o tempo de 23min18s. Notei que ao chegar não havia quase ninguém ainda.

Posteriormente ficamos sabendo que uma parte dos atletas que estavam mais a frente tinham pego um trecho errado do percurso e correram uma boa parte a mais, inclusive chegando depois de nós. Isso complicou um pouco a classificação que teve que fazer uns acertos.

Na chegada tivemos muitas frutas, isotônicos, água e capuccinos gelados. Deu pra recuperar e repor bem as energias gastas na corrida.

Eu estava esperançoso de me classificar na categoria 40-44 anos dentro dos 5 Km, uma vez que no regulamento constava premiação também até o 3º colocado nas categorias de 5Km, além dos 10Km. Porém, a premiação foi anunciada somente na faixa etária para a distância de 10 Km. De novo me dei azar na entrega da premiação.

Eu e mais alguns atletas fomos questionar a falta da premiação das categorias da prova de 5Km e, segundo a organização, prometeram a entrega dos troféus na próxima Etapa do Circuito Praias. Tomara que não esqueçam. Na hora eu nem sabia a minha classificação, mas depois da divulgação do resultado ficou confirmado a 1a. colocação na categoria dos 40-44 anos de 5Km.

Após o término aproveitei a companhia do Jacks e da Jany para darmos uma esticada e fazermos um treino pela região. Muito bom. Estou precisando de rodagem para a preparação para o Maratona de Porto Alegre.
 Jacks, Eusinha, eu e Jany
 Eu e a Lu na largada, campeã geral nos 10Km. Parabéns !!! 
 Correndo pela parte boa - areia firme
 Chegando !!! 
 Tempo líquido: 23min18s - 4,89Km - 
1º colocado categoria 40-44 anos - 5Km
Treino pós-prova pelas trilhas

Local: Barra da Lagoa - FLN/SC
Data: 30/03/2014 
Horário: 8:00 Hs 
Distância: 5Km (4,89Km) 

Inscrição: R$ 75
Kit: Camiseta, atum, pote de capuccino e número do peito  
Tempo: 23min18s
Pace: 4:46 min/Km

Colocação: 01 de 04 (36-45 anos)
Colocação: 10 de 34 (masculino)
Colocação: 11 de 76 (geral)

2 comentários:

  1. Oi Eduardo, parabéns pela prova. Percebo que tens evoluído na corrida de areia. Primeiro colocado é primeiro colocado. Super mega hiper power parabéns.
    Estou inscrita na Wings for Life. Espero revê-lo lá.
    abraço e bons treinos!!
    Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena. Muito obrigado. Ás vezes acontece essas surpresas...rs. Na verdade as corridas quando em areia dura não prejudicam muito, mas quando começa a ficar mais fofa aí complicado tudo..rs. Também irei na Wings for Life, aliás acho que vai quase todo mundo por ser por uma boa causa, não estar muito cara e ser diferente das corridas tradicionais. Vamos ver o que nos espera. Nos vemos por lá, então. Bjos e bons treinos também.

      Excluir