sábado, 31 de maio de 2014

25/05/2014 - Circuito de Corridas Unimed - Etapa Itajaí

Circuito de Corridas Unimed - Etapa Itajaí
Resultado
Fotos da Corrida
Uma semana depois de ter feito a maratona de Porto Alegre, fui conferir se os treinos mais longos e mais lentos das últimas semanas tinham prejudicado o condicionamento para as corridas de 10 Km.

Como não pude participar da Corrida da Unimed noturna realizada em Florianópolis na última semana, fui correr a Etapa de Itajaí do Circuito de Corridas Unimed. Gostei que o preço para quem é usuário da UNIMED foi 50% menor e nesse caso ficou somente por R$ 17,50. 

Fui para a corrida no dia da prova pela manhã, ainda meio sonolento. A largada foi nas instalações do clube dos médicos da Unimed na Praia Brava em Itajaí. Um lugar bastante amplo e com uma boa infraestrutura, inclusive estacionamento para todos os participantes.

Por lá, encontrei os amigos Renato, Marta, Legal (que novamente agradeço pela retirada do kit/latão), Carla, Maluzinha, Sueli e o meu amigo William da época que eu trabalhava na SEAL, e que estava estreando nas corridas.

A prova teve as modalidades de 5Km e 10Km, sendo que para os 10 Km seriam 2 voltas.

Sabia que o percurso não seria tão ideal para uma quebra de recorde pessoal, mas tinha em mente de pelo menos fazer um sub-45min. E de preferência sem muito sofrimento. Larguei sem a impressão de ter forçado muito. Mesmo assim foi o meu melhor quilômetro. Tentei então manter um ritmo que não me deixasse muito acabado, mas ficasse dentro das minhas expectativas de tempo.

Até o 6º Km corri no ritmo que queria, mas bem no meu limite mesmo.

Do 7º ao 9º Km ficou mais difícil de manter o ritmo inicial. E comecei a sofrer um pouquinho mais, principalmente na respiração. Perdi alguns segundinhos/Km que sabia que seriam importantes no final. Estou falando de um total de aproximadamente 15 seg.

No 8º Km senti uma fisgadinha estranha na perna esquerda. Acho que efeitos ainda da maratona da semana anterior. Procurei não me preocupar muito com isso e continuei no meu ritmo máximo. Ainda bem que já estava no final e não senti mais nada.

Faltando 1 Km para a chegada, como estava acompanhando os paces bem de perto, já sabia que estava no limite do meu tempo para fazer o sub-45min e dependeria essencialmente desse quilômetro final. É nessa hora que a gente conta com o nosso psicológico para ajudar a vencer o desafio. E geralmente dá certo, fechando com um pace de 4:22.

Incrivelmente a prova fechou os 10 Km exatos quando passei pelo portal de chegada, com o tempo líquido de 44min47s. Não foi o meu melhor tempo, mas para as condições e a minha expectativa foi muito bom e fiquei bastante satisfeito.

Gostei bastante desse circuito de corridas UNIMED e pretendo participar das etapas mais próximas e quando for possível. As medalhas, não sei ainda em quantas, devem formar uma mandala no final do circuito.

 Kit diferente com um bom latão
 Com os amigos Renato, Eduardo, Sueli, Carla e a estreante Maluzinha !!!
 Com o amigo da época de SEAL/SP, William 
 Largada com boa presença de atletas da região
 Instantes antes da largada
  Abrindo a 2ª volta
Vai ser sub-45min

Local: Clube do Médico Unimed - Praia Brava
Data: 25/05/2014 
Horário: 9:00 Hs 
Distância: 10Km 

Inscrição: R$ 17,50
Kit: Latão, camiseta, chip e Número do peito    

Tempo: 44min46s
Pace: 4:29 min/Km

Colocação: 008 de 018 (40-44 anos)
Colocação: 051 de 137 (masculino)
Colocação: 051 de 175 (geral)

Um comentário:

  1. Oi Eduardo.
    Que prova legal. O público prestigiou o evento e o dia pareceu-me que estava perfeito para uma corrida. Adorei o gatorade em gel (é isso?). Vou ficar atenta a próximas etapas deste evento. Curti!
    abraços
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir